Desafios da Controladoria

Desafios da Controladoria em uma empresa crescendo: quais são eles?

O setor de Controladoria é o principal responsável por gerir os recursos da empresa, assegurando que o empreendimento seja escalável e competitivo no mercado de trabalho e se consolide. Porém, você sabe quais são as atribuições desse segmento e os principais desafios da Controladoria em uma empresa crescendo aceleradamente? 

Antes de respondermos a essas perguntas, é fundamental conhecer as responsabilidades deste departamento, bem como os seus desafios no dia a dia. Afinal, apenas desse modo é possível desenvolver projetos e processos que ajudarão a torná-lo mais eficaz e efetivo, ajudando no crescimento da companhia.

Embora as dificuldades dos setores possam variar bastante de acordo com cada organização, os principais desafios da Controladoria em uma empresa são:

  • Oferecer apoio no planejamento estratégico e operacional das organizações;
  • Realizar a supervisão financeira da empresa;
  • Fazer o gerenciamento contábil e de custos;
  • Criar estratégias para a geração de recursos financeiros, bem como a distribuição desses recursos pelos setores de forma consciente e planejada;
  • Elaborar documentos e relatórios que possibilitem a tomada de decisões por parte dos gestores;
  • Promover a conexão entre os setores administrativo, financeiro, contábil e fiscal; 
  • Atuar no controle organizacional, da criação de estratégias até o monitoramento dos resultados delas;
  • Fazer a simulação de cenários financeiros, se antecipando ao futuro e evitando possíveis prejuízos.

De antemão, já podemos perceber o quanto esse setor estratégico é importante em uma companhia, não é mesmo? Contudo, também fica evidente que os desafios da controladoria em uma empresa são enormes. 

Sendo assim, é fundamental para os gestores e diretores aprender a driblar esse tipo de dificuldade. Com base nisso, aqui neste artigo ensinaremos as melhores formas de superar esses desafios em prol da saúde do seu negócio. Continue acompanhando e descubra muito mais!

Mas afinal, o que é Controladoria?

Antes de listarmos os desafios da Controladoria em uma empresa em crescimento é preciso compreender do que se trata o termo em si. 

A princípio, a Controladoria é um setor estratégico dentro das organizações que tem como finalidade gerir os processos de uma empresa, tanto sob o ponto de vista administrativo quanto do ponto de vista financeiro. 

De acordo com o Sebrae, uma das principais causas da falência prematura de micro e pequenas empresas acontece justamente por causa da falta de planejamento.

Nesse sentido, cerca de 50% das empresas que fecharam as portas nos três primeiros anos de vida relataram como principais causas: a falta da adoção de estratégias para evitar desperdícios, bem como a ausência de determinação do lucro pretendido durante as operações.

Ainda, 42% das empresas relataram como causa mortis a falta do cálculo da quantidade de vendas necessárias para cobrir custos de funcionamento e gerar lucro.

Dessa forma, podemos perceber que esses são apenas alguns desafios da Controladoria em uma empresa crescendo. 

No entanto, podemos compreender também que a adoção do setor poderia ter impedido a falência de boa parte delas. 

Assim, a sua importância nas empresas, independentemente do tamanho ou segmento, é indiscutível e fundamental para a consolidação delas no mercado.

Para que serve a controladoria?

Que vivemos em uma sociedade em constante transformação, não há dúvida alguma. No cenário corporativo, isso requer que as empresas se mantenham atualizadas para atenderem às necessidades dos consumidores. Sob essa perspectiva, tanto o planejamento quanto o controle e o monitoramento dos processos se fazem necessários.

Nesse contexto surge a Controladoria, exatamente para executar esse controle e acompanhamento organizacional. O setor promove uma verdadeira integração entre as áreas financeira, contábil e administrativa, garantindo a competitividade da empresa frente à concorrência.

Quer compreender mais a fundo os desafios da Controladoria em uma empresa? Então siga a nossa recomendação e leia o livro Controladoria: Um Enfoque na Eficácia Organizacional, de Auster Moreira Nascimento.

O Controller

Para quem não sabe, o Controller (ou controlador) é o profissional de finanças que atua no setor de Controladoria. Para garantir que os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados ele precisa ter formação profissional nas áreas de Administração, Contabilidade ou Economia.

No entanto, é recomendado que o profissional tenha uma especialização voltada para o setor, como uma Pós-Graduação em Finanças e Controladoria, por exemplo. Afinal de contas, sob suas responsabilidades estarão tarefas bem específicas como:

  • Capacidade de elaborar e analisar relatórios financeiros e gerenciais;
  • Ter bom relacionamento interpessoal;
  • Possuir visão holística empresarial;
  • Capacidade de criar estratégias de curto, médio e longo prazos;
  • Elaboração orçamentária;
  • Formação de preços;
  • Gerenciar fluxo de caixa;
  • Monitorar as tarefas do setor administrativo, financeiro, contábil e fiscal da empresa.

