Se você atua em uma grande empresa, já deve ter ouvido falar em problemas gerados pelo conflito de gerações no trabalho.

As diferenças entre gerações no ambiente de trabalho surgem, pois, atualmente, temos no mercado, profissionais nascidos desde a década de 50 até os anos 2000.

Há de se considerar que o mundo muda e se torna cada vez mais moderno e, com ele, as formas de atuação no mercado de trabalho também se transformam.

Essas alterações têm aspectos positivos e negativos e, é claro, não ocorrem de um dia para o outro.

Por serem mudanças graduais, faz parte da rotina de quase todas as empresas lidarem com funcionários de gerações distintas. Isso, frequentemente, gera alguns conflitos de gerações no ambiente de trabalho. É de responsabilidade do setor de RH lidar com essas questões.

Para te ajudar a entender melhor esse problema, preparamos esse post, que aborda o que é conflito de gerações e como o departamento de Recursos Humanos pode lidar com a questão.

O que é conflito de gerações?

Chamamos de conflitos de gerações no trabalho todos os atritos relativos as formas antigas e atuais de se trabalhar, que ocorrem entre colaboradores de faixas etárias muito diferentes.

Atualmente, encontram-se no mercado de trabalho, profissionais de 3 gerações:

  • Baby Boomers;
  • Geração X;
  • Geração Y.

Essas são gerações que apresentam características bastante distintas, afinal, os profissionais foram criados em contextos sociais e econômicos muito diferentes.

Para entender as raízes dos conflitos de gerações no trabalho, é importante conhecer mais sobre cada uma delas.

Baby Boomers

Os Baby Boomers são os profissionais nascidos entre as décadas de 1940 e 1960, em um contexto em que o mundo se recuperava econômica e socialmente de duas grandes Guerras Mundiais. Nessa época, a educação era bastante rígida e com base na disciplina.

Do ponto de vista profissional, os Baby Boomers são pessoas que entraram para o mercado de trabalho bastante cedo e por necessidade de sustento. Não tiveram muita liberdade de escolha na carreira e dificilmente fizeram curso superior antes de ingressar na profissão.

Geração X

A geração X é composta por pessoas nascidas entre os anos 1960 e 1980. Essa geração se formou em um contexto de muitas transformações e presenciaram grandes marcos da história, como movimentos revolucionários e golpes políticos.

Os profissionais da geração X tiveram mais poder de escolha sobre suas carreiras do que os Baby Boomers e se prepararam academicamente para elas.

Geração Y

Finalmente, temos os nascidos entre as décadas de 1980 e 2000: a tão famosa geração Y.

Marcados pelo contato cotidiano com a transformação tecnológica e um contexto histórico e econômico bastante favorável, os profissionais dessa geração puderam basear sua trajetória profissional de acordo com seus desejos.

É uma geração de pessoas que buscam o “emprego dos sonhos” e que teve bastante preparo acadêmico para ingressar no mercado de trabalho.

O que causa o conflito de gerações no trabalho?

Vale lembrar que as maiores transformações do mundo, especialmente quando falamos em tecnologia, vêm ocorrendo há menos de 150 anos. Basta pensar no pequeno espaço de tempo que separa a invenção da lâmpada elétrica e o surgimento da internet, por exemplo.

Por isso, mais do que nunca, as gerações presentes nas empresas aprenderam a trabalhar usando recursos e ferramentas muito diferentes. Isso influencia, inclusive, em sua maneira de pensar e solucionar problemas no ambiente de trabalho.

A geração dos Baby Boomers, por exemplo, têm no trabalho sua principal prioridade, agem com foco em resultados e costumam ser bastante competitivos.

Eles têm dificuldade com o uso de tecnologias no dia a dia, enxergam a liderança como uma posição de controle e têm dificuldades com a perda de status dentro da empresa.

Os profissionais da geração X, por sua vez, dedicam-se bastante ao trabalho e são comprometidos aos valores e objetivos da empresa em que atuam.

Como líderes, valorizam a competência de seus liderados e têm medo de serem demitidos.

São pessoas que buscam um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, além de lidarem bem com a tecnologia.

Leia mais: 5 razões para o investimento em tecnologia nas empresas

Em contrapartida, a geração Y já nasceu hiperconectada. Entre suas principais características, esses profissionais são:

  • criativos;
  • buscam desafios;
  • valorizam a flexibilidade no ambiente de trabalho;
  • procuram empregos alinhados a seus valores pessoais.

Esses profissionais têm boa autoestima, são multitarefas e gostam de sair da rotina.

No entanto, costumam ser impulsivos e têm problemas com processos fechados e burocracias.

Como você já deve imaginar, diante de tantas inovações nas empresas e no mercado, grande parte dos profissionais da geração anterior temem perder espaço para os profissionais da geração Y.

Agora que falamos um pouco sobre as gerações e citamos aspectos das diferenças entre elas no ambiente de trabalho, daremos um passo adiante, tentando explicar qual é o papel do RH neste novo cenário.

Como o RH deve lidar com essa situação?

As diferenças de perfis comportamentais listadas acima, são bastante significativas e podem causar conflitos de gerações no trabalho, que afetam diretamente a harmonia entre os times. Nesse momento, o RH deve agir de forma estratégica e atuar como um mediador.

O primeiro passo é manter um diálogo aberto entre gerentes e o time, além de incentivar que isso aconteça também entre os colaboradores.

Para isso, pode ser interessante criar momentos amistosos e descontraídos. Dessa forma, os colaboradores podem se conhecer melhor e desconstruir possíveis rótulos sobre seus colegas de trabalho.

Diante de um diálogo aberto, é muito mais fácil melhorar o clima organizacional e criar um ambiente colaborativo, em que todos possam aprender com os pontos fortes uns dos outros.

Essa também é uma oportunidade de fazer com que cada um se sinta mais valorizado em suas habilidades positivas.

Finalmente, conhecer as particularidades de cada uma das gerações é uma forma de aprender a gerenciar os colaboradores de maneira mais inteligente, respeitando suas restrições, trabalhando seus pontos fortes e ajudando-os a superar suas dificuldades.

Trabalhar a inteligência emocional no trabalho é outra forma positiva de lidar com o conflito de gerações nas empresas.

Além de um ambiente mais harmonioso, a empresa também ganha em produtividade e resultados.

É possível prevenir o conflito de gerações no ambiente de trabalho?

Segundo uma pesquisa feita pela Amcham Brasil, atualmente, 75% das empresas do país enfrentam problemas relativos ao conflito de gerações no trabalho. Um número bastante significativo e que representa a realidade da maioria das empresas de grande porte.

Mas, afinal, é possível prevenir essa situação? A resposta é não.

Isso só seria possível caso a empresa escolhesse contratar funcionários exclusivamente de uma geração. O que é prejudicial para a saúde do empreendimento como um todo, visto que a diversidade é um dos fatores de maior importância para o sucesso de uma empresa.

No entanto, é possível encontrar maneiras de evitar os conflitos.

É preciso ter líderes com características atuais, que entendam seu papel fundamental nesse momento, atuando para fomentar um ambiente de colaboração e harmonia, em que todos os funcionários se sintam valorizados.

A diversidade de faixas etárias dentro de uma empresa pode causar conflito de gerações no trabalho, porém, é uma ferramenta valiosa para o crescimento constante da organização.

Se você quiser saber mais sobre isso, aproveite para ler o nosso post sobre os benefícios da diversidade nas empresas.

Atualmente o departamento de RH precisa lidar com diferentes questões estratégicas dentro de uma empresa. É por isso, que as questões do dia a dia precisam de apoio da tecnologia.

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