Como ter salário on demand na empresa?

como ter salário on demand

O salário on demand é um termo recente, no mercado, mas que já adquiriu uma série de adeptos — dentro e fora do país. Afinal, trata-se de uma maneira da empresa dar flexibilidade e autonomia para o colaborador fazer o seu planejamento financeiro, e não depender mais dos juros de empréstimos bancários, por exemplo. Um bom exemplo disso é o Xerpay, um recurso inovador que a Xerpa lançou este ano para os seus cliente

 

O salário on demand é uma inovação, no mercado, e que tem agregado muitos seguidores (dentro e fora do país). Tudo porque esse modelo de flexibilizar o pagamento gera autonomia e flexibilidade com os seus profissionais.

E para você entender como o salário on demand proporciona esse alívio nos altíssimos juros do cheque especial, por exemplo. Siga com esta leitura!

Nos tópicos abaixo, vamos explicar os passos que uma empresa deve adotar para inserir o salário on demand na sua rotina — e você vai ver como isso pode ser feito, basicamente, sem esforço algum!

Boa leitura!

O que é o salário on demand?

Imagine que, em vez de oferecer os pagamentos em datas fixas e inflexíveis (como no quinto dia útil do mês à espera do adiantamento salarial, por exemplo), sua empresa consiga se posicionar para oferecer aos colaboradores a qualquer hora?

Isso resume bem a essência do salário on demand, que concede a flexibilidade pontual para que os funcionários tenham acesso aos seus recursos já contabilizados (ou seja: dos dias já trabalhados) para fazerem saques conforme os seus respectivos planejamentos financeiros.

Como dissemos, na introdução do artigo, essa autonomia dada às pessoas faz com que elas possam planejar melhor os seus recursos. Isso inclui, por exemplo, o fim dessa dependência que tendemos a criar com os custosos empréstimos bancárias para fechar as contas no fim do mês.

E não pense que o salário on dema    nd é algo inédito no mercado (no próprio país, inclusive): aplicativos de transporte, como o Uber, já lidam com esse modelo de pagamento com os seus motoristas. 

Trata-se de uma adequação interessante para o resto do mercado, e com base na atualização de um modelo inflexível que, hoje em dia, mostra-se profundamente defasado.

Por que o salário on demand não é só uma tendência?

Com flexibilidade para alinhar as contas do mês com frações do salário, sacadas de acordo com as suas necessidades, as pessoas evitam o temível estresse financeiro em suas vidas.

Como resultado imediato disso, elas mantêm a qualidade de vida e o bem-estar necessários para garantirem a produtividade, assiduidade e motivação dentro da empresa.

Portanto, o salário on demand não é só uma tendência passageira: é um movimento natural das relações que temos, hoje em dia, com a sociedade em si.

O que, por sua vez, coloca em xeque o modelo tradicional de pagamento realizado pela maioria das empresas. Estamos em um momento no qual tudo é imediato e dinâmico. A velocidade importa tanto quanto a qualidade do serviço que necessitamos.

E isso inclui — por que não? — o modelo de pagamentos. Se podemos agregar essa conveniência no dia a dia, o salário on demand chega como um alento tanto para o empregador quanto para o empregado.

 

Quais são os benefícios disso?

Para que fique mais claro o valor desse tipo de estratégia aplicada na sua empresa, veja como o salário on demand pode fazer a diferença no dia a dia, e para ambas as partes:

  • promoção de uma cultura organizacional moderna, alinhada às necessidades do seu profissional;
  • melhor atração e retenção de talentos;
  • mais produtividade (especialmente, em decorrência do fim do estresse financeiro dos seus colaboradores);
  • bem-estar financeiro pode se tornar uma ferramenta motivacional para todos;
  • mais fidelidade e gratidão dos seus profissionais.

É fácil perceber, portanto, que o salário on demand não é um custo extra para a empresa, mas um investimento que tem tudo para ser implementado facilmente e com elevada taxa de sucesso.

Falaremos, inclusive, sobre isso logo abaixo!

Como implementar o salário on demand na empresa?

O primeiro passo para você entender como o salário on demand pode fazer parte da cultura da sua empresa, é a sua importância.

E isso falamos, até aqui, que vai desde o fim do uso do cheque especial (entre outros empréstimos de juros elevados) ao aumento da produtividade e engajamento dos seus profissionais.

Em seguida, vale a pena procurar por uma solução completa que atenda às suas necessidades e objetivos. A Xerpa, inclusive, tem dado passos largos na implementação do salário on demand no país.

Mas, para isso, é valioso compreender o papel da sua empresa, nesse processo, e como a Xerpa atua em cada uma das etapas, como:

  • treinamento do setor de RH;
  • orientação sobre os benefícios e usabilidade do salário on-demand;
  • implementação da tecnologia para isso.

Neste caso, estamos falando especificamente do Xerpay, uma solução que pode ser rapidamente desenvolvida e aplicada na rotina da sua organização.

Tudo porque o Xerpay faz parte da rede de soluções em gestão da empresa. Assim, cabe à sua organização optar pelo benefício e, em seguida, oferecê-lo ao colaborador.

Em seguida, assim que o colaborador tiver dias trabalhados — e também com base no seu próprio planejamento financeiro —, ele pode solicitar por meio do aplicativo da Xerpa e, em até uma hora, a quantia solicitada cai em sua conta bancária.

Com isso, vale explicar o seguinte:

  • a empresa não precisa mexer no seu atual processo de pagamentos para isso. O capital de giro e todo o processo do salário on-demand é gerido e mantido pela própria Xerpa;
  • cada solicitação de saque conta com uma tarifa baixa pelo serviço. Os próprios CEOs da Xerpa dizem, contudo, que o valor é tão baixo quanto um cafezinho (espantando de vez a necessidade de usar o cheque especial, por exemplo).

Assim, a sua organização pode dar um passo significativo em se tornar uma das grandes empresas do futuro, assim como a Xerpa cumpre mais uma etapa da sua incessante missão de desburocratizar o setor de RH e, com isso, melhorar o nível de satisfação e bem-estar dos seus colaboradores!

Quem é a Xerpa?

Empresa com atuação destacada no mercado, mesmo com menos de três anos de fundação, a Xerpa foi inspirada no trabalho fundamental dos sherpas — que são os guias do Himalaia que prestam orientação e auxílio aos intrépidos alpinistas de suas montanhas.

Dessa maneira, a empresa tem se caracterizado como uma verdadeira parceira de organizações de todos os nichos e portes. Em comum, empresas que buscam modernizar os seus processos, desburocratizar o RH e melhorar continuamente suas relações com os próprios colaboradores.

A etapa mais recente da Xerpa, nessa jornada, foi o Xerpay. Um grande diferencial para colocar o salário on demand na sua rotina e, definitivamente, melhorar o ambiente de trabalho!

Ficou com alguma dúvida a respeito do salário on demand e como o Xerpay faz parte disso tudo? É só deixar um comentário, logo abaixo, e responderemos prontamente às suas questões!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar