Desafios de RH para 2019: da retenção de talentos à automação

Desafios de RH

O RH é, cada vez mais, um setor-chave dentro das empresas. Por lidar diretamente com os talentos da organização, a área é responsável direta pela capacitação, satisfação e resultados obtidos pelos funcionários. No cenário atual, o mercado de trabalho vem se tornando ainda mais dinâmico, ampliando os desafios de RH.

Com transformações diárias e novas tendências surgindo a todo momento os desafios de RH se ampliarão em 2019 e nos próximos anos.

Em meio a tantas mudanças, é preciso estar atento às exigências do mercado para manter sua empresa sempre competitiva na busca pelos melhores profissionais.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a se adequar às melhores práticas e superar os desafios de RH, desempenhando um trabalho de excelência no setor. Interessado? Acompanhe o post!

Conheça os 5 principais desafios de RH para os próximos anos

1. Retenção de talentos

A retenção de talentos segue sendo um dos maiores desafios de RH. Afinal, para manter os funcionários motivados é necessário muito planejamento e estratégia.

O primeiro ponto de atenção é a cultura organizacional. A empresa precisa ter um propósito que vá além do lucro, mas só o discurso não basta. É preciso mostrar por meio de ações, processos de trabalho e exemplos das lideranças que a organização realmente está empenhada em cumprir a missão à qual se propôs.

Caso contrário, a credibilidade da empresa diminui, assim como o engajamento da equipe.

O colaborador que se sentiu atraído a trabalhar na companhia por seus valores ficará frustrado com a diferença entre teoria e prática, e logo buscará uma oportunidade em outro lugar que atenda às suas expectativas.

Outro, entre os desafios de RH será reter seus principais talentos. O foco aqui deve ser desenvolver um bom plano de carreira. Muitas empresas dizem oferecer essa oportunidade aos candidatos em entrevistas de emprego, mas são poucas as que realmente levam a promessa a sério.

A organização precisa ter uma política transparente de cargos e salários, promoções atreladas a metas e dar feedbacks contínuos ou estruturados. Com isso, os funcionários terão menos um motivo para buscar vagas na concorrência.

É interessante também montar um pacote de benefícios atrativo para os funcionários. Quanto mais diferenciais o RH puder oferecer, melhor, respeitando, é claro, o limite de verba destinada a essa finalidade.

Faça uma pesquisa perguntando quais benefícios ou premiações para funcionários, os colaboradores gostariam de receber em suas remunerações. Dessa forma, ficará mais fácil incluir vantagens que sejam realmente relevantes e desejadas pela equipe.

2. Desenvolvimento de lideranças

É desafio do RH, juntamente com a alta gestão da empresa, desenvolver líderes que possam dar andamento aos projetos da organização no futuro.

O primeiro passo é identificar os talentos com potencial para liderança. Funcionários comunicativos, que inspiram os colegas e buscam entender o negócio como um todo, são as pessoas certas para ocupar esse tipo de posição.

Depois, é necessário tirar tais talentos da zona de conforto para que possam desenvolver suas habilidades. Oriente os gestores de equipe a deixarem algumas decisões importantes nas mãos de seus subordinados, para avaliar como se saem.

Promover o job rotation também é interessante. Nessa prática, o funcionário passa por diversas áreas de empresa em determinado período de tempo, aprendendo o funcionamento de diversos setores.

Junto com o desenvolvimento prático no dia a dia, estimule entre os colaboradores, a busca por conhecimento formal. Treinamentos corporativos e workshops sobre liderança, junto com especializações e MBAs, são ótimas alternativas para formar líderes para o futuro.

3. Flexibilidade de horário e local de trabalho

O perfil dos trabalhadores mudou. Enquanto antes as pessoas buscavam trabalhar por muitos anos na mesma empresa e construir uma carreira estável, hoje a prioridade é ter um emprego que traga satisfação e que equilibre vida pessoal e profissional.

Muito disso se deve à tecnologia. Com a internet, arquivos e projetos podem ser armazenados na nuvem, o que possibilita em muitas profissões a oportunidade de trabalho remoto.

Regras rígidas em relação aos horários de trabalho também estão caindo em desuso. O tempo de permanência no escritório é cada vez menos importante para organizações e funcionários. O que interessa é que as entregas sejam feitas com qualidade e dentro do prazo.

Um dos desafios de RH é se adaptar a essa nova realidade. Caso sua empresa ainda não esteja preparada para oferecer posições home-office em tempo integral, que tal começar dando essa opção aos funcionários pelo menos uma vez na semana?

É interessante também flexibilizar os horários, permitindo que o colaborador consiga resolver eventuais problemas pessoais sem precisar dar desculpas. Tudo isso aumenta a qualidade de vida e, consequentemente, torna seu escritório mais produtivo.

4. Introduza a gestão horizontal

Outro método de trabalho que tende a perder espaço no mercado é o de estruturas hierárquicas rígidas.

As novas empresas que surgem atualmente estão adotando o modelo de gestão horizontal, no qual não há chefes. Nele, também existe uma sinergia muito grande entre as equipes e cada profissional toma responsabilidade individual por suas entregas.

Esse novo método requer muita disciplina e confiança da empresa nos funcionários. No entanto, se a equipe for montada com os talentos certos, pode trazer ótimos resultados em relação à produtividade e ao ambiente interno da organização.

5. Automação de processos de gestão

Por ser um setor estratégico dentro da empresa, o RH precisa reduzir ao máximo o tempo gasto em atividades operacionais do Departamento Pessoal para conseguir cuidar de atividades como, a gestão da cultura organizacional e do clima interno. Para isso, o auxílio da tecnologia é fundamental.

Sistemas de gestão de RH, que automatizam os processos do setor vêm se popularizando e se tornando cada vez mais acessíveis no mercado. Com eles, é possível:

  • Fazer gestão de competências
  • Arquivar fichas de funcionários
  • Avaliar o desempenho e histórico de feedbacks de toda a equipe de colaboradores.

Todas essas informações ficam reunidas em uma única plataforma, o que possibilita uma busca de dados simples e rápida.

Esses são alguns dos desafios de RH que estão por vir em 2019! Agora que você já sabe como enfrentá-los, é só seguir nossas dicas para desempenhar um trabalho de alto nível em sua empresa.

Também é importante não se ater apenas ao que foi citado neste post. Fique sempre de olho nas tendências do mercado que estão surgindo dia após dia!

Se você está em busca de uma plataforma de Recursos Humanos eficiente, que possa ajudar a sua empresa, não apenas a analisar um currículo e selecionar profissionais, sugerimos que conheça a Xerpa, o melhor software para RH do Brasil!

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *