Conheça 10 cursos inovadores de RH com tendências do setor

cursos inovadores de RH

Buscar atualização profissional é essencial para se destacar no mercado de trabalho. Para os profissionais de recursos humanos, que lidam diretamente com pessoas, a importância é ainda maior e os cursos inovadores de RH têm sua devida importância. 

É necessário investir tempo e, às vezes, dinheiro para conhecer as novidades de cada setor para não ficar desatualizado rapidamente. 

No RH é necessário estar em constante aprendizado sobre como lidar com os profissionais e suas necessidades básicas. Afinal, se o colaborador estiver infeliz, pode impactar diretamente em seu desempenho no trabalho. 

Para apoiar os profissionais de recursos humanos, diversos cursos inovadores de RH estão disponíveis para quem quer se atualizar e conhecer a fundo as transformações da área.

Neste artigo, vamos listar os 10 cursos inovadores de RH para profissionais do setor. Você vai saber:

  • Como o RH se transformou nos últimos anos?;
  • Qual a importância de fazer cursos inovadores de RH?;
  • Quais são as principais novidades do setor?;
  • 10 cursos inovadores de RH.

Vamos lá!

Como o RH se transformou nos últimos anos?

Não é preciso dizer que o profissional de RH lida com pessoas, e conforme o tempo, os anseios e necessidades da população mudam. Por isso, o departamento de recursos humanos é o que mais tende a mudar para se adaptar aos novos cenários.

Antigamente, o setor era bastante operacional e burocrática, focando na contratação de novos colaboradores, organização dos benefícios e controle de ponto. Atualmente, o RH é mais estratégico, atuando diretamente com as demais áreas, de maneira integrada. 

As ações pensadas pela equipe de recursos humanos precisam conversar com o objetivo do negócio a curto e longo prazo, e especialmente com os valores da companhia. Para isso, é necessário um olhar diferenciado e um conhecimento aprofundado sobre a missão da empresa.

Paralelamente, cada vez mais o RH precisa olhar para o ser humano por trás do colaborador e oferecer um ambiente de trabalho atrativo. Boa remuneração não é mais um item suficiente para reter talentos.

Não é incomum ficarmos surpresos de saber que aquele funcionário, com o maior cargo e salário, deixou a companhia. E, logo depois, ficarmos sabendo que ele está empreendendo ou atuando em um local onde os valores da empresa são mais parecidos com os seus valores pessoais.

Qual a importância de fazer cursos inovadores de RH?

Diante de tantas mudanças, vários cursos inovadores de RH trazem a possibilidade do profissional se atualizar no que há de mais inovador no mercado.  

As vantagens dos cursos inovadores de RH são a duração, eles são mais curtos do que uma pós-graduação, sendo assim, o aprendizado é mais rápido e pode logo ser colocado em prática. 

Além disso, existe uma série de opções  de cursos gratuitos e para todos os bolsos, muitos deles podem ser feitos em casa.

O profissional que não se atualiza perde espaço no mercado de trabalho, pois as empresas sempre buscam quem quer crescer junto com elas. Por isso, não deixe de pesquisar quais cursos você mais se identifica e invista seu tempo em aprender.

Vale até mesmo se especializar pensando em ocupar um cargo específico dentro do departamento, como recrutamento ou retenção de talentos.

Quais são as principais novidades do setor?

Como já falamos, o departamento de RH ampliou sua área de atuação, tanto é que diversos outros profissionais como advogados e psicólogos começam a integrar a equipe. 

Isso acontece porque as empresas precisam ter um olhar mais profundo para o profissional e a sociedade em sua volta.

Por isso, as atividades do profissional de recursos humanos incluem agora a preocupação com a saúde e bem-estar do colaborador e estamos falando além do plano de saúde

Home office, jornada de trabalho reduzida ou flexível, apoio psicológico, gympass, são apenas alguns exemplos de benefícios cada vez mais comuns. 

Outro ponto importante é a responsabilidade socioambiental. Os consumidores estão selecionando as empresas de acordo com seus valores, e não apenas pela qualidade dos produtos ou serviços que oferecem.

Transformar a empresa de forma sólida para que tenha uma atuação mais responsável neste âmbito, não com ações isoladas de solidariedade, deve ser outra preocupação do profissional do setor.

10 cursos inovadores de RH

As novidades em cursos inovadores de RH são muitas, mas como se manter atualizado sem precisar gastar muito? O mercado oferece uma série de opções gratuitas e, para quem puder, há também ótimas opções pagas. Conheça algumas delas:

  • Cursos gratuitos

1. Introdução ao RH Estratégico

O IPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância oferece diversos cursos inovadores de RH rápidos e gratuitos. Um deles é o de RH Estratégico, que abordará como a estratégia da corporação está ligada ao trabalho do departamento de recursos humanos. 

