Qualificação: conheça 12 plataformas de cursos complementares

cursos complementares

Durante muito tempo, apenas ter um diploma de curso superior na área de atuação era suficiente para se destacar no trabalho. No entanto, hoje sabemos que as regras do jogo mudaram. Quem quer conseguir oportunidades na carreira, deve investir em cursos complementares.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e cheio de novidades a cada dia. Portanto, quem quer se manter ativo e acompanhar todas as evoluções, deve sempre buscar por novos cursos para estar em constante crescimento profissional.

Você sabe por onde começar? No artigo de hoje traremos uma lista com as principais opções de cursos gratuitos, para você dar um upgrade em seu currículo e conseguir um emprego. Você verá:

  1. Coursera;
  2. Fundação Getúlio Vargas;
  3. Universidade de São Paulo (USP);
  4. Google;
  5. Udacity;
  6. Educa Mais Brasil;
  7. EdX;
  8. Senai;
  9. Sebrae;
  10. Escola Virtual;
  11. Insper;
  12. Digital Innovation One.

Sabemos que o ano de 2020 não foi nada fácil, muitas pessoas perderam seus empregos ou tiveram que se adaptar para se manterem ativas. Essa nova realidade tem feito com que muitos começassem a buscar oportunidades em novas carreiras. Se este é o seu caso, aconselhamos a leitura deste artigo aqui.  

Agora, se você está em busca de uma complementação profissional para conseguir um emprego, continue a leitura abaixo. Você irá encontrar cursos excelentes, online e gratuitos que te ajudarão nesse desafio. Vamos lá?

Qualificação profissional e a importância para carreira

A qualificação profissional consiste no aperfeiçoamento das habilidades técnicas de uma pessoa em sua profissão. Ela parte do próprio colaborador que visa melhorar o seu currículo para possuir os requisitos necessários exigidos pelo mercado.

Investir nos estudos para atingir todas as exigências do mercado é fundamental para se destacar hoje em dia. Visto que a concorrência é maior, assim como o número de profissionais com ensino superior em busca de novas oportunidades.

Dessa forma, continuar estudando e adquirindo novas habilidades e conhecimentos são pré-requisitos para um crescimento contínuo e desenvolvimento profissional. 

Além disso, as empresas estão em busca de pessoas capazes de se atualizar e acompanhar as tendências do mercado, que mudam rapidamente. Elas querem profissionais que ofereçam visões estratégicas aos negócios.

Por isso, muitas vezes o diferencial para conseguir um emprego de sucesso está na realização de cursos complementares que agreguem cada vez mais qualificações e experiências ao profissional. 

A complementação da carreira permite ainda que você busque novas direções. Há diversos cursos de capacitação e atualização que podem ser uma solução rápida e mais barata para evoluir profissionalmente.

Desse modo, você pode conseguir novas possibilidades de atuação sem que sua trajetória profissional fique sempre presa à sua formação inicial.

12 plataformas de cursos complementares para se destacar no mercado

Atualmente, há inúmeros cursos complementares que podem ser realizados de forma gratuita pela internet. Diferentes plataformas disponibilizam aulas online, que garantem a ampliação dos conhecimentos sobre diversos conteúdos.

Instituições brasileiras, como a FGV, USP e Sebrae estão entra as empresas que oferecem capacitação profissional em diferentes áreas, como gestão, marketing, finanças, entre outras.

Na lista a seguir, confira 12 possibilidades de cursos complementares para fazer online e estar mais bem preparado para buscar um novo emprego:

1. Coursera

A Coursera é uma plataforma que disponibiliza cursos em diversas áreas com certificados e graduações online das melhores universidades e empresas. Há opções de cursos gratuitos e também a possibilidade de realizar assinaturas mensais para acessar aspectos premium dos cursos.

Nesta modalidade, os vídeos são gratuitos, mas o aluno deve se inscrever para obter o certificado e acessar atribuições graduadas.

2. Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 50 cursos grátis em seu site. Eles são voltados para pessoas interessadas em cursos complementares nas áreas de marketing, finanças, estratégias de negócios, etc.

Normalmente, as aulas são de curta duração, com cargas horárias que variam de cinco a  15 horas. Desse modo, os estudantes conseguem finalizar os cursos em um curto espaço de tempo. 

Ainda que não ofereça certificação ao final das modalidades gratuitas, a instituição disponibiliza um certificado de participação para quem atingir a nota mínima na prova de conclusão do curso.

3. Universidade de São Paulo (USP)

A USP oferece 16 cursos gratuitos e online para pessoas que querem inovar em sua carreira. Eles são focados em novas tendências do mercado, como marketing digital e user experience (UX). 

