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Como satisfazer os colaboradores em 6 passos simples!
Cultura da Empresa

Como satisfazer os colaboradores em 6 passos simples!

Criar uma estratégia eficiente sobre como satisfazer os colaboradores é o grande segredo para alcançar bons resultados no mercado. A relação entre satisfação e resultado precisa estar como foco central dos gestores e do RH.

Profissionais satisfeitos tendem a se manterem mais engajados, aumentando a produtividade e a dedicação pelos próprios objetivos e pelos objetivos da empresa. Um colaborador insatisfeito não funciona e pode comprometer todo o trabalho da equipe.

Dessa forma, se torna fundamental o papel dos gestores na busca de encontrar maneiras sobre como satisfazer os colaboradores. Feedbacks constantes, remuneração justa e capacitações são alguns dos exemplos para manter a satisfação dos profissionais.

Conheça agora o passo a passo sobre como satisfazer os colaboradores da sua empresa e potencialize os resultados da sua equipe.

 

Pesquisa de satisfação

O primeiro passo para encontrar formas de como satisfazer os colaboradores é aplicando pesquisas de satisfação.

A pesquisa de satisfação é uma estratégia para medir a motivação dos seus profissionais em relação a sua empresa.

Ela pode se basear em temas como a cultura da empresa, estrutura de trabalho, ambiente, valorização, relação com os superiores e etc. Entre as pesquisas de satisfação mais comuns no mercado estão as eNPS e os questionários.

Com perguntas determinadas e criadas com base em temas que envolvam o dia a dia da empresa é possível saber o que satisfaz seu colaborador.

É extremamente importante que o setor de RH e os gestores estejam dispostos a aplicar mudanças na empresa a partir dos resultados da pesquisa de satisfação. Pois, é a partir da opinião da equipe que você saberá como satisfazer os colaboradores.

 

eNPS

eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma metodologia utilizada para mensurar o índice de satisfação dos colaboradores. O principal objetivo da eNPS é saber a opinião dos colaboradores em relação ao ambiente, liderança e produtos que a empresa oferece.

Para isso, são aplicadas duas perguntas para cada um dos itens. A primeira se baseia em uma escala de 0 a 10 sobre os assuntos escolhidos e a segunda uma breve explicação do que o motivou a dar aquela nota.

Por exemplo:

  1. Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a empresa para outra pessoa?
  2. O que motivou você a dar a nota acima?

Utilizando o mesmo critério para os três itens (ambientes, liderança e produtos) os gestores podem identificar problemas internos, atuando exatamente no ponto a ser corrigido.

Normalmente as eNPS são pesquisas curtas e o colaborador mantém o seu nome em sigilo para respondê-las. Elas podem ser feitas mensalmente, trimestralmente ou conforme os gestores preferirem.

 

Questionários

Além das eNPS existem questionários mais extensos, que podem ser aplicados mensalmente, semestralmente ou de acordo com o a necessidade que o gestor avaliar.

Nesses casos de questionários mais extensos, é possível obter respostas mais precisas sobre sua organização.

Além disso, é ideal que essas pesquisas de satisfação sejam feitas de forma anônima para não gerar nenhum mal-estar entre gestores e colaboradores. Conheça algumas das perguntas que você pode fazer em uma pesquisa de satisfação.

  1. O que você acha do ambiente da empresa?
  2. Você tem a estrutura necessária para desempenhar sua função? O que falta?
  3. Você vê possibilidade de crescimento na empresa?
  4. Você se sente valorizado pelo trabalho que faz?
  5. As tarefas são passadas de forma clara e objetiva?
  6. Você sente que suas opiniões são ouvidas pelo gestor?
  7. O que você acha dos benefícios e do salário que a empresa oferece?

Essas são algumas das perguntas mais utilizadas em uma pesquisa de satisfação e podem contribuir no caminho de como satisfazer os colaboradores.

 

Como satisfazer os colaboradores

Contratar, formar e reter os talentos é um desafio diário das empresas. E só conseguem alcançar resultados satisfatórios aquelas que sabem como satisfazer os colaboradores.

Mas quais os pontos que mais influenciam na satisfação profissional?

Selecionamos alguns itens que devem ser levados em conta por gestores e profissionais de RH no momento de montar uma estratégia para motivar a equipe.

