As empresas estão enfrentando cada vez mais um mercado competitivo e clientes mais exigentes. Portanto, para estar à frente de seus concorrentes e manter os consumidores satisfeitos, é necessário apostar em estratégias para treinar uma equipe de trabalho, a fim de aprimorar os resultados alcançados.

O treinamento de equipe ajuda as empresas a enfrentarem os novos obstáculos do mercado, tornando os colaboradores internos mais preparados e capacitados.

Diversas mudanças no mercado de trabalho impuseram a criação de novos processos, tecnologias,  necessidade de relacionamentos, estratégias e modelos de atendimento aos clientes. Tudo isso está sendo adotado pelas empresas de forma acelerada.

O problema é que muitos profissionais ainda estão despreparados para esse novo cenário, tornando-se incapazes de oferecer as competências necessárias para alcançar os resultados da empresa.

Por isso, aprender como treinar uma equipe de trabalho, é uma atividade que atua diretamente na solução do problema de capacidade profissional. Resultado? Isso reflete no sucesso dos negócios.

Além de aprimorar a performance dos funcionários, o treinamento de equipe serve para aliar os colaboradores aos procedimentos da empresa. Isso permite que o time trabalhe de forma integrada e concisa.

Dessa forma, todos passam a compreender cada etapa do processo, sendo capazes de trabalhar unidos pelo resultado final.

Por isso, treinar sua equipe, deve ser uma atividade considerada um investimento e não um gasto para as organizações.

Os benefícios não param por aí! Confira a seguir o que mais os treinamentos podem fazer pelo seu negócio e como implementá-los. Acompanhe:

Como treinar uma equipe de trabalho?

O treinamento de equipe é uma necessidade para a evolução das empresas. Ele permite que os funcionários tenham novas oportunidades de aprendizado dentro do ambiente de trabalho, melhorando o desempenho e a integração de todo o time.

Para que o treinamento e capacitação de funcionários se torne um processo contínuo dentro da organização, é necessário:

Quais são os benefícios de treinar uma equipe?

Por meio de metodologia de como treinar uma equipe, a empresa consegue passar a seus funcionários os seus valores, missão e política. Isso é extremamente importante para que cada novo colaborador entenda a cultura organizacional da corporação.

Além disso, todas essas informações podem auxiliar no desempenho dos serviços que precisam ser realizados de acordo com as diretrizes da companhia.

Portanto, ao passar por um treinamento de equipe, o colaborador torna-se apto a desenvolver suas atividades com maior qualidade e assertividade. Isso gera ganhos a todos.

Entre os benefícios do treinamento nas empresas está o aperfeiçoamento das funções do time interno.

Sua equipe terá uma maior experiência para reduzir erros e falhas. Por essa lógica, é possível afirmar que a capacitação otimiza todo o ambiente de trabalho, aumentando a produtividade dos funcionários e melhorando a comunicação interna, entre os setores.

Não é apenas a corporação que ganha ao implantar um processo de como treinar uma equipe.

O colaborador que possui a oportunidade de se capacitar, pode desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais.

Ele se torna mais motivado e disposto a desempenhar seu papel na organização, além de adquirir novas qualificações que comporão seu currículo.

Como está o cenário dos treinamentos corporativos no Brasil?

Como você pode perceber, treinar uma equipe é uma atividade importante para toda a empresa – incluindo os seus colaboradores. Por isso, é necessário acompanhar o cenário de capacitação das empresas no Brasil.

De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, os investimentos anuais em treinamentos e desenvolvimento (T&D) sobre a folha de pagamento das empresas é alto. Especialmente quando comparado com os mesmo indicadores das empresas dos Estados Unidos.

No entanto, os números não são tão animadores. Em 2016, o investimento médio das empresas brasileiras em treinamentos foi de 0,46% sobre o faturamento bruto anual das companhias. A pesquisa ainda observa que quanto maior o faturamento da empresa, menor é a verba proporcional destinada à capacitação.

Nesse mesmo ano, o volume de horas de treinamentos por colaborador no Brasil foi superior ao registado no ano anterior. Subiu de 16,6 horas para 22 horas em média.

Isso indica que as empresas estão mais focadas em otimizar suas operações, por isso, estão gradativamente aumentando seus investimentos em treinamento de equipe.

