controle de férias online

Controle de férias online: o que é, quais as vantagens e como fazer?

Contar com uma ferramenta de controle de férias online é essencial para um RH de alto desempenho. Por envolver um dos direitos mais importantes do trabalhador, essa é uma tarefa que exige muita atenção. Tendo isso em vista, investir em tecnologia é a melhor maneira de garantir precisão nos cálculos e prazos exigidos por lei.

Pensando nisso, explicamos neste post tudo o que você precisa saber para implementar o controle de férias online de maneira adequada. Você conhecerá a fundo os benefícios deste método e todos os processos que podem ser automatizados na sua rotina. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é o controle de férias online?

Controle de férias online é a gestão de férias feita com o apoio de um software especializado. Esse tipo de tecnologia permite reunir todas as informações sobre as férias dos funcionários em um único lugar. Com isso, é possível fazer consultas, solicitações e aprovações com muito mais facilidade.

Uma boa ferramenta digital pode trazer enormes benefícios para o dia a dia do RH. A principal delas é a automação da gestão de férias, que tradicionalmente envolve muitos cálculos, burocracia e trabalho manual.

No controle de férias online, tudo pode ser feito com poucos cliques, permitindo que a equipe dedique mais tempo a atividades estratégicas, como a gestão de pessoas e da cultura organizacional.

Outro impacto positivo é garantir que a empresa não tenha passivos trabalhistas relacionados a férias. Por aumentar a precisão dos cálculos e facilitar o cumprimento de prazos, a uso da tecnologia ajuda a empresa a caminhar sempre dentro da lei, evitando falhas e ações judiciais.

De modo geral, o controle de férias online é uma ótima prática para manter a transparência no relacionamento da organização com os funcionários. Assim, a satisfação no ambiente de trabalho aumenta, o que gera mais produtividade no negócio.

>> Elaboramos um checklist para o Processo de Férias. Com ele, você conseguirá guiar todo esse processo de forma efetiva (e sem deixar nada para trás). Clique aqui e baixe o checklist!

Quais rotinas podem ser automatizadas com o controle de férias online?

Para ter sucesso com o controle de férias online, é preciso escolher um software capaz de otimizar todas as etapas possíveis dessa atividade. Mas quais rotinas da gestão de férias podem ser automatizadas?

Conheça abaixo as principais e veja como a tecnologia pode facilitar cada uma delas!

 

1. Solicitação e agendamento

Os softwares de controle de férias online permitem que os colaboradores solicitem e agendem suas férias de um jeito rápido e fácil.

Na plataforma da Xerpa, por exemplo, o funcionário faz o pedido de férias para o período que quer descansar, tudo dentro da lei. Ao fazer a solicitação, ele pode escolher se vai tirar 30 dias corridos ou se vai querer dividir o período.

A data de saída e o aviso de férias ficam registrados no sistema, funcionando como um comprovante das férias pedidas pelo colaborador.

 

2. Aprovação

Assim como o agendamento, a aprovação das férias também é feita pelo sistema da Xerpa.

Quando o colaborador solicita o período de descanso, tanto o RH quanto o seu gestor direto são notificados. Depois, basta aprovar as férias ou rejeitar a solicitação, caso haja algum impeditivo.

Ao ter suas férias aprovadas, o funcionário é notificado por e-mail, e essa informação também fica visível no perfil dele na plataforma.

 

3. Histórico de férias

O histórico de férias de todos os funcionários fica disponível para consulta no sistema. No caso da Xerpa, é gerado um relatório completo com todos os detalhes sobre as férias de cada colaborador, incluindo:

  • nome;
  • CPF;
  • data de início e fim das férias;
  • abono de férias (se houver);
  • status das férias (agendada, aprovada, finalizada);
  • informações sobre recesso coletivo (se houver).

 

4. Cálculo das férias

Uma boa ferramenta de controle de férias online permite o cálculo automatizado do pagamento das férias. Basta utilizar os dados de salários e benefícios já presentes no sistema para entregar o valor pronto ao RH, reduzindo drasticamente as tarefas manuais e as chances de erros.

Também é possível integrar a plataforma ao departamento de contabilidade, facilitando a troca de informações com o RH referentes aos pagamentos das férias dos funcionários.

 

5. Gestão e planejamento de férias

Todas essas funcionalidades são importantíssimas para a gestão e planejamento de férias por parte do RH e dos gestores de cada departamento.

A facilidade já começa na tela inicial da Xerpa, que mostra o total de pedidos de férias que precisam ser aprovados. Ao clicar, o usuário consegue verificar detalhes, aprovar solicitações, visualizar a fila de férias e checar todas as férias marcadas. Todas as alterações e atualizações são feitas pela internet, em tempo real.

O que diz a lei sobre o controle de férias online

Não há restrições legais para o controle de férias online, portanto esse método pode ser utilizado por todas as empresas para facilitar essa atividade. Basta ficar de olho nas regras da CLT sobre esse direito dos trabalhadores e escolher uma ferramenta que caminhe lado a lado com a lei.

Os principais pontos de atenção devem ser:

  • todo funcionário tem direito a 30 dias de descanso remunerado a cada 12 meses;
  • esses 30 dias podem ser divididos em até três partes, de acordo com a vontade do empregado. A maior deve ter pelo menos 14 dias, e a menor não pode ter menos que cinco dias;
  • se desejar, o colaborador pode optar por receber até 10 dias das férias em dinheiro (abono pecuniário);
  • o período de férias pode ser reduzido de forma proporcional conforme o número de faltas injustificadas no período aquisitivo;
  • caso as férias não sejam tiradas dentro do prazo de 12 meses após o vencimento, a empresa deverá pagar o valor dobrado ao funcionário.

Para evitar que essas normas sejam descumpridas, utilize no dia a dia um software que ajude o RH e cumprir as determinações, por meio de notificações e relatórios.

 

Chegamos ao fim das nossas dicas sobre controle de férias online. Agora que você já está por dentro do assunto, é hora de colocar o que aprendeu em prática! Implemente um software especializado no seu departamento e otimize a gestão de férias do RH. Assim, a empresa com certeza passará a ter processos mais ágeis e funcionários mais satisfeitos.

Aproveite para conhecer a plataforma da Xerpa e desfrute a funcionalidade do controle de férias online em uma demonstração! Clique aqui e fale com um especialista.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.