departamento pessoal online

Departamento pessoal online: o que é, qual a importância e como investir?

O departamento pessoal online é uma resposta obrigatória à transformação digital que impactou a sociedade. Por meio da utilização de soluções on-line, o setor se torna mais produtivo, ágil e analítico, contribuindo ativamente para a manutenção do bem-estar e do nível de satisfação de todos os colaboradores da empresa.

 

A Deloitte realizou um estudo, recentemente, e apontou que o departamento pessoal online é uma preocupação recorrente para os especialistas do setor.

De acordo com o estudo, 56% dos líderes do setor de recursos humanos já estão de olho em ferramentas digitais que contribuam com a integração de dados e processos.

Ou seja: a modernização do setor com base nas principais tendências do mercado, deixando o departamento pessoal online mais estratégico, menos burocrático e mecânico, e muito mais produtivo.

Só que essa proporção ainda pode ser muito desigual para que o mercado, como um todo, invista com solidez em um bom departamento pessoal online. E é de se imaginar que todos têm a se beneficiar disso.

Foi assim que pensamos no conteúdo deste post! Nos próximos tópicos, vamos explorar a importância de um departamento pessoal online, nos dias atuais, e apontar os benefícios e o caminho das pedras para dar início ao seu planejamento. Confira, e inspire-se em nossas sugestões!

O que significa um departamento pessoal online?

Seja a sua empresa já digitalizada ou ainda em transição para o processo — que, convenhamos, é irreversível —, você já deve ter percebido o aumento exponencial de dados com os quais o setor de RH tem que lidar, atualmente.

É uma combinação de dados dos colaboradores, as leis trabalhistas vigentes, as performances individuais e coletivas, os índices e métricas para o setor identificar carências e oportunidades… E isso tudo acontecendo em tempo real.

Não à toa, quem em sã consciência consegue lidar com isso tudo, ao mesmo tempo, e ainda de maneira produtiva, eficiente e ágil? Impossível, né?

Daí, a relevância primordial do departamento pessoal online: ter, à disposição, as soluções que automatizem esses processos e valorizem os seus profissionais como elementos analíticos e estratégicos.

Só assim, eles conseguem suportar a demanda digital sem enlouquecerem, assumindo a posição de identificar as oportunidades, monitora os desempenhos e anteciparem soluções e tendências.

As atribuições do departamento pessoal mudaram com o tempo?

O departamento pessoal online ou analógico ainda conserva as suas principais atribuições, como:

  • controle de ponto, para garantir a assiduidade dos colaboradores e o pagamento justo das horas trabalhadas;
  • organização e distribuição das férias, ao longo do calendário, para que todos possam descansar e, ainda, manter a empresa produtiva e com o menor número possível de desfalques ao longo do ano;
  • compilação, organização e prestação de contas sobre os documentos trabalhistas de cada colaborador e também da própria empresa;
  • troca de informações com o governo federal.

Por meio de novas tecnologias, portanto, a organização se municia de soluções capazes de automatizar boa parte desses processos — ou etapas deles —, agregando mais valor ao tempo produtivo de sua equipe.

Como consequência, um departamento já tão relevante para a empresa assume um protagonismo maior.

Quais são os benefícios de investir no departamento pessoal online?

Não pense que esse tipo de investimento é um diferencial do qual as empresas podem se dar ao luxo de executar: o departamento pessoal online é uma verdade consolidada — tendência que chegou para ficar.

E a melhoria contínua nesse fluxo de trabalho pode render benefícios aos colaboradores, à gestão e aos resultados da empresa. Duvida? Então, confira, abaixo, os principais benefícios de investir na transformação digital para o seu departamento pessoal:

  • os processos se tornam mais ágeis;
  • a execução de erros é reduzida, tendo em vista que a empresa pode automatizar tarefas passíveis de erros;
  • colaboradores melhoram o semblante e trabalham com mais satisfação. E vale aquela velha equação: colaboradores felizes trabalham mais — e melhor — na empresa;
  • o setor é organizado com eficiência, podendo se antecipar às demandas e imprevistos;
  • a retenção e atração de talentos pode se tornar uma realidade, considerando que o departamento pessoal online vai agregar mais valor ao setor e à empresa. O nível de satisfação cresce, com isso, e permite que os colaboradores queiram crescer com a empresa.

Viu como os pontos positivos são tão amplos quanto diversificados, aumentando consideravelmente o valor agregado da sua marca no mercado?

Por que o departamento pessoal deve acompanhar as tendências?

Você já ouviu falar em termos como indústria 4.0 e marketing 4.0? São conceitos atrelados à nova revolução empreendida em ambos os setores.

E sabe o que eles têm em comum? Os dois foram impulsionados pela transformação digital. Com isso, o mercado foi transformado consideravelmente. A indústria, por exemplo, está literalmente testemunhando a sua quarta revolução, que procede as seguintes:

  • o uso das máquinas a vapor;
  • a produção em escala;
  • a eletricidade no processo produtivo industrial.

A tecnologia digital é o elemento centralizador da mudança. Não à toa, invadiu outros setores que também evoluíram ao longo da história. Ou você acha que o departamento pessoal online é a primeira discussão que se tem a respeito do desenvolvimento desse setor? Veja só o que aconteceu nos últimos anos:

  • em meados do século 20, o departamento pessoal era uma área estritamente burocrática, focada na relação trabalhista entre o empregado e o empregador;
  • a etapa seguinte, já na segunda metade do mesmo século, passou a consolidar o recurso humano como um ativo valioso, e não uma ferramenta trabalhista, apenas.

Agora, temos a revolução digital para agregar dados e informações valiosas, em tempo real e de maneira integrada, para que o departamento pessoal online se sobressaia e possa trabalhar, ativamente, no crescimento sustentável e gradual da empresa.

Onde o departamento pessoal online pode ser aplicado?

Para que fique um pouco mais claro o diferencial de executar o departamento pessoal online, abaixo vamos destacar algumas tarefas e processos que podem ser otimizados por meio de soluções diversas, como um bom software de gestão. São eles:

  • elaboração de relatórios sobre performances e métricas previamente estipuladas;
  • folha de pagamento;
  • controle de ponto (além da manutenção e do cálculo de horas extras e do banco de horas);
  • gestão dos salários e dos benefícios de cada colaborador;
  • monitoramento de toda a jornada do colaborador (como os custos relativos às demissões);
  • organização das férias dos profissionais;
  • composição e envio de holerite.

Procure, dessa maneira, as soluções que mais têm a ver com os objetivos, as necessidades e os desafios que a sua empresa enfrenta ao buscar um alinhamento para criar ou fortalecer o departamento pessoal online.

Assim, não vão faltar insights para a sua empresa crescer gradativamente, sempre preparada para antecipar emergências, consolidar os processos e fazer com que os seus especialistas em RH foquem no mais importante para a organização: os seus recursos humanos.

 

E aí, deu para se encantar, definitivamente, com o valor que o departamento pessoal online tem a trazer para o dia a dia do seu empreendimento? Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou tenha histórias e experiencias para compartilhar, deixe um comentário no campo abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.