Dados importantes sobre investimentos em T&D

  • Em 2017, as empresas passaram a destinar 0,63% de seu faturamento anual bruto para o investimento em T&D, representando um crescimento de 37% em relação ao ano anterior;
  • Entre os setores de Indústria, Serviço e Comércio, o último é aquele que menos investe em treinamentos corporativos;
  • As empresas brasileiras oferecem cerca de 21 horas de treinamento de equipe anualmente;
  • Em contrapartida, os Estados Unidos fornece, em média, 33 horas de treinamento por colaborador. Isso representa 36% a mais que no Brasil;
  • 12% das empresas brasileiras não investem em T&D para alta liderança, enquanto apenas 3% não investem em T&D para gerência e supervisão;
  • Apenas 2% analisam se houve retorno sobre o investimento.

Em resumo, os números ainda são precários no Brasil. Portanto, as empresas que investirem em treinamento de equipe saem na frente de seus concorrentes.

Pensando nisso, trouxemos um passo a passo de como treinar uma equipe e capacitar seus funcionários. Esperamos ajudar nessa missão. Confira:

Como treinar uma equipe de trabalho | 5 passos

Como já apresentamos, uma equipe bem treinada pode trazer diversas vantagens para os negócios. Para que isso aconteça, é necessário aprender como treinar uma equipe e implementar um processo de treinamento de equipe.

Para que seja bem-sucedido, a empresa pode contratar profissionais preparados para realizar os treinamentos ou capacitar seus próprios funcionários para que consigam passar seus conhecimentos aos demais membros da equipe.

Algumas práticas internas podem ser adotadas para ajudar a treinar sua equipe de trabalho. Veja a seguir:

1. Entenda quais são as necessidades de sua equipe

O primeiro passo para o sucesso do programa de treinamento de equipe é entender as necessidades da empresa e dos colaboradores. Apenas assim, você conhecerá quais pontos precisam ser otimizados.

Uma pesquisa de clima organizacional pode ajudar no momento de identificar as falhas de processos.

2. Crie grupos de estudos na empresa

Montar grupos de estudos internos é uma ótima opção de como treinar uma equipe.

Por meio deles, os profissionais podem ajudar uns aos outros, trocando e compartilhando seus conhecimentos.

Todos podem participar e acabam conhecendo as funções de outros cargos, adquirindo novas habilidades.

Dessa forma, é possível disseminar o conhecimento para toda a empresa.

Leia tambémO que é team building: treinamento para times mais produtivos

3. Planejamento do programa de treinamento

Depois de identificar o que precisa ser melhorado, é o momento de fazer um planejamento para treinar sua equipe.

É preciso decidir como os novos aprendizados serão passados para os colaboradores para que eles consigam desenvolver as novas habilidades.

O planejamento é a base de tudo, portanto, estruture o processo de treinamento de equipe da melhor forma para seu time. Para isso:

  • faça pesquisas com seus colaboradores;
  • defina quais metodologias serão utilizadas;
  • decida o formato dos treinamentos – presenciais ou a distância – entre outros pontos.

4. Inicie a implementação

Após estruturar todo o processo, é hora de colocá-lo em prática!

Ao iniciar a implementação de como treinar uma equipe, você identificará o que pode ser melhorado.

Há erros no processo?

Como posso aprimorá-lo?

5. Avalie os resultados

Executar os treinamentos, não significa que o processo acabou. É necessário um acompanhamento efetivo para garantir que eles estão trazendo resultados. Portanto:

  • analise as etapas;
  • peça feedbacks dos funcionários que participaram da capacitação;
  • acompanhe se o desempenho deles realmente aumentou em suas funções.

Lembre-se que as necessidades das empresas mudam constantemente. Desta forma, o programa de treinamento de equipe pode se transformar, exigindo novas abordagens e conteúdos.

Aquelas empresas que investem no planejamento de como treinar uma equipe de trabalho, se tornam mais competitivas no mercado e demonstram que valorizam seus profissionais. Isso  gera mais engajamento e motivação entre todos.

Portanto, os resultados obtidos em um treinamento de equipe podem ir além do aumento da produtividade. Eles refletem diretamente:

  • no atendimento aos clientes;
  • na interação entre os colaboradores;
  • no aprimoramento dos negócios.

Esperamos ter te ajudado a entender como treinar uma equipe de trabalho.

Dentro do novo cenário do RH, funções estratégicas como essa, devem ocupar mais o tempo dos profissionais do setor, do que as atividades mais burocráticas. Para elas, você tem a opção de usar softwares como a Xerpa.

Somos uma plataforma de Recursos Humanos para empresas que automatiza diversas atividades operacionais do setor, como:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados às questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.