Com as habilidades citadas anteriormente certamente o profissional estará apto a enfrentar os desafios da Controladoria em uma empresa crescendo e também em uma que já está consolidada no mercado.

Nesse sentido, quem se interessa por essa área deve buscar não apenas a formação acadêmica, mas também cursos e demais conhecimentos que proporcionem um entendimento amplo sobre a área de controladoria.

Conheça os principais desafios da Controladoria em uma empresa crescendo

Uma empresa em fase de crescimento costuma enfrentar diversos problemas, tanto por inexperiência dos gestores, quanto pela ausência de um entendimento profundo sobre os processos internos. 

Nesse sentido, é necessário estar preparado para enfrentar os mais diversos desafios até que a companhia esteja firmada no mercado.

Nesse cenário, sem dúvida entre os principais desafios da Controladoria em uma empresa em crescimento está o alto custo para manter o setor. Isso porque, dado o nível de formação necessário para se tornar um Controller, sua remuneração mensal costuma ser bem alta.

Entretanto, a boa notícia é que pode-se realizar a contratação de um controlador financeiro em meio período. Aliás, essa é a opção ideal para as empresas que estão no início de suas operações e ainda possuem um orçamento bem limitado. Afinal, não se pode esquecer que o olhar desse profissional é indispensável para o crescimento do negócio.

Além disso, quando um Controller é contratado de forma flexível você também possibilita que esse profissional concilie outros projetos com o seu. E isso é algo extremamente positivo, pois ele terá visão externa e experiências aprimoradas para agregar em sua empresa.

Porém, vale dizer que é evidente que os custos para manter esse profissional não são os únicos desafios da Controladoria em uma empresa crescendo. 

Além deste, alguns outros desafios podem ser destacados e devem ser considerados antes da contratação desse colaborador:

Manter as equipes integradas, um dos maiores desafios da Controladoria

Conforme pontuamos anteriormente, a Controladoria é um setor estratégico que promove a integração de departamentos importantes, como o administrativo, financeiro, contábil e fiscal.

Por isso, além das habilidades financeiras é de extrema importância que o profissional tenha também habilidades sociais, como capacidade de liderança, comunicação organizacional assertiva e dinamismo para conseguir fazer com que todos os setores estejam engajados dentro da previsão orçamentária.

Isso porque somente com o envolvimento de todos os colaboradores será possível manter a meta da empresa no que diz respeito às receitas e despesas. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem comprometidas com o orçamento da empresa, mais chances ela tem de ter sucesso no mercado em que atua.

Manter-se em constante atualização

Além dos desafios da Controladoria em uma empresa crescendo já citados anteriormente, há também a necessidade de se manter atualizado sobre tudo o que envolve a organização. Nesse sentido, o Controller deve primeiramente conhecer a fundo os produtos e serviços oferecidos pela organização, bem como os seus clientes.

Além disso, o profissional deve manter seus conhecimentos sobre gestão tributária, financeira entre outras disciplinas do saber importantes para a organização. Para isso, o melhor caminho é sempre participar de workshops, treinamentos e seminários, nos quais as matérias podem ser aprendidas de maneira bem didática e profissional.

Adaptar-se a um ambiente de mudança acelerada  

De acordo com Márcio Andrade, Controller da Conta Azul, conseguir oferecer resposta rápida às mudanças organizacionais também figura entre os desafios da Controladoria em uma empresa em crescimento acelerado, como no caso das startups, por exemplo.

Até mesmo porque como essas empresas costumam crescer rapidamente é preciso adaptar constantemente os processos administrativos financeiros para a quantidade de funcionários que muda a todo instante, bem como ao faturamento da empresa.

Márcio ressalta ainda que segundo a cultura das startups, o ideal é que não se crie processos engessados, e sim que acompanhem a maturidade e o crescimento da empresa.

Para ele é preciso também que o profissional que trabalha na Controladoria esteja sempre antenado em quando o processo de gestão orçamentária vai se tornar ultrapassado ou apresentar restrições, para então substituí-lo por um novo de maneira rápida e eficiente.

Possibilitar que os gestores tomem decisões assertivas em tempo hábil

Outro dos grandes desafios da Controladoria em uma empresa crescendo é fornecer dados concretos e confiáveis que possibilitem a tomada de decisões pelos gestores da empresa em tempo hábil. Afinal de contas, time is money, ou seja, tempo é dinheiro!

