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Comunicação empresarial: você conhece esse conceito?
Cultura da Empresa

Comunicação empresarial: você conhece esse conceito?

A comunicação empresarial é um conjunto de maneiras e ferramentas utilizadas por uma empresa para que ela possa dialogar com seu público interno, externo, fornecedores e comunidade a sua volta.

 

A comunicação é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio. Graças à ela, as empresas conseguem manter suas operações funcionando, além de criar um clima corporativo de acordo com seus valores.

Ela fornece diversas ferramentas e formas para que uma empresa dialogue com seu público interno. Assim, é possível garantir que os colaboradores trabalhem de forma integrada e alinhada aos objetivos da corporação.

É por meio de uma comunicação eficiente que as empresas tornam-se capaz de motivar seus funcionários, fazendo com que eles se sintam parte importante do time. Como consequência, elas passam a contar com um aumento no desempenho dos colaboradores, com inovações constantes e com verdadeiros aliados de seu negócio.

A comunicação empresarial é uma área estratégica dentro das organizações e tem como objetivo ajudar a melhorar os resultados obtidos e a imagem da marca, tanto diante dos funcionários quanto a seu público no mercado.

Ela é essencial para os negócios, então convidamos você a continuar a leitura deste post para compreender melhor o assunto e aprender como desenvolver uma comunicação empresarial eficiente!

 

Qual o significado de comunicação empresarial?

Independente de seu setor e tamanho, uma organização é composta por pessoas que trabalham em conjunto para se atingir um objetivo e, assim, conseguir lucro. Para que ela funcione corretamente tanto em termos operacionais, quanto em relação ao clima corporativo, é preciso que haja uma comunicação empresarial.

Ela é responsável por garantir que os funcionários cumpram com suas tarefas e obrigações, mantendo-se alinhados aos objetivos da empresa. Além disso, ela é importante para o relacionamento interno, criando um melhor ambiente organizacional para todos.

Além disso, possui outros benefícios, como:

  • evita que o público – interno e externo – crie rumores, especulações;
  • desenvolve o sentimento de pertencimento e participação nos colaboradores, ao mesmo tempo que aumenta o engajamento dos consumidores;
  • disponibiliza um canal para que todos expressem suas dúvidas, reclamações e sugestões;
  • auxilia na criação de uma imagem positiva para a marca;
  • alinha os valores e propósitos da empresa para incentivar o aumento da produtividade.

Todos os negócios precisam desenvolver sua comunicação empresarial para ter sucesso em seu ramo. Para isso, é necessário analisar, planejar, ouvir e agir de acordo com as necessidades da empresa, valorizando tanto a marca, quanto os funcionários – ambos são importantes para os negócios.

Quando uma empresa se preocupa apenas com a visão de seu público-alvo, comunicando-se apenas com futuros clientes a comunicação empresarial tende a ter falhas.

Portanto, é necessário também cuidar do público interno. Os funcionários são os ativos humanos mais importantes para as empresas. São eles que desenvolvem novas ideias e formas de realizar os serviços prestados.

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Qual a diferença de comunicação empresarial e comunicação organizacional?

Muitas pessoas confundem estes dois termos e acabam considerando-os sinônimos. No entanto, há uma diferenças entre eles.

A comunicação empresarial implica na definição das estratégias de negócio da corporação. Ela está mais relacionada às práticas diretas que visam melhorar os lucros e imagem da marca.

Já comunicação organizacional é um termo mais amplo e se refere à gestão e otimização dos relacionamentos com os diferentes públicos da empresa. Ele pode ser utilizado até mesmo por organizações sem fins lucrativos, portanto não visa definir estratégias de negócios como o outro termo.

Enquanto o objetivo da comunicação empresarial é estabelecer uma estratégia para evitar problemas e promove um clima organizacional mais agradável. A função da comunicação organizacional é sintonizar os interesses entre a empresa e os grupos – internos e externos – que são alvos de suas ações.

 

Quais as barreiras da comunicação empresarial?

A comunicação empresarial tem evoluído rapidamente nos últimos anos graças à influência que a tecnologia tem hoje na vida das pessoas.

Devido a isso, não faltam meios para que as empresas se comuniquem e atinjam seus públicos de forma mais assertiva. No entanto, é necessário saber como usar cada um dos canais existentes atualmente para que que a mensagem seja eficiente e adequada.

Além disso, há diversos fatores que podem comprometer o sucesso da comunicação empresarial. Por isso, é necessário se atentar a diversos pontos para não cometer erros e prejudicar a imagem da marca diante dos consumidores.

Para que isso não aconteça, saiba quais são as principais barreiras da comunicação empresarial e aprenda a evitá-las:

 

1. Semânticas

Esse tipo de barreira acontece quando a empresa tenta se comunicar com seu público, utilizando uma linguagem diferente da praticada por ele. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a organização tenta falar de uma forma mais formal, enquanto seu público é mais jovem e utiliza uma linguagem descontraída.

Quando isso acontece, temos o que é chamado barreira semântica. Isso pode ser muito prejudicial para a empresa, já que ela gastará seus esforços para passar uma mensagem que não será compreendida por seus ouvintes.

Para evitar que isso aconteça, é importante que o receptor conheça seu público e adapte a mensagem que queira passar para que ela seja compreendida de forma fácil e eficaz.

 

2. Psicológicas e Pessoais

A comunicação empresarial pode ter barreiras psicológicas e pessoais. Isso acontece por causa de fatores intrínsecos às pessoas e aos seus sentimentos, preconceitos e personalidade.

Essa barreira é causada quando uma pessoa possui um motivo interno que a atrapalha a receber e aceitar a mensagem de outro. No ambiente de trabalho podemos perceber isso quando um funcionário está de mal humor e não consegue aceitar bem a opinião de outro colega, sem motivos aparentes.

Evitar esse tipo de barreira é mais complicado, uma vez que seus motivos é muito pessoal e interno de quem a está criando. Porém a empresa deve lidar com essas pessoas, conversando e incentivando-as a se sentirem mais motivadas.

Os líderes diretos, por exemplo, podem conversar com suas equipes para entender o que está acontecendo e ajudá-las a lidar melhor com problemas pessoais. Assim, é possível manter o clima mais agradável a todos.

Já as barreiras psicológicas na comunicação empresarial estão mais relacionadas com os preconceitos e os sentimentos de uma pessoa em relação a outra ou a um grupo.

 

3. Barreiras Físicas e Geográficas

Por último ainda temos as barreiras causadas por fatores físicos e geográficos como distância, interrupções, ruídos e dificuldade de deslocamento.

Essas são mais frequentes naquelas organizações que têm atividades sendo desenvolvidas em mais de uma cidade ou país, ou quando possui funcionários que precisam viajar constantemente. Isso pode atrapalhar a comunicação empresarial, criando ruídos entre entre a organização e seus receptores.

Por isso, é necessário encontrar formas de tornar a comunicação mais eficaz. Uma grande aliada para eliminar essa barreira é a tecnologia. Atualmente, há diversas soluções tecnológicas no mercado capazes de ajudar, como dispositivos que permitem a realização de videoconferências. Dessa forma, é possível tornar a comunicação empresarial mais próxima e efetiva.

 

Como tornar a comunicação de minha empresa mais eficiente?

A tecnologia tem sido utilizada cada vez mais pelas empresas para otimizar sua comunicação. Graças aos dispositivos atuais, é possível ter uma comunicação móvel, mais rápida, ágil e prática.

Com a ajuda da tecnologia, a empresa ainda pode criar um bom planejamento para tornar sua comunicação ainda mais otimizada. Confira algumas dicas:

  • é necessário escolher o canal adequado para atingir o público-alvo. Quando se tratar de comunicações oficiais, a empresa deve ser mais formal e utilizar a ferramenta de comunicação determinada pela empresa. Agora, se for para responder um comentário de um cliente nas redes sociais, ela pode ser mais descontraída;
  • busque sempre compartilhar conhecimento e informações úteis, seja por e-mail ou nas redes sociais. A criação de conteúdo  tem sido uma estratégia bem eficiente, portanto ofereça newsletters e outros materiais;
  • evite que se crie um clima de fofoca, em que haja conversas paralelas improdutivas. Sempre que boatos surgirem, procure esclarecê-los diante de seu time;
  • por outro lado, a comunicação informal na empresa também pode ser bastante saudável. Portanto, disponibilize canais para que seu time troque informações com colegas de trabalho;
  • Os e-mails devem ser utilizados com moderação e, de preferência, de forma breve e objetiva.

 

As pessoas estão cada vez mais dependentes dos dispositivos móveis e da internet, portanto utilize isso como uma ferramenta estratégica para desenvolver a comunicação empresarial de seu negócio. Os recursos sonoros e visuais presentes nos recursos tecnológicos podem ajudar a gerar maior empatia do público. Dessa forma, tanto os colaboradores, quanto os clientes se sentirão mais próximos de sua empresa, contribuindo para uma comunicação mais assertiva.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre comunicação empresarial? Deixe seu comentário aqui no post!

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