A falta de comunicação interna impede o crescimento de minha empresa?

Comunicação empresarial interna é a troca de informações dentro do ambiente corporativo. Uma importante ferramenta para os negócios, tem como objetivo garantir que todos os colaboradores estejam alinhados com as estratégias, valores e metas da empresa, assim como bem-informados sobre o que acontece e é divulgado sobre o local em que trabalham.

É por meio dela que as empresas divulgam as informações e o conhecimento dentro de seus ambientes de trabalho. Ela pode acontecer tanto verticalmente, quando a direção precisa passar um comunicado para os níveis subordinados; quanto horizontalmente, em casos que os empregados de mesmo níveis de cargo precisam compartilhar alguma informação entre si.

A comunicação empresarial interna bem realizada pode ser uma ferramenta eficiente para evitar situações de crise por falta de comunicação, como em casos de negociações que envolvem colaboradores de diferentes setores, por exemplo.

Ela é fundamental para qualquer organização, pois, além de manter toda a equipe informada, contribui para o clima e cultura organizacional, engajando e motivando os funcionários.

 

Vantagens de uma comunicação empresarial interna eficiente

Atualmente, para que uma empresa sobreviva no mercado cada vez mais competitivo, é indispensável ter um bom sistema de comunicação, tanto externo quanto interno. Comunicar-se de forma estratégica com seu público tornou-se vital para isso.

No entanto, antes de criar as melhores estratégias para atrair e manter um bom relacionamento com os clientes, é necessário desenvolver e aprimorar a comunicação com o público interno, ou seja, seus colaboradores.

Seja qual for o segmento ou porte de sua empresa, as ações de comunicação interna poderão agregar diversos benefícios, engajando a todos a buscarem pelos objetivos organizacionais.

Veja quais são os principais benefícios de se manter um bom diálogo entre seus funcionários:

 

Alinhamento da equipe

Uma das grandes vantagens dessa estratégia é a possibilidade de alinhar seu time interno. Isso irá permitir que todos tenham a mesma visão e trabalhem juntos para atingir os mesmos objetivos.

Ao oferecer bons meios de comunicação para seu time, as informações chegarão mais rápido e corretamente, o que aumenta, ainda mais, o alinhamento entre todos.

 

Agilidade nos processos

Departamentos trabalhando isoladamente podem ser lentos e gerar retrabalhos. Agora, se houver integração entre os procedimentos e departamentos, é possível tornar os processos mais ágeis e eficientes.

Isso irá garantir que todos os colaboradores, de todos os setores, tenham acesso à informação completa referente aos processos da organização, o que irá contribuir para melhores tomadas de decisões e produtividade das equipes.

 

Ambiente de trabalho otimizado

A comunicação empresarial interna auxilia na melhora do clima organizacional, pois traz maior clareza às atividades da empresa, aprimorando as relações interpessoais entre todos.

Isso evita que boatos ou notícias negativas circulem entre os colaboradores, podendo gerar conflitos e inseguranças. Assim, é possível manter um bom ambiente de trabalho, com funcionários felizes e satisfeitos.

 

Engajamento dos colaboradores

Manter todos os funcionários engajados e motivados não é uma tarefa fácil. Estimular uma boa comunicação interna é fundamental para isso, pois permite que os funcionários saibam tudo o que está acontecendo na empresa e entendam a sua participação nos negócios.

Dessa forma, é possível fazer com que todos se sintam valorizados e parte importante da empresa e, assim, fiquem satisfeitos e motivados.

 

Boas-vindas de novos colaboradores

A integração de novos funcionários também pode ser beneficiada com uma comunicação empresarial interna eficiente. Ao estabelecer uma boa comunicação entre as equipes, todos estarão cientes das novas contratações e poderão participar da integração do novo membro. Isso irá ajudar o novo colaborador a se sentir parte da equipe de forma mais rápida.

 

Como melhorar a comunicação interna de minha empresa?

Para alcançar bons resultados, a comunicação empresarial interna deve ser planejada e executada corretamente. É necessário que sua empresa invista em canais que funcionários possam se expressar e, ao mesmo tempo, ouvir uns aos outros.

Agora que você já sabe a importância da comunicação empresarial interna para seus negócios, que tal conferir algumas dicas para evitar qualquer tipo de ruído na sua comunicação interna:

 

1. Escolha dos canais:

Antes de implementar qualquer ferramenta de comunicação, é preciso identificar as necessidades de seu público interno para definir quais são os melhores canais  e com qual finalidade serão usados.

A escolha irá depender do perfil de seus colaboradores, da estrutura física e hierárquica de sua empresa, o orçamento disponível, entre outros critérios. Cada canal possui vantagens, desvantagens e objetivos específicos. Portanto, é necessário se preparar para avaliar as opções e escolher aquele que melhor se enquadre à sua estratégia.

 

2. Compartilhamento de conhecimento

Mais do que um transmissor de informações, os canais de sua empresa devem ser verdadeiras ferramentas de compartilhamento de conhecimento.

Incentive seus colaboradores a escreverem suas opiniões ou a darem depoimentos em jornais internos e newsletters disparadas para o e-mail corporativo de todos. Isso irá permitir que os funcionários saibam das experiências uns dos outros e possam aprender um pouco mais sobre a empresa a partir da visão de seus colegas.

 

3. Invista em redes sociais corporativas

A rede social corporativa é uma grande tendência entre as empresas. Ela tem uma aceitação incrível entre os funcionários, pois se parecem com as famosas redes sociais utilizadas pela sociedade, como o Facebook.

Ela atrai, principalmente, colaboradores mais jovens e permite que todos colaborem, favorecendo a comunicação horizontal e aproximando as diferentes áreas. Nesse canal, todos se tornam emissores de mensagens.

 

4. Utilize aplicativos

A tecnologia tem se tornado grande aliada da comunicação empresarial interna. Os aplicativos são novos canais de comunicação que surgiram para acompanhar os novos hábitos dos colaboradores.

As pessoas conferem constantemente seus smartphones, por isso, ao realizar a comunicação interna por meio de aplicativos, a empresa pode ter uma garantia maior de que todos terão acesso a seus comunicados.

Há diversos aplicativos no mercado com diferentes funcionalidades e personalizações que podem facilitar a comunicação dentro das empresas. Eles podem ser o canal ideal para empresas que contam com muitos profissionais que viajam ou trabalham fora de seus escritórios.

 

Por melhores que sejam os recursos oferecidos pela sua empresa no ambiente de trabalho e as estratégias de onboarding de novos funcionários, nada pode substituir uma efetiva comunicação. Ouvir os colaboradores é o primeiro passo para melhorar a comunicação empresarial interna. Por isso, não perca mais tempo e valorize seu capital humano para otimizar seus negócios.

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