Nesse sentido, é de inteira responsabilidade do setor criar estratégias e relatórios com indicadores financeiros importantes que facilitem a leitura dos dados. Dessa forma, será mais fácil adotar as melhores estratégias para contornar determinadas situações e alcançar os resultados esperados.

Saber trabalhar com diferentes cenários orçamentários

Ainda no quesito adaptação a um ambiente de mudança acelerada, também é preciso que o Controller saiba trabalhar com diferentes cenários orçamentários.

A princípio, eles consistem em excelentes ferramentas de gestão que visam principalmente identificar fatores internos e externos futuros que possam ocorrer e impulsionar os negócios ou então, significar o fracasso da organização. 

Aliás, prever variáveis a longo prazo também deve estar na lista dos grandes desafios da Controladoria em uma empresa, esteja ela começando suas atividades ou não. 

Ao simular situações que a empresa poderia enfrentar futuramente, é possível traçar antecipadamente planos de ações e não ser pego de surpresa em uma crise.

Nesse propósito, a Controladoria pode se utilizar de alguns cenários orçamentários específicos como:

OBZ – Orçamento Base Zero

Nesse cenário, também conhecido como OBZ, o planejamento orçamentário é feito do zero. Portanto, ele não considera a base histórica da empresa, como receitas, despesas, custos e investimentos anteriores.

Cenário Incremental

Ao contrário do OBZ, o cenário incremental leva em consideração as receitas, despesas, custos e investimentos anteriores da organização.

Nesse caso, a projeção orçamentária é realizada aplicando-se sobre os dados anteriores um percentual de correção, que pode ser baseado na inflação ou por meio de uma taxa pré-fixada, por exemplo.

Matricial

Já no caso da análise matricial, o desafio da Controladoria em uma empresa está justamente em analisar dois eixos importantes, os departamentos da companhia (centros de custo) e os pacotes, que são representados pelas receitas e despesas, investimentos e custos da empresa.

Forecast (ou Ajustado/Revisado)

Entre os cenários listados anteriormente, provavelmente este seja o que oferece mais desafios à Controladoria de uma empresa. 

Até mesmo porque com essa ferramenta o planejamento orçamentário é feito com base nos resultados anteriores. Nesse sentido, são feitos ajustes no orçamento para compensar possíveis prejuízos ou investir os lucros em determinados setores.

Muito embora esses sejam os principais cenários orçamentários, de fato eles não são os únicos. Há ainda o Beyond Budgeting, o contínuo, o flexível e o estático. 

Ademais, entre os desafios da Controladoria em uma empresa em crescimento está também o fato de lidar com a constante mudança desses cenários. Até mesmo porque o futuro é cheio de incertezas e o mercado precisa lidar com isso de forma muito rápida. 

Sendo assim, será sempre necessário fazer ajustes no orçamento, sabendo identificar qual a melhor ferramenta se adapta à realidade da organização naquele momento. Afinal, projetar cenários de forma assertiva reduz custos, otimiza o tempo e oferece um diferencial competitivo às empresas de diversos segmentos.

Fazer o acompanhamento da previsão orçamentária

Após ter traçado estratégias, projetado cenários e ter conseguido afinal engajar as equipes num objetivo comum, é hora de acompanhar o plano orçamentário definido. Inclusive, esse também é um dos grandes desafios da Controladoria em uma empresa em crescimento acelerado.

Até mesmo porque o acompanhamento envolve constante estratégias de mudanças quando os resultados obtidos não estão sendo satisfatórios. Ou seja, o profissional precisa estar sempre antenado às principais tendências financeiras para a organização e assim, traçar planos de ação para evitar prejuízos e potencializar lucros.

A importância da Controladoria para a sua empresa

O fato é que, por conta de sua grande importância, os desafios da Controladoria em uma empresa são gigantescos. Contudo, contar com o olhar de profissionais especializados pode alavancar os seus negócios e torná-los ainda mais eficientes.

Até mesmo porque é graças a esse setor que os gestores têm acesso a informações relevantes sobre a organização e dessa forma conseguem tomar decisões assertivas em prol do empreendimento.

Nesse contexto, não é exagero nenhum afirmar que o setor de Controladoria é de extrema relevância para as empresas, independentemente dos seus tamanhos e setores de mercado. Afinal de contas, a Controladoria guia a empresa em direção ao seu objetivo organizacional de forma eficiente, reduzindo custos, otimizando processos e integrando setores.

 

E você, gostou de conhecer os principais desafios da Controladoria em uma empresa crescendo? Se sim, não deixe de compartilhar esse post com os seus amigos em suas redes sociais e ajudá-los a melhorarem suas empresas também! 

Além disso, aproveite para aprofundar os seus conhecimentos lendo este artigo sobre a estrutura da Controladoria nas empresas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.