9 dicas para melhorar resultados no departamento financeiro da empresa

Ser capaz de realizar a boa gestão do departamento financeiro de uma corporação é uma característica capaz de mantê-la firme e competitiva no mercado. Todavia, muitos líderes têm dúvidas sobre quais ferramentas utilizar para conseguirem manter sob controle esse setor. Por isso, neste artigo, vamos apresentar 9 dicas para gerir e ampliar os resultados do departamento financeiro. Ficou curioso? Então siga a leitura e confira:

 

1. Faça a gestão de inadimplentes

A inadimplência é um problema que ocorre com todas as organizações e saber gerenciar esses índices é primordial para não sair no prejuízo. Então busque ter um departamento de cobrança eficiente, capaz de fornecer alternativas aos clientes que têm problemas financeiros e fazer com que eles quitem suas dívidas sem se sentirem invadidos na abordagem de cobrança.

 

2. Tenha um planejamento financeiro

Para melhorar os resultados do departamento financeiro é indispensável ter um planejamento. Crie reuniões mensais para analisar as condições financeiras da corporação e para criar novas estratégias de melhoria contínua com o objetivo de manter esse departamento sempre alavancando seus resultados de maneira ética e equilibrada.

 

3. Saiba como cortar gastos corretamente

Muitas corporações vão direto para o corte de funcionários no momento em que o assunto são gastos. Porém essa, que poderia ser uma estratégias positiva, acaba desmotivando os colaboradores e tirando a credibilidade da empresa, afinal os índices de rotatividade estarão muito altos.

Busque contratar planos de internet e telefonia mais baratos, verificar possíveis gastos exorbitantes e ir cortando ou substituindo supérfluos da organização. Dessa forma, além de economizar, sua equipe ainda se torna mais engajada a fornecer resultados, afinal, ela está sendo valorizada.

 

4. Não misture finanças pessoais com organizacionais

Saber separar as finanças pessoais das organizacionais é muito importante. Muitos gestores pecam em misturar essas finanças e acabam gerando dívidas enormes tanto para eles próprios quanto para a organização. O ideal é fazer um planejamento de todos os gastos que a empresa requer e ser capaz de quitar todas essas demandas antes de pensar em lucro pessoal.

 

5. Tenha um software de gestão financeira

Os softwares de gestão financeira são enriquecedores e geram resultados muito mais assertivos. Com eles, além de poupar tempo, você é capaz de minimizar erros e constituir gráficos que vão apresentar respostas precisas e constantes, sem que você tenha que fazer um recálculo todo mês.

Fazer uso da tecnologia nas corporações é um grande diferencial, já que estamos num momento em que o mercado está cada vez mais dinâmico e solicitando resultados com mais agilidade.

 

6. Invista em capacitação

A capacitação é uma forma muito inteligente de obter resultados. Quando se investe em capital intelectual e se conserva cada vez mais profissionais de qualidade, os resultados crescem. Como os profissionais terão subsídios para atuar com excelência, os erros vão diminuir e a assertividade atrelada à capacidade de inovação vão crescer.

Busque fornecer treinamentos. Além de aumentar a produtividade, os colaboradores se mostrarão mais engajados para atuar, afinal, a empresa está explicitando sua importância e está valorizando seu potencial e investindo em seu crescimento constante.

 

7. Tenha controle de tudo

Quando as coisas saem do controle, é muito comum que os resultados passem a ser apresentados de forma duvidosa e com falhas. Busque desenvolver uma visão sistêmica da corporação, analisando onde os investimentos estão sendo empregados. Tenha senso crítico e seja capaz de realizar planejamentos estratégicos constantemente.

Quando você é capaz de manter o controle dos processos da corporação, você passa a identificar possíveis exageros, a criar modos mais simples e menos custosos de realizar determinadas tarefas e se move de maneira a buscar a melhoria contínua e o foco em resultados.

Esteja atento e sempre ouça o que a sua equipe tem a dizer. Muitas vezes, uma pequena ideia pode representar o sucesso de uma organização.

 

8. Esteja atento às condições do mercado

O mercado promove inúmeras respostas e oportunidades a cada dia. Estar atento ao que ele vem ofertando é uma estratégia muito inteligente para não ficar pra trás e para garantir lucros cada vez maiores.

Busque analisar as estratégias que estão sendo empregadas por seus concorrentes e avalie o que pode ser melhorado em suas próprias ideias, tendo em vista o que o concorrente está propondo.

Analise, também, quais são as maiores demandas dos seus clientes. Se pergunte quais são as necessidades que não estão sendo atendidas e comece a trabalhar em prol de atender a esses desejos. Além disso, esteja sempre preparado para uma crise. Quem de fato conhece o mercado é capaz de prever uma crise à quilômetros de distância, por isso, se prepare sempre. Tente deixar no caixa uma verba de emergência, prevendo possíveis quedas de consumo e demais problemas que podem surgir.

 

9. Busque inovar e estar sempre um passo à frente

Estar um passo à frente significa estar sempre preparado para o pior e atuar com excelência. Como foi dito no tópico anterior, estar atento às oportunidades que o mercado nos fornece é primordial para manter a competitividade. Seja capaz de ouvir, tanto seu público interno quanto seu público externo. Transforme as possíveis críticas em planos de ação para a melhoria contínua.

Além disso, busque se atentar às ideias que podem ser sugeridas. Ter o capital intelectual à seu favor faz uma enorme diferença. Escute o que as pessoas ao seu redor têm a dizer: muitas vezes o indivíduo que está de fora é capaz de analisar as situações por outro ângulo e promover resoluções autênticas para os problemas que podem surgir.

Como vimos, ser atento e ter uma visão sistêmica e estratégica são passos primordiais para melhorar resultados no departamento financeiro de uma empresa. Quando a corporação consegue gerir esse setor sem ferir conceitos éticos, e evitando ao máximo fazer cortes no quadro de funcionários, ela passa a consolidar seu nome e a se tornar confiável para seu público interno e externo.

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