Dados da folha de pagamento para pequenos negócios: qual é a sua importância?

dados da folha de pagamento para pequenos negócios

A folha de pagamento sem dúvida é um dos temas mais desafiadores dentro da gestão financeira das empresas. Diante de uma enormidade de informações as organizações costumam destinar uma área para cuidar do assunto.

Entretanto, quando se trata de dados da folha de pagamento para pequenos negócios e o número pequeno de funcionários o cenário é completamente diferente.

Em pequenas empresas, normalmente, o trabalho é assumido por um mesmo funcionário.

Isso porque, essas empresas não possuem áreas bem definidas e separadas como RH, departamento pessoal, jurídico e contabilidade.

Apesar disso, é essencial que esse processo seja minucioso devido a sua importância perante a lei.

Mas e quando a sua empresa começa a crescer, o que fazer? Para conter os erros e lhe ajudar nesse caminho, confira qual a importância dos dados da folha de pagamento para pequenos negócios.

 

A lei e os dados da folha de pagamento para pequenos negócios

Para conhecermos a importância dos dados da folha de pagamento para pequenos negócios é fundamental saber o que diz a lei.

A folha de pagamento é um documento organizado pela empresa que contém o salário, extras e descontos de cada colaborador.

A folha de pagamento está prevista no artigo 225 do Regulamento da Previdência Social.

Art. 225. A empresa é também obrigada a:

I – preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos;

II – lançar mensalmente em títulos próprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuições, o montante das quantias descontadas, as contribuições da empresa e os totais recolhidos.

 

A complexidade da folha de pagamento

Organizar a folha de pagamento com certeza influencia completamente no crescimento da empresa.

Se sua organização está em busca de evolução, precisa começar a manter esses dados organizados e em dia.

De fato, grandes empresas possuem uma grande complexidade em relação às informações referente a folha de pagamento. Lidando sempre com entradas e saídas de novos colaboradores, agora imagine se tudo estiver fora do lugar, será impossível evoluir.

Portanto, os dados da folha de pagamento para pequenos negócios são o início de tudo.

É necessário colocar seu planejamento em dia desde o início da sua empresa.

Se o seu desejo é crescer, você sofrerá sempre com mudanças crescentes e constantes e tudo precisa estar organizado.

 

Os erros mais comuns da folha de pagamento

O erro na folha de pagamento pode custar caro a empresa, com um impacto financeiro extremamente negativo.

E se considerarmos empresas de pequeno porte pode colocar a organização em uma situação delicada.

Dessa forma, os dados da folha de pagamento para pequenos negócios precisam sempre estar corretos, sem erros. Já que por um grande período de tempo esse será a grande despesa da empresa.

Ou seja, se não houver atenção nas contas a saúde financeira da empresa vai para o buraco.

Quer saber quais os erros mais comuns nos dados da folha de pagamento para pequenos negócios? Abaixo destacamos os principais equívocos cometidos pelas organizações para que seu departamento pessoal esteja atento e evite-os.  

 

Erro de cálculo

Os erros de dados da folha de pagamento para pequenos negócios referente ao cálculo se dão principalmente pelas inúmeras incidências sobre a remuneração.

Sejam elas em descontos de FGTS, INSS, horas extras, contribuições sindicais e etc. Qualquer conta errada e pode gerar prejuízos financeiros e processos trabalhistas.

 

Categoria incorreta

Se há um erro no momento de enquadrar a categoria do colaborador dentro da empresa, inúmeros dados da folha de pagamento para pequenos negócios podem ser comprometidos.

Isso porque, cada categoria tem sua particularidade, como normas, descontos e regras conforme a categoria (CLT, freelancer, PJ e etc.).

 

Falta de atenção com mudanças

Devido às inúmeras burocracias que os profissionais das pequenas empresas assumem, a falta de atenção e de tempo acaba acarretando em erros graves.

Assim os dados da folha de pagamento para pequenos negócios não são devidamente atualizados.

Colaboradores promovidos continuam recebendo o mesmo salário, profissionais demitidos ainda recebendo benefícios, VT em afastamentos, entre outras situações.

Dados desatualizados que causam problemas graves a empresa.

 

Planejamento

A falta de planejamento orçamentário pode gerar um problema preocupante em relação a folha de pagamento dos pequenos negócios.

Não mensurar benefícios como décimo terceiros, extras e etc., pode deixar a empresa no vermelho.

Quem não planeja e mensura seus gastos pode precisar recorrer a empréstimos para pagar as contas, além de atrasar várias outras.

Não só prejudicando a saúde financeira da empresa, mas criando uma má imagem da organização no mercado.

 

Despreparo dos profissionais

Conhecer os dados da folha de pagamento para pequenos negócios é o primeiro passo para que não surjam erros.

Sendo assim, é essencial que a empresa possua profissionais preparados e que entendam todas as diretrizes da lei e os processos da folha.

 

Os softwares de gestão e a folha de pagamento

A tecnologia surgiu como apoio aos processos do departamento pessoal.

Além de minimizar as chances de erro, houve uma automatização dos processos e a criação de um ambiente mais seguro e confiável.

E na questão do gerenciamento de dados da folha de pagamento para pequenos negócios não foi diferente.

A tecnologia surgiu como um alívio aos profissionais do RH que obtiveram maior controle sobre sua folha.

E os softwares de folha de pagamento colocaram todas as informações em um único lugar, evitando perdas e trazendo maior rapidez na organização dos pagamentos.

Cálculos automáticos, armazenamento online, distribuição de holerites por SMS, e-mail e etc., são alguns dos benefícios que um software de gestão pode oferecer.

A Xerpa oferece essa desburocratização dos seus processos de RH e pode contribuir com a centralização de informações.

Uma plataforma completa de RH para ajudar seu departamento pessoal. Tratamento de ponto, distribuição de holerites, admissões inovadoras, tudo em um só lugar. Conheça essa plataforma, clicando aqui, e agilize os processos da sua empresa.

 

Não erre mais com a sua folha de pagamento

Os dados da folha de pagamento para pequenos negócios é fundamental na organização e no registro de todos os detalhes a serem pagos aos colaboradores todos os meses.

Com uma função contábil e fiscal, qualquer erro referente a folha de pagamento pode trazer grandes prejuízos financeiros e trabalhistas para a empresa.

Mas organizar corretamente a folha de pagamento não requer apenas vontade da empresa.

É mais do que essencial que se tenha uma equipe de departamento pessoal preparada e que conheça de todas as particularidades específicas e técnicas do assunto.

 

Já segue a Xerpa nas redes sociais? Conheça as nossas redes Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e fique sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre o departamento pessoal e RH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *