Inscreva-se

Como ser confiante? 7 dicas para levar sua confiança às alturas
Dicas

Como ser confiante? 7 dicas para levar sua confiança às alturas

Saber como ser confiante é essencial para enfrentar os desafios pessoais e profissionais do mundo moderno. A autoconfiança responde grande parte nosso esforço para alcançar os objetivos.

 

No setor de RH, por exemplo, o poder de tomar decisões importantes para a empresa se tornou uma atividade rotineira. Assim, a autoconfiança se tornou ponto fundamental para que esses profissionais não tivessem dúvidas na hora de uma escolha importante.

“A baixa autoestima é como atravessar a vida com o freio de mão” (Maxwell Maltz)

Não à toa, o ditado “confiança é tudo” ainda faz parte do vocabulário da maioria dos profissionais do mercado. Como ser confiante? De que forma reagir diante dos desafios que se apresentam diariamente? Essas são perguntas que todos se fazem diante dos sonhos.

Após finalizar a leitura, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você irá aprender a criar um planejamento de RH de sucesso. Responda o formulário e receba agora mesmo:



Para ajudar você a elevar o seu nível de confiança, preparamos um conteúdo especial com dicas sobre como ser confiante para se destacar no mercado.

 

As principais características da pessoa confiante

Pessoas confiantes possuem algumas características bem peculiares e que influenciam completamente nas suas atitudes e no desempenho diante dos desafios diários. Quer saber se você é autoconfiante? Reflita se você possui alguma das habilidades abaixo:

  • Não tem medo de errar;
  • Sabe ouvir críticas;
  • Consegue dividir as conquistas com a equipe;
  • Assume os próprios erros;
  • Demonstra gratidão pelas conquistas diárias;
  • É assertivo nas tomadas de decisão.

Quando o profissional possui essas características, o desempenho nas atividades diárias é elevado! Se, ao lê-las, você não se identificou com nenhuma, as dicas que disponibilizamos abaixo irão fomentar a sua autoconfiança!

 

Dicas para se tornar mais confiante

Se você não se identificou com os pontos citados acima, vamos te dar uma ajuda no quesito “como ser confiante”, com sete dicas para você levar seu nível de confiança as alturas:

  1. Enfrente seus medos;
  2. Invista em você;
  3. Pense positivo;
  4. Ouça mais;
  5. Não fale mal das pessoas;
  6. Preocupe-se com a sua aparência;
  7. Acredite em você.

Detalhamos cada uma delas logo abaixo. Confira!

 

1. Enfrente seus medos

“Uma vez que acreditamos em nós mesmos, podemos arriscar a curiosidade, a admiração, o prazer espontâneo ou qualquer experiência que revele o espírito humano.” (EE Cummings)

Sair da zona de conforto e enfrentar os próprios medos é uma demonstração de como ser confiante. Cada experiência na sua rotina pessoal e profissional pode trazer autoconfiança.

Se você se acha inseguro, tenha certeza de que muitas outras pessoas vivem o mesmo que você.

Os novos desafios podem oferecer insegurança a grande maioria dos profissionais, portanto não subestime sua capacidade e superestime a competição de mercado. Pelo contrário, confie em si mesmo e se desafie.

Talvez enfrentar diariamente o que você tem medo, pode lhe dar mais confiança.

 

2. Invista em você

“Não culpe ninguém, planeje, seja estratégico, invista em você, melhore e, acima de tudo, invista naquilo que realmente tem valor. A felicidade pode ir a qualquer lugar.” (Leandro Karnal)

Adquirir novas habilidades e conhecimentos constantemente livra a pessoa da estagnação profissional. Como ser confiante depende muito das suas escolhas. Mude hoje para um cenário em que você esteja mais preparado e pronto para os desafios.

Profissionais que mantém uma rotina de aprendizado com estudos e capacitações tendem a ter uma autoestima maior.

Isso se dá porque as dúvidas sobre decisões a serem tomadas em relação a execução de alguma tarefas são sanadas já que você terá maior gabarito para fazer escolhas.

