Custos da empresa: como reduzir sem perder a qualidade do serviço?

custos da empresa

Seja em momentos de crise ou de aquecimento na economia, reduzir custos na empresa é uma medida importante para melhorar o orçamento. Afinal, a organização pode aumentar suas reservas ou direcionar o capital economizado para ações produtivas e de crescimento, como capacitação e modernização.

Para reduzir os gastos, é importante realizar boas avaliações a fim de tomar medidas estratégicas que otimizem a receita e que garantam a manutenção de um bom desempenho da produção. Mas como reduzir custos da empresa sem perder a qualidade do serviço? Confira nosso post e saiba mais!

Reduza custos com funcionários

Sua equipe pode ter um papel-chave para diminuir os custos no empreendimento. Confira nossas dicas para minimizar os gastos com os colaboradores!

Evite as horas extras desnecessárias

Para isso, é importante ficar atento à produtividade do profissional durante o expediente. Procure eliminar aquelas horas extras que não são necessárias, maximizando a produção do time durante o horário de trabalho. Afinal, elas são mais caras e há gastos também com a permanência do empregado na empresa. Você pode estabelecer políticas de incentivo, como premiações e bonificações, para aqueles que tiverem melhor desempenho durante a jornada de trabalho.

Estimule a melhoria da qualidade de vida na empresa

Procure promover medidas que levem bem-estar ao time para que ele tenha um bom desempenho e produção. Para isso, esteja atento ao cumprimento dos direitos trabalhistas, com a manutenção de um bom clima organizacional, a resolução pacífica de conflitos e o incentivo a uma cultura de diálogo e cooperação.

Use o home office como incentivo

Você pode também adotar o trabalho em casa em alguns dias da semana como política para estimular a produtividade. O colaborador ficará mais motivado e, além disso, você economizará recursos como energia e água.

Conte com o apoio da tecnologia

A tecnologia oferece várias alternativas para tornar sua empresa mais eficiente e reduzir custos. Os softwares de gestão, por exemplo, podem ajudá-lo a coordenar melhor departamento pessoal, férias, licenças, admissões, avaliação de competências e folha de pagamento. Além disso, eles podem ser utilizados para otimizar a gestão financeira e planejar rotas, entre várias outras funções.

Os recursos tecnológicos também podem facilitar a comunicação dos profissionais por meios mais baratos (e-mails, videoconferências, plataformas virtuais). Há ainda vários aplicativos para empresas que possibilitam um melhor manejo do tempo, controle da produtividade, acompanhamento da página da corporação em redes sociais e acesso e montagem de arquivos a distância.

Procure pagar com adiantamento

Pagar adiantado é uma boa maneira de minimizar os gastos. Os impostos governamentais normalmente apresentam descontos para quem realiza a contribuição com antecedência. Os fornecedores também podem oferecer esse tipo de vantagem, principalmente no pagamento à vista.

Se for possível quitar os valores no momento da aquisição dos produtos ou insumos, dê preferência a essa opção. Caso seja inviável, procure negociar as prestações de forma que o orçamento não seja prejudicado. Tente evitar atrasos com as parcelas pois as taxas de juros são muito elevadas.

Faça uma boa gestão de estoque

O estoque mobiliza muito dos recursos da empresa, por isso, é importante planejar bem as movimentações nesse setor. O ideal é fazer as compras por atacado e com antecedência para ter acesso a preços mais baixos. Um processo mal pensado pode levar à necessidade de aquisições de insumos às pressas, o que é bem mais caro.

É importante estar atento também aos produtos já prontos e armazenados para evitar que sejam danificados ou que passem da validade no estoque. Invista em uma boa fiscalização no local para evitar problemas.

Digitalize documentos e procedimentos administrativos

Os impressos demandam muito trabalho na emissão, catalogação, armazenagem e na procura posterior em caso de necessidade. Isso reduz a velocidade dos processos e resulta na perda de produtividade. Além disso, os documentos em papel ocupam muito espaço. Os custos com o material podem ser muito altos também, assim como o abastecimento das impressoras.

Assim, investir em digitalização de documentos é fundamental. Com esse recurso, você e sua equipe podem ter mais rapidez e praticidade. Quando os processos estão em meio eletrônico, é possível colocá-los em softwares em nuvem para que possam ser acessados por qualquer computador habilitado.

Invista em medidas sustentáveis para reduzir custos da empresa

Algumas medidas de sustentabilidade podem ajudar a diminuir custos na corporação. Você terá benefícios na receita da organização e ainda terá a possibilidade de promover uma boa imagem para a empresa.

Economize luz

Você pode orientar a equipe a desligar os computadores na tomada ao fim do expediente para evitar que os aparelhos fiquem em stand-by. É uma boa ideia também utilizar o sistema de ar condicionado somente quando necessário, priorizando a abertura de janelas para ventilar o ambiente. Procure também adquirir lâmpadas econômicas.

Esteja atento ao uso de água

Invista também na economia de água, instruindo e incentivando colaboradores sobre um uso mais otimizado desse recurso. Realize campanhas e espalhe folhetos pelos banheiros e refeitórios. Instale também torneiras econômicas nesses locais se achar apropriado.

Minimize o uso de copos descartáveis

Os copos descartáveis geram um grande volume de lixo e resultam em muitos custos para a empresa. Para solucionar esse problema, presenteie seus profissionais com canecas retornáveis e personalizadas e incentive o uso delas. Haverá um investimento inicial, mas você terá um bom retorno em longo prazo.

Otimize a gestão de resíduos e lucre

Dependendo do seu segmento, você pode também vender os resíduos da produção e favorecer o meio ambiente enquanto melhora a receita do empreendimento. Com todas essas medidas, você pode minimizar os custos de forma considerável ao longo do mês.

Reduzir custos na empresa é fundamental para promover segurança e possibilidades de investimento. Entre as várias estratégias que a organização pode adotar, estão o uso da tecnologia e a digitalização de documentos.

É importante também procurar realizar pagamentos com antecedência e estar atento à produtividade dos colaboradores para minimizar o mau uso do tempo e as horas extras desnecessárias. Além disso, incentive a economia de água e luz e evite materiais descartáveis.

Pronto para aplicar nossas dicas e reduzir os custos da empresa mantendo a boa qualidade do serviço oferecido? Compartilhe a sua opinião na sessão de comentários!

(Visited 1 times, 1 visits today)

2 thoughts on “Custos da empresa: como reduzir sem perder a qualidade do serviço?

  1. Luiz Responder

    Nossa que artigo muito bacana irei utilizar na maninha empresa, espero que mais empresários tenham acessos a esse artigo pois tenho certeza que será muito útil em nosso dia a dia.

    • Carolina Garcia Responder

      Que bom que tenha gostado do nosso artigo 🙂 ficamos felizes em ajudá-los

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *