controle de ponto digital

Controle de ponto digital: 5 razões para abandonar o ponto analógico

Ter controle sobre faltas, atrasos dos colaboradores é de grande importância dentro da rotina da gestão de pessoas. E com a tecnologia tomando conta do mercado o controle de ponto digital se tornou uma realidade.

Com isso, além da empresa agora ter maior controle sobre a jornada de trabalho dos colaboradores, há maior transparência nas relações trabalhistas. Sem contar que o registro de ponto está previsto em lei, no artigo artigo 74 da CLT.

Se antes era comum ver o controle analógico ou mecânico dentro das organizações, atualmente o controle de ponto digital ocupou esse lugar de destaque. Isso porque ele possibilita uma segurança maior dos dados e uma assertividade maior nas marcações.

Mas realmente vale à pena trocar o ponto analógico pelo ponto digital? Neste artigo vamos apresentar 5 razões para sua empresa inovar e implantar o controle de ponto digital na gestão de pessoas. Conheça quais são eles abaixo. Boa leitura!

O que é controle de ponto digital

O controle de ponto digital é um sistema que controla a jornada do colaborador por meio de tecnologias que permitem uma eficácia maior nesse processo.

Por meio dele o departamento pessoal tem informações mais detalhadas e consegue controlar melhor as horas trabalhadas e diminui a incidência de erros nas marcações. Com isso se evita, por exemplo, processos trabalhistas em função de controle de frequência.

Sejam eles por não pagamento de horas extras, repouso semanal, intervalo na jornada e feriados trabalhados. Com o controle de ponto digital a empresa tem maior segurança jurídica e oferece praticidade para os colaboradores nas anotações.

O que diz a lei sobre o controle de ponto

O controle de ponto está previsto no artigo 74 da CLT, inciso 2. Ele prevê que empresas que possuem mais de dez trabalhadores têm a obrigação de anotar as horas de entrada e saída dos colaboradores.

2º – Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

5 razões para optar pelo controle de ponto digital

O controle de ponto mecânico ainda é utilizado por muitas empresas no mercado. Entretanto, esse processo manual pode tomar um tempo precioso dos profissionais do setor responsável.

Além disso, os dados não são tão exatos quanto de um controle de ponto digital. Aumentando a possibilidade de fraudes, erros e de processos trabalhistas. Mas quais são os grandes benefícios do controle de ponto digital?

Fizemos uma lista com as principais vantagens do controle de ponto digital. Confira!

 

Praticidade no registro

Em poucos cliques e o colaborador marca suas entradas, saídas, horários de almoço e descanso. Uma das vantagens do controle de ponto digital é a praticidade no registro.

E tem mais, se a empresa adotar um controle de ponto digital por biometria evita-se, por exemplo, problemas com esquecimento do cartão de ponto. Já que o colaborador marca sua jornada por meio da sua digital.

Essa praticidade no registro não facilita só a vida do empregado, que saberá exatamente quanto tempo trabalhou e seus direitos. No caso da empresa o setor responsável terá um controle em tempo real desses registros. Podendo criar ações para evitar o absenteísmo.

 

Maior confiabilidade nas informações

Com o controle de ponto digital o RH tem a garantia de que os dados são reais, sem a possibilidade de fraudes. As informações são mais confiáveis e precisas, dando um grande suporte jurídico a empresa.

Isso porque há maior confiabilidade de informação nas entradas e saídas e para o pagamento de horas extras e outros benefícios da jornada.

No controle de ponto digital os registros são mais eficazes. Erros de anotação, esquecimento de bater o ponto ou distração são facilmente corrigidos pela facilidade da geração de dados.

 

Geração de relatórios e análise de dados

Se o controle da jornada de trabalho é um dos maiores e mais importantes ativos da empresa, por meio do controle de ponto digital gerir este fluxo fica mais fácil.

Isso porque por meio da tecnologia o controle de ponto digital oferece dados mais concretos e gera relatórios mais precisos sobre a jornada de trabalho dos colaboradores.

Com isso a empresa consegue analisar o absenteísmo e o excesso de trabalho de forma mais automatizada. A partir disso pode-se criar ações para contornar esses problemas.

Seja conversando pessoalmente com o empregado para entender suas faltas e atrasos. Ou criando estratégias para diminuir o tempo de trabalho, readequando horários e escalas dentro do seu time.

 

Maior controle da jornada de trabalho

O controle de ponto digital reúne dados de forma automática no sistema. Por meio disso, o setor responsável pela gestão dessas informações consegue controlar melhor a jornada de trabalho dos colaboradores.

E essa exatidão permite que os descontos e o pagamento de horas extras seja feito de forma mais assertiva. A relação trabalhista por meio do controle de ponto digital é mais justa e transparente.

Não existe a possibilidade de um funcionário anotar o horário para o outro ou um colaborador burlar o horário que trabalhou. No caso do controle de ponto digital a administração da jornada é precisa e os dados mais corretos.

E com um maior controle da jornada de trabalho o processo se torna menos burocrático e operacional, reduzindo custos, tempo e otimizando a contabilidade de horas.

 

Diminui as ações trabalhistas

Em 2018, o pagamento de horas extras foi o principal motivo das ações trabalhistas. De 300 mil ações no TST mais de 42 mil eram sobre horas extras e 29 mil em função do intervalo do almoço.

Apesar da reforma trabalhista ter flexibilizado essa obrigatoriedade do pagamento de horas extras, para possíveis acordos individuais, é fundamental que a empresa tenha como comprovar o tempo trabalhado do colaborador.

E nesse caso o controle de ponto digital pode ser a solução, possibilitando uma exatidão das entradas e saídas dos colaboradores. E não só isso, controlando também os intervalos de descanso e almoço.

Evitando processos trabalhistas em função do colaborador ou a empresa ter perdido o papel com as marcações. No controle de ponto digital tudo fica anotado de forma digital e com backups contínuos para que nada se perca, resguardando juridicamente a empresa.

 

Acerte na hora de escolher seu controle de ponto digital

Optar por uma gestão de controle de ponto digital que possibilite maior controle da jornada de trabalho e eficácia nos processos é fundamental.

E nesse cenário a Xerpa, integrada a plataforma da OiTchau, ajuda as empresas a facilitarem o envio de dados para o controle de ponto.

Por meio das funcionalidades desta ferramenta é possível controlar o fluxo de informações e, na plataforma OiTchau, gerenciar a jornada de trabalho de forma mais assertiva, sendo possível:

  • Reduzir os gastos com processos manuais do controle de pontos;
  • Acabar com fraudes na marcação de pontos;
  • Criar uma jornada de trabalho com limites para horas extras, onde você é avisado quando o colaborador ultrapassa o tempo determinado;
  • Facilitar a relação trabalhista, onde o colaborador pode enviar pedidos de faltas e férias pelo APP, acessando via web ou celular;
  • Ter um controle em tempo real de quem está trabalhando ou ausente;
  • Enviar relatórios de forma mais rápida para a contabilidade;

Conheça essa plataforma de controle de ponto digital clicando aqui.

Controle de ponto digital: a solução da jornada de trabalho

O controle de ponto digital é uma solução dentro da jornada de trabalho dos colaboradores. Em um mercado tão competitivo é essencial que a organização tenha ciência de atrasos, faltas e as causas do absenteísmo.

Com o controle de ponto digital é possível ter maior controle sobre esses dados. Permitindo ao gestor que aja de forma rápida para conter uma possível insatisfação profissional, por exemplo.

Sendo assim, a adoção do controle de ponto digital na empresa traz impactos diretos na gestão de pessoas. Seja na otimização do tempo dedicado a essa burocracia, no controle de dados mais precisos, no gerenciamento de escalas e pagamento de horas extras.

A adoção do controle de ponto digital agiliza os processos e torna a jornada, entrada e saída de colaboradores, mais rápida e segura.

Acabando com a possibilidade de erros que causem processos trabalhistas pelo não cumprimento do horário de trabalho ou do pagamento de horas extras.

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais empresas a adotarem o controle de ponto digital no seu dia a dia.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.