A contabilidade integrada é a peça-chave para manter uma empresa saudável. Além de orientar o cumprimento de obrigações legais, o contador também oferece suporte estratégico para o planejamento tributário e financeiro da empresa.

Negligenciar a contabilidade pode significar um obstáculo à eficiência da empresa, já que a legislação fiscal, trabalhista, tributária, previdenciária e financeira da empresa estão diretamente ligadas a ela. Nortear as ações empresariais pela contabilidade é uma medida preventiva, segura e inteligente, principalmente, quando o assunto é sustentabilidade e crescimento.

Atualmente, já existem modernas tecnologias, softwares e sistemas que oferecem uma contabilidade integrada para potencializar ainda mais a capacidade da gestão empresarial.

Quer saber como a contabilidade integrada pode melhorar a sua empresa? Então, acompanhe este post e saiba tudo!

 

O que é Contabilidade Integrada?

Contabilidade integrada é aquela em que todos os setores, seções, divisões, departamentos e filiais de uma entidade jurídica estão integrados ao sistema central de processamento de dados. Questões fiscais, estratégicas e de custo estão vinculadas, permitindo uma gestão mais harmoniosa e transparente do negócio.

 

Contabilidade Integrada é melhor do que os métodos tradicionais?

Sem a menor dúvida! É bastante comum que as empresas terceirizem o serviço de contabilidade. No entanto, a falta de integração entre o contador e os dados do cliente traz muitos problemas. Tais erros poderiam ser facilmente evitados com uma contabilidade integrada.

Tendo como suporte universal à internet, os dados compartilhados pelo cliente ficam salvos na Nuvem, garantindo segurança, agilidade, economia e flexibilidade.

O contador, seja efetivo ou terceirizado, terá acesso aos dados em tempo real da empresa, evitando ruídos na comunicação, atraso no envio de documentações, retrabalho, falta de organização no envio mensal de informações, dentre outros.

Por isso, os métodos tradicionais já estão ultrapassados! Se a sua empresa não quer ficar para trás, investir em modernas tecnologias como a contabilidade integrada é obrigatório.

 

Quais as vantagens desse investimento?

E os benefícios não para por aí! Quer entender como a Contabilidade Integrada gera vantagens para a sua empresa? Confira todos os benefícios que selecionamos logo abaixo:

 

Análise de dados em tempo real

Com modernos softwares de gestão de RH (Recursos Humanos), que tenham um sistema integrado conectado à internet, a contabilidade pode ser automatizada e oferecer análises mais assertivas e imediatas.

Esses sistemas de contabilidade integrada permitem que o cliente e o contador tenham acesso aos dados sem precisar estar no mesmo lugar, basta estarem conectados à internet.

O contador terá acesso aos dados gerais, como controle financeiro, conciliação bancária, fluxo de caixa e emissão de notas fiscais, conseguindo realizar qualquer operação sem depender do cliente para o envio dessas informações.

 

Otimização do tempo

Um sistema integrado permite que o trabalho seja feito de qualquer lugar, por isso poupa tempo! Seja com o motoboy levando os documentos até a empresa ou com a espera no envio das documentações necessárias para a realização de alguma análise.

A contabilidade online facilita também a comunicação entre os setores da empresa, já que muitas informações demoram para serem passadas e isso pode se tornar um fator complicado para o contador.

Além disso, a automatização de tarefas oferece o cálculo de informes padronizados, tais como o valor do vale-refeição. Assim, não haverá mais perda de tempo com tais atividades de forma manual, o sistema oferece todos os dados baseados nos dias em que cada colaborador trabalhou efetivamente.

 

Segurança dos dados em Cloud Computing

Por meio dos serviços de Cloud Computing, os usuários mantém arquivos de diversos tipos, formatos e pesos salvos na internet é possível aumentar a segurança no armazenamento das informações.

Assim,  os dados podem ser acessados de qualquer lugar, independente de estar ou não com os arquivos em mãos.

Todos os dados subidos na Nuvem são criptografados para garantir a segurança das informações. Somente pessoas autorizadas terão acesso ao conteúdo compartilhado.

Ter um sistema integrado em Nuvem é benéfico para ambos, já que os dados nunca mais serão perdidos por eventuais problemas nos computadores. As informações estarão em segurança hospedados na nuvem.

 

Valorização do profissional de contabilidade

Mais do que lançar valores em tabelas sobre créditos e notas fiscais, os contadores são profissionais que orientam o empreendedor a organizar o seu negócio e o seu tempo. E assim, tomar decisões mais estratégicas para o seu negócio.

Com o seu foco em estratégias, o contador passa a ser um consultor de investimentos financeiros, indicando ações mais seguras e rentáveis para o negócio.

Os sistemas de contabilidade integrada permitem que a função do profissional seja explorada de maneira mais inteligente.

 

Lucratividade em alta

Quanto tempo se gasta para reunir todos os dados que o contador precisa para gerar as análises? Com o emprego de um sistema de contabilidade integrada, os dados estão sempre disponíveis para o contador, permitindo que esse “tempo de sobra” seja usado para outras atividades que visem o lucro.

Se esse tempo fosse usado para ir atrás de novos clientes, o faturamento da sua empresa aumentaria sem a menor dúvida com o mesmo número de colaboradores.

 

A concorrência já é integrada (sem sombra de dúvida)

Empregar sistemas de integração em gestão não é mais um diferencial, mas uma necessidade para as empresas que querem continuar ativas no mercado.

A tecnologia não vai esperar a sua empresa estar preparada para avançar. Quanto mais tempo demorar para se adequar às novas condições que a tecnologia oferece, maiores são as chances da sua empresa perder para a concorrência. Os clientes querem vantagens, qualidade, inovação, querem profissionais altamente capacitados para o futuro.

A sua empresa está na corrida?

 

Como isso funciona na prática?

Com tanta tecnologia disponível, existem diversas opções de sistemas contábeis de gestão integrada. Invista nas ferramentas que melhor se adequam a realidade da sua empresa.

Consulte o seu contador e conheça quais são as suas demandas, faça uma boa pesquisa e empregue um sistema de contabilidade integrada para potencializar o seu negócio. Afinal de contas, quanto maior for o investimento nos processos, menores serão os ruídos criados e o trabalho será realizado com muito mais qualidade.

 

E aí, sua empresa precisa ou não de contabilidade integrada? Compartilhe esse post nas redes sociais com quem também precisa!