Quem se inscrever, terá a oportunidade de assistir aulas ministradas por doutores da universidade e poderão emitir um certificado no final do curso. No entanto, essa certificação deve ser paga. 

4. Google

Em seu Ateliê Digital, o Google oferece diferentes cursos complementares e treinamentos para quem está em busca de um emprego ou recolocação no mercado de trabalho. 

A plataforma de Educação conta com diversas atividades e dicas para quem não sabe por onde começar sua busca por ofertas de emprego. Além disso, auxilia aquelas pessoas que pensam em desenvolver seu próprio negócio, principalmente os que são online.

Para aproveitar essas aulas gratuitas, basta acessar a página online do Ateliê Digital. Entre as opções de cursos gratuitos estão: conceitos básicos de codificação, Cloud onboard online, desenvolvimento de negócios no exterior, conceitos do aprendizado da máquina e Fundamentos do marketing digital.

Os cursos são oferecidos nos formatos de vídeo e ensinam habilidades digitais básicas e funcionalidades do motor de busca do google que otimizam a procura por ofertas de trabalho.

5. Udacity

A Udacity oferece cursos próprios e de empresas de tecnologia parceiras. O conteúdo de seus cursos e trabalhos interativos são geralmente gratuitos. 

Nesta plataforma, é possível fazer diversos cursos complementares e se aprofundar em temas relevantes para o mercado de TI atual, como Inteligência Artificial, Deep Learning, entre outros.

6. Educa Mais Brasil

Este site é uma plataforma de incentivo estudantil para os profissionais do país se especializarem. Ele possibilita ao estudante aumentar suas habilidades e melhorar sua formação para ter um currículo mais competitivo. 

Nele, você pode encontrar diversos cursos e instituições que oferecem oportunidades em diversas áreas do conhecimento.

7. EdX

Parceiro da Universidade Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o EdX oferece diversos cursos gratuitos, mas com certificados pagos. 

Ele tem como objetivo aumentar o acesso à educação de alta qualidade em todo o mundo de forma online. Assim, profissionais de diferentes partes do mundo conseguem acessar e aprimorar suas habilidades.

8. Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial oferece, anualmente, inúmeras oportunidades de cursos complementares. São aulas gratuitas em diferentes cidades para interessados nos setores de de eletroeletrônica, metalurgia, automotivo, metalomecânica e tecnologia da informação.

Além disso, a instituição oferece mais de 15 cursos grátis sobre temas como finanças, comunicação empresarial e empreendedorismo. Há ainda aulas de iniciação profissional em Segurança do Trabalho, Desenho Arquitetônico e TI.

9. Sebrae

Já o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Brasil disponibiliza cursos complementares para pequenos empresários. As aulas são focadas em empreendedorismo, mercado e vendas, gestão de pessoas e legislações.

O objetivo é ajudar as pessoas que querem abrir ou possuem seu próprio negócio. Desse modo, oferece tutores para orientar os alunos durante os cursos. Ao final, é possível emitir um certificado de participação.

10. Escola Virtual

A Escola Virtual é uma iniciativa do Bradesco e é considerada uma das principais plataformas de educação gratuita do país. No site, é possível encontrar mais de 80 cursos complementares de Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Pedagogia. 

A plataforma agrupa os temas da mesma área para que o profissional consiga ampliar seus conhecimentos de forma mais ampla. Ao final, também é possível emitir um certificado mediante a uma prova de conclusão de curso.

11. Insper 

Disponível na plataforma Coursera, o Insper conta com quatro cursos gratuitos para quem se interessa pelas áreas de marketing analítico, capitalismo consciente, gestão de operações e administração financeira. 

É possível assistir a todas as aulas online, embora não haja disponibilidade de certificado de conclusão gratuito. O estudante precisa pagar para emiti-lo ao final do curso.

12. Digital Innovation One

Focado no mercado de tecnologia e Transformação Digital, a Digital Innovation One oferece cursos complementares para as carreiras de desenvolvimento de software.

No site da empresa, você pode encontrar cursos gratuitos sobre linguagens de programação como javascript, PHP e python. As aulas vão desde o nível inicial até o avançado. Você também pode emitir um certificado de conclusão gratuito.

Como você pôde perceber, as possibilidades de cursos complementares gratuitos e online são infinitas. Por isso, se você está à procura de um novo emprego, é fundamental investir em sua qualificação profissional. Essa será uma verdadeira diferenciação entre os demais concorrentes. O que está esperando? Cadastre-se no site de uma dessas plataformas listadas anteriormente e invista em seu futuro profissional.

 

Conhece alguém que está em busca de um novo emprego? Não deixe de compartilhar esta lista nas redes sociais para que seus amigos possam aprimorar suas carreiras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar