Quando você passa a implementar a cultura da empresa no recrutamento e seleção, a assertividade é maior, garantindo à organização o comprometimento necessário para o dia a dia, bem como as habilidades humanas que agregam mais motivação, engajamento e produtividade na execução de tarefas.
Esqueça a visão pontual e pouco abrangente de que você só deve avaliar as competências técnicas dos profissionais que pleiteiam uma vaga na empresa. Hoje em dia, é determinante que você saiba também como aplicar a cultura da empresa no recrutamento e seleção.
Motivos para isso não faltam, inclusive. Afinal de contas, o perfil da pessoa avaliada diz muito sobre como ela age, reage e se comporta no ambiente de trabalho, com os colegas e com os seus objetivos e frustrações.
Só que essa é só a pontinha do iceberg que compõem a importância de alinhar a cultura da empresa no recrutamento e seleção. Confira, a seguir, tudo sobre o assunto!
O que é cultura organizacional?
Existem, no ambiente corporativo, diversos modelos de cultura que devem ser observados. Mas, em geral, todas elas são parte elementar da cultura organizacional, que é uma espécie de DNA da organização.
É por meio dela que se avalia o posicionamento do empreendimento diante de questões sociais, políticas de sustentabilidade, tom de voz para relacionar-se com o seu público-alvo e até mesmo as cores da identidade visual da marca que a acompanham nos materiais publicitários.
Só que isso influencia também a relação com os seus recursos humanos, pois define os comportamentos e atitudes esperados por cada colaborador diante de todas as situações possíveis previstas.
E isso, por si só, já deveria destacar com veemência a relação entre a cultura da empresa no recrutamento e seleção, mas vale a pena apontar a importância disso, especificamente.
Qual é a importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção?
O seu quadro de funcionários é o ativo mais valioso da organização. É ele quem representa a cultura organizacional ao abordar e interagir com um consumidor e cliente em potencial, e opina a respeito dos mais variados assuntos em um evento.
Só que, internamente, a relação da cultura da empresa no recrutamento e seleção se mostra mais presente, já que os perfis semelhantes vão permitir um alinhamento mais fluído de expectativas e resultados.
Quer um exemplo? Empresas que pregam, constantemente, a importância do trabalho colaborativo só têm a perder ao contratar sem o mínimo de planejamento, trazendo para a organização indivíduos que sejam individualistas e assumam atitudes egoístas no dia a dia.
Essa é uma cena comum, inclusive, e que afeta uma série de questões na empresa, como o clima organizacional (que é a maneira com a qual os funcionários enxergam a empresa onde trabalham) e até mesmo a imagem externa da mesma para o mercado.
Quais são as consequências em não planejar o perfil no processo seletivo?
Além dos fatores acima citados, sua empresa pode ser prejudicada, em curto e médio prazo, pelos seguintes fatores:
- falta de engajamento com as ações da empresa;
- desmotivação por não estar alinhado aos mesmos valores pregados pela instituição;
- baixa produtividade no dia a dia;
- baixo empenho em se destacar e ascender na carreira — estagnando, também, os resultados coletivos da equipe;
- demissões constantes, aumentando, assim, o índice de rotatividade (turnover) e também os custos diretos e indiretos que a empresa tem que arcar com isso.
Agora, que tal vermos os pontos positivos em alinhar a cultura da empresa no recrutamento e seleção?
E os benefícios em planejar o perfil profissional para o processo seletivo?
Quando se tem esse aspecto ponderado no processo de recrutamento e seleção, a empresa recebe pessoas cujas expectativas profissionais são semelhantes às suas. É parecido com aqueles amigos com quem temos mais afinidades, sabe?
Pois funciona da mesma maneira: essa relação próxima e com objetivos parecidos gera mais disposição para o trabalho, a produtividade é constantemente elevada e a sensação de pertencimento é mútua.
Sem falar na possibilidade de agregar um espírito colaborativo entre os colaboradores — que também vão ter comportamentos e atitudes parecidos no dia a dia. O clima positivo, por fim, é essencial para um desempenho alto, e com resultados promissores.
Por isso, convidamos você a entender, agora, como aplicar a cultura da empresa no recrutamento e seleção da sua empresa!
Como otimizar o recrutamento e seleção?
A tarefa de recrutar nunca é fácil, mas esse alinhamento da cultura da empresa no recrutamento e seleção oferece uma chance maior de assertividade na decisão dos seus especialistas de RH.
Por isso, comece por considerar, no processo de análise de currículos dos candidatos, uma filtragem a mais que considere a análise de perfis comportamentais das pessoas.
Elas são chamadas de soft skills — aquelas habilidades que mais dizem respeito à personalidade de cada indivíduo, e influenciam diretamente nos relacionamentos.
Diferentemente, por exemplo, das hard skills, que são as habilidades técnicas e, portanto, que podem ser modeladas e desenvolvidas com mais facilidade por meio de treinamentos.
>> Confira o livro digital sobre todas as etapas do processo de recrutamento e seleção: Clique aqui e acesse!
Quais outras formas podemos explorar isso?
Outras dicas para otimizar o processo você pode conferir logo abaixo. São elas:
- defina, antecipadamente, o que se espera do perfil profissional. Pense, para facilitar, no perfil médio que a sua empresa já busca para conciliar com a sua “identidade”;
- na descrição da vaga, aproveite para descrever quais são as habilidades humanas esperadas para o preenchimento do cargo;
- nas entrevistas presenciais, busque testar os candidatos para que eles entendam a importância da cultura da empresa no recrutamento e seleção. Isso mostra o quanto vocês são sérios, sobre o assunto, e ajuda a filtrar aqueles candidatos que ignoram a importância dessa questão;
- mostre o que a organização oferece, em retorno, para que o desafio e a gratificação por resultados sejam equilibrados;
- faça avaliações constantes com os colaboradores — após contratados —, reforçando a importância em manter os valores, atitudes e comportamentos tanto para os iniciantes na empresa, quanto para os veteranos.
Esse alinhamento da cultura da empresa no recrutamento e seleção é essencial para garantir mais organização, motivação, produtividade e engajamento. Todos têm a ganhar com essa relação de qualidade.
E, se você deseja implementar mais qualidade ao seu processo seletivo, obtendo uma relação valiosa de cumplicidade e desenvolvimento com os colaboradores, aproveite para curtir a nossa página do Facebook e seguir-nos no Instagram, Twitter e no LinkedIn. Assim, você vai saber em primeira mão todas as nossas dicas e novidades!