O processo de admissão digital é a alternativa mais moderna e adequada para otimizar processos contratuais, pois oferece a automatização de procedimentos e a redução da burocracia corporativa. As etapas admissionais ganham agilidade e mais segurança, por isso a alternativa vem se popularizando cada vez mais.

Se você está antenado às tendências do mercado de Recursos Humanos (RH), sabe que  a admissão digital já é realidade para as melhores empresas do mundo. Independente da área de atuação da sua empresa, o emprego de softwares de admissão digital é essencial.

Criar um processo de admissão digital torna a rotina do setor de RH mais produtiva, principalmente por permitir que o gestor se dedique a tarefas estratégicas e decisivas. As ferramentas de gestão promovem melhorias que afetam todo ambiente organizacional.

As vantagens são inúmeras, acompanhe este post e conheça todas!

Por que e como criar um processo de admissão digital?

Como criar um processo de admissão digital?

Para criar um processo de admissão digital adequado, o setor de RH precisa fazer uma pesquisa sobre as opções de softwares disponíveis no mercado e avaliar qual é o modelo ideal para a realidade da empresa. Será preciso avaliar as suas diversas funcionalidades, adequação legal e até a metodologia que será empregada para treinar a sua equipe.

Ao empregar a Xerpa, por exemplo, o gerenciamento de todo Departamento Pessoal (DP) ganha uma nova performance. Além da automatização dos procedimento admissionais, o software oferece:

  • qualificações cadastrais;
  • envio de holerites;
  • notificações e gerenciamento de férias;
  • notificações e gerenciamento ausências;
  • automatização do processo de desligamentos;
  • conexão com a contabilidade;
  • e muito mais.

As atividades de todo setor de Recursos Humanos podem ser integrados e personalizados no software, por isso a otimização é garantida. A Xerpa transforma a relação entre a empresa e o colaborador, por meio de ferramentas tecnológicas que desburocratizam essa relação.

Softwares como a Xerpa oferecem mais do que facilidade, entregam com precisão dados estatísticos e informacionais da empresa como um todo. Relatórios podem ser gerados e abertos em diversos softwares, como no Google Spreadsheets, Microsoft Excel, OpenOffice, LibreOffice ou Apple Numbers, dando mais abrangência e credibilidade ao serviço do RH.

Quais as vantagens da admissão digital?

Agora que você já sabe como criar um processo de admissão digital, conheça com detalhes as vantagens que ele oferece ao processo de contratação da sua empresa!

 

Ganho de tempo

A admissão de um único funcionário pode levar dias, desde a divulgação da vaga até a contratação. O processo não precisa ser tão burocrático! Com o auxílio da tecnologia, o trâmite de contratação poderá ser feito em apenas algumas horas!

Usando um software adequado, o setor de RH não precisará perder tempo analisando dado por dado. A própria ferramenta se encarrega disso. Os documentos necessários para a admissão poderão ser anexados no cenário digital antes menos do candidato pisar na empresa, acabando com o tempo de espera do envio desse material.

As informações mais importantes para o processo de admissão, tais como endereço, telefones, contatos de emergência, quantidade de filhos, formação acadêmica, cursos extras, treinamentos feitos na empresa, estarão disponíveis em um clique.

>> A Xerpa elaborou uma Ficha do Processo Admissional. Com ela, você conseguirá guiar todo esse processo de forma efetiva (e sem deixar nada para trás). Clique aqui e baixe a ficha!

 

Melhora na segurança

Aqui, a escolha do software é decisiva. Ao optar por um software de gestão completo você garante a segurança de todo e qualquer arquivo anexado a ferramenta.

O tráfego e armazenamento são feitos com tecnologia apropriada, eliminando riscos comuns, como a digitalização incorreta de arquivos, problemas na busca por documentos antigos, kits admissionais incompletos, dentre outros.

Além disso, o software ainda pode auxiliar operações como cálculos trabalhistas, registros de atividade, controle de benefícios, integrações com outras ferramentas, dentre inúmeras funcionalidades, fornecendo uma segurança maior para a empresa. Visto que, quando mal executadas, esses tipos de tarefas podem trazer diversos prejuízos significativos.

 

Experiência Inovadora

Uma das responsabilidades do RH é cuidar da experiência do candidato com a empresa. Garantir que seja a melhor possível é lei, por isso impressionar desde o processo de admissão e onboarding é imprescindível.

Permitir que o novo colaborador já chegue acessando uma ferramenta de alto nível é uma experiência inovadora, que certamente o fará falar sobre ela. Os funcionários são os maiores embaixadores da sua marca, portanto, é vital ter uma impressão positiva em seu primeiro contato com sua empresa.

 

Promove a sustentabilidade

A economia de papel talvez seja a característica mais marcante de um processo digital. Criar um processo de admissão online é apoiar o meio ambiente e gerar uma imagem positiva da empresa diante do público.

 

Aumento da praticidade

Com a ferramenta, os documentos podem ser preenchidos, assinados eletronicamente e entregues online. O processo é agilizado e o custo por contratação é reduzido.

Ambas partes ganham com a praticidade de um bom software de gestão de RH.

 

Melhora no relacionamento pessoal

Como já vimos, a integração digital libera mais tempo no processo de admissão. Por isso, o contato face-a-face pode ser trabalhado de forma mais interessante e estratégica.

Além de não precisar se preocupar com a papelada, o novo colaborador tem tempo liberado para discussões mais pessoais sobre a cultura organizacional da empresa, responsabilidades do cargo, fluxo de trabalho, dinâmica da equipe, dentre outros.

Como enraizar o uso do software na cultura organizacional?

Criar um processo de admissão digital é um desafio, que não pode ser feito sem considerar a cultura organizacional da empresa. Esse é um processo que vai além de implantar ferramentas digitais, é um transformação que envolve comportamento.

Por isso, para que o processo de admissão digital traga a otimização esperada, é essencial que ele seja trabalhado em conformidade com a cultura organizacional.

Os novos fluxos de trabalho delineados pelo emprego do software devem ser ensinados, por meio de treinamentos e dinâmicas que facilitem a assimilação dessa nova cultura. A gestão do conhecimento precisa ser feita com todo cuidado e atenção, principalmente por se tratar de uma mudança.

 

Viu como criar um processo de admissão digital pode otimizar os resultados da sua empresa? Conta pra gente nos comentários como a sua empresa trabalha o processo admissional!