como ter um controle de ponto digital

Como ter um controle de ponto digital na minha empresa?

Controlar a jornada de trabalho dos funcionários pode ser uma fonte de dor de cabeça para a empresa. A marcação inadequada no registro de controle horas é um dos principais motivos das reclamações trabalhistas no Brasil, seja pela falta do pagamento de horas extras ou pelo excesso de horas trabalhadas. Por isso, ter um controle de ponto adequado é essencial.

Com os avanços da tecnologia, implantar um controle de ponto digital é a melhor opção para automatizar as marcações de entrada e saída do expediente, agilizar o processo, aumentar a confiabilidade nas informações e evitar fraudes. Para isso, basta que o RH:

  • Faça uma busca criteriosa dos aplicativos disponíveis;
  • Avalie a confiabilidade do equipamento;
  • Estude o software de tratamento e suas funcionalidades;
  • Conheça suas integrações com outras plataformas.

Quer saber detalhadamente como ter um controle de ponto digital? Mostramos a você como neste post. Vamos lá!

O que é controle de ponto digital?

Controle de ponto é toda forma de gestão da jornada de trabalho, que exija o preenchimento de dados pelos funcionários. E o controle de ponto digital é a integração da tecnologia a ele, trazendo mais segurança e precisão aos registros.

O ponto digital é uma modalidade de controle de horas realizado através de aplicativos. Não há necessidade de uma local físico, o registro pode ser feito de qualquer lugar, por meio de computadores, tablets e até smartphones. Isso resolve, inclusive, a questão dos funcionários externos e home office.

Quais as vantagens do controle de ponto digital?

Um aplicativo de controle de ponto digital pode trazer diversas vantagens, tais como:

  • Registro de ponto eletrônico antifraude;
  • Definição de jornadas de trabalho com regras e limites para hora extra;
  • Rastreamento por GPS em tempo real;
  • Redução de gastos com Folha de Pagamento;
  • Verificação de quais colaboradores estão efetivamente trabalhando ou não;
  • Notificações e alertas sobre atrasos, limites de horas, ausências;
  • Geração de relatórios;
  • e muito mais

Um diferencial para o RH é adotar um software de gestão que já ofereça uma integração com um aplicativo de controle de ponto digital. A Xerpa, por exemplo, é uma plataforma completa de RH que oferece integração com a OiTchau.

Como o nosso objetivo é transformar a relação entre empresa e colaborador, por meio de ferramentas tecnológicas que desburocratizam essa relação, todos os serviços da plataforma buscam otimizar o serviço do RH. Essa integração é mais uma das facilidades operacionais da Xerpa.

Toda empresa precisa de um controle de ponto?

A lei exige que qualquer empresa com mais de dez funcionários tenha um registro da jornada de trabalho, que pode ser feito de diversas maneiras como ter um controle de ponto digital, biométrico, livro de ponto, eletrônico, mecânico, código de barras ou ainda manual.

Independente do sistema de registro adotado, uma convenção coletiva deve ser convocada para assegurar que a proposta esteja de acordo com as diretrizes impostas pelo Ministério do Trabalho, que constam na Portaria 1.510/2009 e 373/2011.

O que considerar para implantar um ponto digital?

Quem acompanha as modernidades do setor de RH sabe como ter um controle de ponto digital é essencial para o processo de otimização do setor. Separamos as principais questões a serem analisadas com detalhes:

 

1. Faça uma busca criteriosa dos aplicativos disponíveis

O primeiro passo é conhecer as opções de aplicativos de controle de ponto digital disponíveis no mercado. Avalie considerando a praticidade, o preço e suas funcionalidades.

Alguns oferecem diferenciais que podem ser bem mais interessantes para o seu setor de RH. Por exemplo, softwares de gestão já trazem integrações com os principais aplicativos de controle de ponto digital usadas no mercado. É preciso ficar atento e pensar na gestão do setor de forma integral.

 

2. Avalie a confiabilidade do equipamento

Além de considerar todos os benefícios que o aplicativo oferece, é preciso avaliar a confiabilidade do equipamento. Promessas sem qualidade podem trazer prejuízos para a sua empresa.

A Oitchau, aplicativo integrado a Xerpa, oferece, acima de tudo, segurança. O equipamento faz a verificação do aparelho usado para bater ponto, valida datas e horas registradas, verifica a localização (WiFi, GPS ou Bluetooth), valida a identidade do usuário com um sistema antifraude, dentre outros.

Entendemos como ter um controle de ponto digital é importante, principalmente para acabar com os problemas com processos trabalhistas. Por isso, optar por uma ferramenta de confiança é inquestionável.

 

3. Estude o software de tratamento e suas funcionalidades

Este é outro ponto extremamente importante a ser considerado pelo RH: funcionalidades.

Assim como ter um controle de ponto digital, os softwares analisados oferecem outros benefícios, tais como:

  • gerar relatórios especiais para o setor de RH e contabilidade;
  • fazer solicitações e aprovações de pedidos de ausência e férias;
  • enviar notificações em tempo real;
  • ter pontos de serviços para filiais;
  • integrar outras plataformas de gestão;
  • estar de acordo com as portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho e Emprego;
  • dentre outros.

Mais do que ter um volume de benefícios, é preciso estudar se tais diferenciais serão importantes para o processo de otimização do seu departamento.

 

4. Conheça suas integrações com outras plataformas

A integração com outras plataformas de gestão é um super diferencial, já que o emprego de uma nova ferramenta deve considerar o fluxo de trabalho de todo setor de RH.

Como já falamos antes, aplicativos de controle de ponto digital integrados a plataformas de gestão completa são opções muito mais interessantes. Essas plataformas oferecem praticidades além do controle da jornada de trabalho.

A Xerpa, por exemplo, permite realizar o processo admissional completo na plataforma, enviar holerite em diversos formatos, controlar ausências, aprovar férias, acompanhar o registro de atividades de todos os colaboradores, verificar a ficha cadastral em detalhes, incorporar a contabilidade, gerar relatórios de alto padrão, integrar outras tecnologias de gestão, importar e exportar dados, e muito mais.

 

Escolher como ter um controle de ponto digital pode ser uma tarefa trabalhosa, mas traz, sem dúvidas, vantagens significativas para o setor de RH.

Avalie as opções e empregue uma solução inteligente, que organize os processos no departamento pessoal e melhore o registro de controle de horas dos seus funcionários.

 

Gostou? Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e conta pra gente como o RH da sua empresa gerencia o controle de ponto!

 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.