 

3. Pense positivo

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.” (Norman Vincent Peale)

Viver em mundo mental onde quem domina é o negativismo e a ideia de fracasso pode estar te afastando do caminho de como ser confiante. Cada profissional tem a oportunidade diária de cultivar boas ideias e pensamentos de forma que sua autoconfiança seja elevada.

Mudar os pensamentos pode mudar o rumo da sua vida pessoal e profissional. Afaste os pensamentos negativos que podem estar de alguma forma minando a sua chance de crescer na profissão. Quem pensa em fracasso tem grandes chances de alcançá-lo.

Agora se os seus pensamentos tem como foco o sucesso, mesmo diante dos desafios, a chance de chegar a ele é muito maior, é tudo uma questão de confiar em si mesmo.

 

4. Ouça mais

“Para crescermos, precisamos prestar atenção sincera nos outros e acolher a discordância.” (Mario Sergio Cortella)

Saber ouvir é uma das maiores habilidades dos grandes profissionais do mercado. Pessoas que só querem falar e nunca ouvir o que os gestores têm a dizer sobre o seu trabalho estão mascarando a própria insegurança e barrando seu desenvolvimento.

O caminho da humildade pode mostrar como ser confiante. Reconhecer os próprios erros e querer aprender é o primeiro passo para se sentir mais autoconfiante e construir pontos fortes em cima dos pontos fracos.

 

5. Não fale mal das pessoas

“Aqueles que não conseguem vencer na vida, vingam-se falando mal dela.” (Voltaire)

Um dos grandes problemas que gestores e profissionais de RH precisam gerir diariamente é o de criar um bom ambiente profissional.

Muitos colaboradores vivem em guerra, falando mal uns dos outros e em muitos casos isso é só uma forma de fazer com que ele se sinta ou pareça melhor do que o outro.

A falta de confiança faz com que o profissional adore fofocas e goste de ficar apontando defeitos na equipe. Eles preferem deixar o problema acontecer e interferir nos resultados do que procurar soluções para que todos saiam ganhando.

 

6. Preocupe-se com sua aparência

“Conheça a si mesmo e você vencerá todas as batalhas.” (Sun Tzu)

Pode não parecer, mas a sua postura e aparência tem total influência em como ser confiante ou não. Sua linguagem corporal tem o poder de afetar o seu estado mental e influenciar as pessoas que estão ao seu redor.

Se olhe no espelho e responda se gosta do que vê. Se a resposta for não, sem dúvida isso pode estar influenciando na sua autoconfiança e interferindo no seu sucesso. O ditado “o corpo fala” é real, portanto deixe ele falar positivamente.

Não ande de cabeça baixa, desanimado, mal arrumado no trabalho, pois isso demonstra falta de confiança para todos que convivem com você. Transmitindo assim uma negatividade para os outros e para você mesmo.

Mude seu dress code e volte a sorrir mais. Se mantenha com uma boa postura no trabalho para aliviar a tensão das tarefas.

A partir do momento que você se olhar no espelho e gostar da sua aparência, pessoalmente e profissionalmente, você já deu um grande passo para ser confiante.

 

7. Acredite em você

Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho. (Theodore Roosevelt)

Como ser confiante? De que forma posso andar no caminho que me leve ao sucesso pessoal e profissional? O primeiro passo para a confiança é acreditar em si mesmo.

O mercado profissional está cheio de desafios, que te farão cair em muitos momentos. Porém, quem tem a disposição para levantar a cada queda e aprender é que teve a capacidade de descobrir o segredo de como ser confiante.

A autoconfiança não é mágica, ninguém nasce com ela, mas é sim uma capacidade que precisa ser trabalhada e cultivada diariamente.

Profissionais confiantes são os que fazem a diferença na empresa, pois estão a todo tempo buscando evoluir, contribuindo com o próprio desempenho e com os resultados da empresa.

 

Curtiu nossas dicas para se tornar mais confiante? Deixe um comentário no post dizendo o que você vai mudar na sua rotina a partir de agora.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *