Como utilizar a tecnologia para otimizar os processos de recrutamento

processos de recrutamento

Todas as áreas da sua empresa possuem processos otimizados, mas na hora de fazer recrutamentos você continua com as mesmas fórmulas batidas de sempre? Muitas empresas pretendem aumentar o quadro de colaboradores em 2017, mas é preciso tomar cuidado, pois contratações têm um impacto muito grande no sucesso dos negócios, seja positivo ou negativo.

Para começar, nós acreditamos que o RH é um parceiro do negócio e tem um papel vital na empresa. Dito isso, podemos considerar o recrutamento como uma ação extremamente estratégica. Uma contratação bem-feita pode aumentar a moral e a produtividade da equipe, melhorar a relação com clientes e fornecedores, manter o clima organizacional mais saudável e garantir a continuidade do conhecimento na empresa.

Mas o que a gente quer dizer com otimizar os processos de recrutamento? Nós estamos falando da automatização de processos, redução do tempo de execução de processos, corte nos gastos com contratações, maior assertividade no processo e, portanto, redução do custo de turnover, implementação de uma inteligência que contribuirão para diversas áreas do negócio entre outras vantagens.

Quer entender um pouco melhor como a tecnologia pode te ajudar a trazer todos estes benefícios para a sua empresa? Confira! 😉

Tecnologia para gestão de pessoas em 2017

Tradicionalmente o RH é um departamento que não investe em tecnologia. Entretanto, com o reconhecimento cada vez maior da importância estratégica da gestão de pessoas, as empresas estão abrindo os olhos para softwares e plataformas online que podem agilizar os processos, automatizar tarefas e contribuir para o sucesso dos negócios.

Uma pesquisa realizada com 368 empresas brasileiras revelou que 68,5% delas pretendem aumentar o orçamento do RH em 2017. Entre os maiores focos de investimento estão a contratação de ferramentas e softwares de Treinamento e Capacitação, Recrutamento e Seleção e Avaliação de Desempenho. Ou seja, há uma preocupação em otimizar os processos da gestão pensando na vantagem competitiva que isso trará para a companhia.

Ferramentas e soluções integradas

Ok, nós falamos que as empresas estão querendo aumentar os seus investimentos em ferramentas para otimizar os processos de recrutamento e seleção. Mas como estes softwares e plataformas online podem de fato contribuir para aumentar a assertividade das suas contratações enquanto diminui o investimento em tempo e dinheiro do RH? Vamos dar alguns exemplos de funcionalidades da 99jobs Para Negócios que responderão a esta pergunta.

Filtros de gerenciamento de candidatos

Quando você cadastra uma oportunidade na 99jobs você cria filtros das exigências de habilidades, experiência e fit cultural. Conforme as pessoas vão se inscrevendo na vaga, elas são automaticamente ordenadas de acordo com estes filtros. Ou seja, os melhores candidatos segundo as suas necessidades, que atendem todas as exigências e têm maior fit cultural com a sua empresa, estarão no topo do seu ranking.

Isso facilita e muito o trabalho do recrutador, que poderá dedicar mais tempo aos candidatos que estão realmente dentro do perfil da vaga e da empresa.

A importância dos testes de valores

O grande segredo da prosperidade de empresas como o Google, a Microsoft e o Facebook está em suas culturas organizacionais. E, para garantir o sucesso das novas contratações e a continuidade desse clima, eles apostam em pessoas que têm fit cultural com a empresa, que seria “quando existe uma congruência entre as normas e valores de uma organização e de uma pessoa”, segundo o psicólogo Adrian Furnham, autor de The Psychology of Behaviour at Work.

Uma ótima forma de saber se os valores e as atitudes dos candidatos combinam com a cultura da sua empresa é submetê-los a um teste de valores. A 99jobs oferece essa funcionalidade para as empresas que utilizam a sua plataforma para fazer contratações – chama-se 99match, um teste de valores que reflete se o candidato é ou não uma combinação para a sua vaga.

Testes online – engajamento e praticidade

A etapa de testes não precisa mais ser presencial. Isso significa “ganhar” um tempo precioso que seria investido na organização de uma sala e o acompanhamento da aplicação das provas. Os testes online hoje, muitas vezes integrados nas plataformas de contratação, oferecem questões personalizadas para cada processo, com diferentes níveis de dificuldade de acordo com as necessidades da vaga.

Abandone o e-mail e a planilha!

O e-mail e a planilha são os dois grandes companheiros de um recrutador. E, por muito tempo, eles serviram com maestria para garantir a comunicação e a análise de dados dos processos seletivos. Porém, nós sabemos como estes dois recursos podem dar ainda mais trabalho para os recrutadores, pois podem se perder no computador, no servidor ou até gerar alguma dificuldade de serem arquivados de forma eficiente.

O ideal, para a otimização dos processos de recrutamento, é a centralização da comunicação e da análise de dados em uma mesma ferramenta. Isso te permitirá uma maior facilidade em acompanhar as conversas com candidatos em cada etapa e analisar não apenas o processo atual como também acessar históricos do passado de maneira bem prática.

Pode parecer besteira, mas cada minuto que você passa procurando um e-mail ou planilha antiga é um minuto a menos que você se dedica à parte estratégica do recrutamento.

Seja estratégico e planeje todas as suas ações

Fazer o planejamento de uma oportunidade é o primeiro passo para garantir que a contratação seja um sucesso. E, mais do que isso, ter todas as definições em mãos irá garantir que você trabalhe a vaga de forma muito mais otimizada.

Não adianta nada começar um processo sem saber o perfil de candidato que você procura, quantas e quais etapas você fará para avaliar os inscritos, onde e como você divulgará a oportunidade, etc. Sem isso em mãos, o recrutador trabalhará com uma noção genérica de quem precisa contratar e como fará isso, e o resultado pode ser uma contratação errada e muito tempo do RH desperdiçado.

Aprenda a divulgar como um publicitário

A efetividade da divulgação da sua oportunidade também pode otimizar o seu processo de recrutamento. Muita gente ainda acha que quanto mais pessoas forem impactadas pelo anúncio da sua vaga, melhor. Na verdade, quanto mais gente fora do perfil se inscrever, mais trabalho desnecessário você terá para fazer a triagem. Você quer ter 100 candidatos ou apenas os 10 que melhor se encaixam na sua empresa?

É por isso que a nossa recomendação nessas horas é pensar como um publicitário. Defina quem é o seu público alvo e destine a sua comunicação para eles. Descubra os canais onde ele estão. Se você procura, por exemplo, engenheiros formados pela FEI, procure por grupos no Facebook onde eles estejam. Vale a pena apostar em Facebook Ads, que permitem segmentar o público e alcançar apenas as pessoas com o perfil que você procura.

Invista em employer branding

Employer Branding é a forma mais eficaz de atração de talentos a longo prazo. Quando a sua estratégia estiver funcionando perfeitamente, os resultados serão realmente incríveis: mais candidatos com o perfil da sua empresa, ambiente de trabalho mais motivador, maior engajamento dos colaboradores e diminuição no turnover!

Segundo um estudo da Employer Branding Global Trends de 2014, as estratratégias de employer branding reduzem em 33% o custo de recrutamento, aumentam o engajamento em 47%, melhoram a qualidade de candidatos em 33% e a retenção em 41%, segundo os dados da. Ou seja, esta é uma ótima madeira de otimizar os seus processos seletivos.

Faça um processo baseado em dados

Segundo uma pesquisa do LinkedIn, recrutadores que utilizam são duas vezes mais propensos a melhorarem os seus esforços de contratação e têm três vezes mais chances de reduzir custos e aumentar a eficiência dos seus processos seletivos. Ou seja, esta é uma forma efetiva de otimizar o recrutamento. Isso significa diminuir o tempo para preencher as oportunidades e ainda ser muito mais assertivo na contratação.

Combine dados de diversas fontes. O seu software de gestão de colaboradores, uma ferramenta de avaliação de desempenho, sua plataforma de contratação online. Todos eles te oferecerão informações valiosas que poderão ser usadas para otimizar os processos de recrutamento.

Utilizar dados para definir o perfil ideal de candidato para a sua empresa, mapear uma base de candidatos em busca dos talentos que melhor se encaixam na oportunidade, monitorar as métricas de inscritos no processo e criar um histórico de informações sobre os seus processos seletivos para melhorar e otimizar ainda mais as suas próximas contratações. Estes são alguns dos benefícios dos dados para o recrutamento.

Automatize os processos burocráticos

Ok, o seu processo está redondo, automatizado e otimizado. Daí você escolhe o candidato perfeito e, proposta aceita, precisa concretizar a contratação. É aí que aparecem as pilhas de formulários, papéis, reuniões com o selecionado para combinar aqueles detalhes que todo mundo já sabe. Ou seja, não adianta ter um processo perfeito se você tem um gargalo na burocracia da sua contratação, certo?

Da mesma forma como a tecnologia veio para otimizar o processo seletivo, o mesmo acontece com a admissão. Aplicativos como a Xerpa podem permitem que as contratações sejam feitas de maneira muito mais ágil, conectada e integrada. Hoje, o novo colaborador pode enviar os documentos pelo celular, sem precisar tirar todas aquelas cópias e ir tantas vezes ao escritório. Enquanto o departamento pessoal acompanha a tudo de perto e tem a possibilidade de enviar ao financeiro com apenas um clique. 😉

Este post foi preparado para o Blog da Xerpa pela 99jobs. A 99jobs é uma plataforma para auxiliar nas estratégias de divulgação de oportunidades e seleção de pessoas apaixonadas pelo que fazem. Também tem uma série de ferramentas voltadas para Employer Branding!

Admissões em tempo recorde!

 

 

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