Para mais informações clique aqui.

2. Gestão de Pessoas

O SEBRAE possui um curso totalmente gratuito e on-line, com certificação digital. 

Apesar de ser a função básica do profissional de recursos humanos, aprender sobre Gestão de Pessoas contribui para conhecer novas ferramentas e estratégias para gerenciar com eficácia o capital humano da empresa.

3. People Analytics

Um dos cursos inovadores de RH de maior destaque é o de People Analytics, já que a automatização do setor ainda é novidade. 

Na plataforma Kenoby, o curso é gratuito e permite entender como a análise de dados pode auxiliar na avaliação do comportamento dos seres humanos.

A partir de algoritmos, o sistema permite analisar o impacto do comportamento de colaboradores e candidatos.  Neste artigo do nosso blog, falamos mais sobre a ferramenta.

4. Como engajar funcionários desenvolvendo competências

Um colaborador engajado com a causa da empresa é sinônimo de maior produtividade e, consequentemente, retorno financeiro. Desenvolver habilidades de cada membro da equipe pode ser um diferencial nesse quesito.

Neste curso do IPED, você aprenderá mais sobre esse conceito e como investir em cada colaborador, apostando em treinamentos e no aprendizado.

5. Como atrair os melhores profissionais

Para poder capacitar os seus colaboradores, o essencial é fazer boas contratações, atraindo os melhores talentos do mercado. Por isso, entre os cursos inovadores de RH, este é um dos mais importantes.

A organização sem fins lucrativos Endeavor oferece um curso rápido, on-line, sobre o tema. Em duas horas e meia, você aprende mais sobre o assunto e fica atualizado.

6. Gestão de Talentos

Além de recrutar os melhores profissionais, a empresa precisa saber gerir este talento para retê-lo por mais tempo no quadro de colabores. Em parceria com a Universidade de Michigan, no site Coursera, você pode fazer o curso gratuitamente.

Entre o conteúdo, estão as melhores técnicas de recrutamento e, em especial, de avaliação de performance e como gerir estes resultados.

  •  Cursos pagos

7. Administração de Conflitos

Um pequeno conflito na empresa, seja entre colegas de equipe ou liderança e liderado pode gerar um grande problema para a equipe de recursos humanos. Pensando nisso, nasceu o Administrando Conflitos, da Foco Educação Profissional, um dos cursos inovadores de RH.

A gestão de conflitos é uma habilidade que muitas empresas têm procurado nos profissionais do setor.

8. Planejamento Estratégico

Já falamos sobre como é importante o setor de recursos humanos estar alinhado com os objetivos do negócio. Investir em um curso rápido de Planejamento Estratégico é uma excelente aposta para se manter atualizado.

No curso da LearnCafe, em apenas cinco horas, você adquire os conceitos mais importantes e já pode aplicar no seu dia a dia. 

9. Liderança e Motivação

Mesmo que você não tenha a pretensão de assumir postos de liderança, é extremamente importante entender como desenvolver esta habilidade e até identificar o potencial dos colaboradores.

A FGV possui um curso que une as teorias da liderança com base nas competências e apresenta a motivação como ferramenta para desenvolvê-la.

10. Business Partner RH

A plataforma Udemy concentra uma série de cursos inovadores de RH, com baixo custo. Um deles é o “Formação de Business Partner – RH estrategista”, que tem como objetivo principal formar o profissional de recursos humanos para ser um parceiro de negócio.

Com aulas totalmente on-line, o curso promete preparar o profissional de RH para auxiliar na gestão da empresa, melhorando os resultados.

Os 10 exemplos de cursos inovadores citados neste artigo são apenas algumas das oportunidades que você pode encontrar para se especializar. Há inúmeros outros cursos inovadores de RH que podem auxiliar no desenvolvimento profissional e no crescimento da sua carreira.

Se está em dúvida se vale a pena investir nas especializações, crie um cronograma de estudos e comece pelas opções gratuitas. Certamente, cada minuto de estudo irá agregar valor ao seu trabalho.

O mercado está em constante mudança, principalmente por conta dos avanços tecnológicos, por isso, estudar sempre é uma indicação para os profissionais de todas as áreas. E, o departamento de recursos humanos, acaba eventualmente atuando com todas elas, tornando a atualização do conhecimento ainda mais necessária.

 

Gostou do nosso conteúdo? Para não perder mais nenhuma novidade nas áreas de gestão de RH, siga o Xerpay nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, e LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar