comunicação entre contabilidade e setor de RH

A importância da comunicação entre contabilidade e setor de RH

Diariamente em contato, as áreas de sua empresa não podem ter ruídos nessa troca de informações. O que reforça, apenas, a importância da comunicação entre a contabilidade e o setor de RH. Afinal, são dados que dizem respeito a toda a estrutura fiscal e financeira da empresa. Com novas tecnologias, entretanto, essa relação pode ser enriquecida potencialmente.

 

Ideias, conceitos e tecnologias que permitam um centro de serviços compartilhados, dentro das empresas, são cada vez mais comuns. Quer um bom exemplo da relevância disso? Na sua empresa, existe uma boa comunicação entre a contabilidade e o setor de RH?

Afinal de contas, por meio da transformação digital as organizações puderam aproximar-se não apenas dos seus consumidores e parceiros, mas internamente. Entender todos os obstáculos e objetivos inerentes a cada etapa do fluxo de trabalho agrega um trabalho mais harmônico, produtivo e evolutivo.

Até por isso, resolvemos mostrar para você, neste post, o quanto é importante uma boa comunicação entre a contabilidade e o setor de RH — e confira nossa sugestão para qualificá-la cada vez mais. Confira!

Por que importa a comunicação entre a contabilidade e o setor de RH?

Vamos lá: essa troca de informações já existe entre os departamentos — sendo eles já integrados ou não. Pois o setor de RH deve encaminhar documentos e contatar a área contábil para solicitar alguma informação específica, e vice-versa.

A diferença, entretanto, está na qualidade dessa comunicação. Telefonemas, e-mails e recados por meio de colegas de equipe até podem ser funcionais, aqui e ali, mas abrem brechas enormes no processo produtivo.

Assim, o procedimento de admissão de um novo funcionário pode ser truncado ou ineficaz, as folhas de pagamento podem conter erros contínuos e, até mesmo, algumas obrigações fiscais podem ser esquecidas, tendo o prazo perdido — o que acarreta em penalizações para a empresa e prejudica o clima entre os profissionais.

Já que vivemos em plena Era Digital e a transformação digital nos traz adventos revolucionários em uma base quase diária, por que não desfrutar disso para melhorar a comunicação entre a contabilidade e o setor de RH?

A seguir, vamos explorar os benefícios de investir em uma solução digital que privilegie essa relação entre ambas as áreas, permitindo que a sua marca explore novos caminhos para qualificar-se continuamente!

Como melhorar a relação entre o RH e a contabilidade?

Se você já inseriu, em pequena ou larga escala, o seu RH no conceito 4.0 de otimização das tarefas e responsabilidades, sabe que a tecnologia é o elemento-chave para o sucesso dessa equação.

Isso porque as soluções digitais, hoje em dia, contribuem com a automação de tarefas, bem como a integração de dados para que ambas as equipes vejam os mesmos dados — em tempo real —, agilizando a comunicação, o planejamento e as decisões.

Portanto, aí vão algumas dicas para que esse projeto de qualificar a comunicação entre a contabilidade e o setor de RH comece imediatamente no dia a dia da sua empresa:

  • identifique, em reuniões com os setores, quais são os principais desafios enfrentados nessa relação diária;
  • observe quais tarefas ainda são analógicas e/ou dissociadas de uma integração entre os setores;
  • pesquise, no mercado, as melhores soluções para aprimorar a comunicação entre a contabilidade e o setor de RH.

Essas duas questões são o resultado de uma união de esforços entre ambos os setores para que os obstáculos sejam continuamente erradicados do cotidiano.

No entanto, para a avaliação de uma boa solução para melhorar a comunicação entre a contabilidade e o setor de RH, nós temos a resposta definitiva para isso!

Como a Xerpa pode integrar todo o setor de RH da empresa?

Se você já tem o hábito de navegar pelas nossas redes sociais e interagir conosco em nossos artigos do blog, deve estar por dentro das soluções que a Xerpa tem a oferecer para qualificar o seu RH.

Agora, caso esteja visitando-nos pela primeira vez: bem-vindo! A Xerpa é uma das marcas pioneiras em agregar uma solução inteiramente digital para promover assertividade, controle e segurança à sua empresa!

Para isso, nosso software de gestão dispõe de módulos variados capazes de permitir uma admissão digital rápida e eficiente, promover o acompanhamento de diversas métricas, com base nos seus objetivos, e integrar os setores que, direta ou indiretamente, relacionam-se com o seu setor de recursos humanos.

Ou seja: algo que inclui também a boa comunicação entre a contabilidade e o setor de RH. E, a seguir, vamos mostrar para você o quanto isso pode ser constantemente valorizado através do uso integrado do nosso sistema!

 

Conexão com a portabilidade

Ao conectar a sua contabilidade com a Xerpa, você dá acesso às principais informações dos colaboradores da empresa, como:

Basicamente, tudo o que o setor necessita para realizar um trabalho rápido e eficiente. E, para facilitar a comunicação entre a contabilidade e o setor de RH, essa necessidade de contato é notificada, automaticamente, por meio do próprio sistema, que envia alertas aos profissionais envolvidos.

 

Facilidade de exportar documentos

Faltam documentos de admissão ou algum dado que ficou incompleto ao longo do cadastro de um colaborador? Sem problemas! O seu especialista de contabilidade — ou do RH — pode solicitar o que ele está em busca diretamente no sistema.

Além disso, o software da Xerpa permite que você exporte relatórios, adicione histórico de salários e também as informações sobre a sua empresa. Questões que ajudam, portanto, na harmonia de uma boa comunicação entre a contabilidade e o setor de RH.

 

Alento também para os profissionais terceirizados

Mesmo os profissionais terceirizados — e que participam de muitos processos associados ao departamento pessoal — podem fazer uso da solução da Xerpa. A diferença com o que foi citado acima é apenas a maneira com a qual ocorre o recebimento de informações, sendo de responsabilidade do RH esse envio.

Quem é a Xerpa?

Sherpas são os povos residentes entre o Nepal e o Tibete, e que desempenham um papel elementar no auxílio de orientação de intrépidos aventureiros que planejam escalar as suas montanhas mais íngremes e desafiadoras.

Transpondo esse minucioso e fundamental trabalho para os corredores corporativos, a Xerpa tem como um de seus principais objetivos a mão estendida para guiar os seus clientes e parceiros ao cume dos seus objetivos de maneira segura e autossuficiente.

Para isso, a empresa dispõe de um amplo conhecimento do setor, tecnologia de ponta — e constantemente em desenvolvimento — para que os seus passos sejam seguros e decisivos mesmo em terrenos inexplorados e uma equipe multidisciplinar para atender e antecipar todas as suas demandas!

 

Para qualificar, então, a comunicação entre a contabilidade e o setor de RH, aproveite para conhecer melhor as soluções da plataforma! Clique aqui e fale com um especialista. 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.