  • Oportunidade de crescimento profissional;
  • Liberdade para expressar opiniões;
  • Um ambiente de trabalho saudável;
  • Feedbacks constantes;
  • Capacitações profissionais;
  • Salário justo.

Esse são alguns dos principais pontos que podem ter um papel fundamental para manter os profissionais motivados e dispostos.

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Oportunidade de crescimento profissional

Sem dúvida o plano de carreira é um dos maiores desejos dos profissionais do mercado. Empresas que adotam essa estratégia tendem a obter sucesso no plano de como satisfazer os colaboradores.

Profissionais que sentem que podem crescer na empresa tendem a se dedicar mais pelo trabalho e se tornam mais engajados em suas atividades.

Qual profissional quer trabalhar em uma empresa onde não tem nenhuma perspectiva de crescimento? Nenhum, obviamente.

Portanto, quem oferece aos seus profissionais a oportunidade de crescer sabem exatamente como satisfazer os colaboradores.

 

Liberdade para expressar opiniões

Profissionais querem ser ouvidos. Eles precisam ter a sensação de que a empresa se importa com o que eles pensam. Se gestores não escutam o que a sua equipe tem a dizer, as chances de ter profissionais insatisfeitos é muito grande.

Se você não sabe como satisfazer os colaboradores comece ouvindo o que eles têm a dizer. De fato, conhecer as necessidades dos seus profissionais é essencial para solucionar problemas internos e encontrar alternativas para aumentar a produtividade da sua equipe.

 

Um ambiente de trabalho saudável

Oferecer um bom ambiente de trabalho é essencial para manter um time satisfeito. Passamos mais tempo no trabalho do que nas nossas próprias casas, então, é impossível sobreviver a um ambiente minado por desentendimentos, fofocas e brigas.

E atualmente os profissionais se importam e muito com o ambiente em que trabalham. Uma pesquisa da Globoforce revelou 89% dos profissionais acredita que o ambiente de trabalho influencia completamente sua qualidade de vida.

Sendo assim, se quer saber como satisfazer os colaboradores preze por um bom ambiente de trabalho. Uma estrutura que facilite a produtividade, onde todos se respeitam e se dedicam um pelo outro para alcançar os objetivos da empresa.

 

Feedbacks constantes

Funcionário que não recebe feedbacks constantes tem uma grande tendência a se desmotivar facilmente. Isso se dá principalmente porque ele fica perdido sobre a execução das suas tarefas, sem saber se está fazendo um bom trabalho ou não.

Por outro lado, gestor que não opta por dar feedbacks a sua equipe está abrindo mão de um trabalho de qualidade, que preza pela correção dos erros e valorização dos pontos fortes.

Saber como satisfazer os colaboradores exige dedicação dos gestores e profissionais de RH. E os feedbacks aparecem como um pilar para mantê-los motivados e engajados, no caminho certo sobre o que a empresa espera deles.

Não direcionar seus profissionais é como jogá-los em um caminho sem rumo e que pode gerar insatisfação.

 

Capacitações profissionais

A valorização dos profissionais é determinante quando a questão é saber como satisfazer os colaboradores. Empresas que investem em seus profissionais para que eles cresçam tender a atrair e a reter os maiores talentos.

Colaboradores que se sentem valorizados aumentam sua produtividade e fazem dos objetivos da empresa seus próprios objetivos, porque sabem que vão crescer juntos. As capacitações têm esse poder de motivar profissionais e de desenvolvê-los na profissão.

Profissional capacitado não só satisfaz a si próprio, mas gera maiores resultados a empresa. Por isso, investir e capacitar seus colaboradores sem dúvida é uma forma de satisfazê-los.

 

Salário justo

Uma pesquisa dos profissionais da Catho revelou que o salário ou uma remuneração atrativa é o ponto mais valorizado por 77% dos candidatos ao procurar um emprego. Ou seja, um bom salário ainda é uma grande fortaleza sobre como satisfazer os colaboradores.

Dessa forma, é importante sempre estar atento e pensar estrategicamente sobre a remuneração que você está oferecendo. Ela está dentro do que o mercado oferece para as funções determinadas? Os seus colaboradores acham justo o que estão recebendo?

É importante sempre deixar a porta aberta para essas discussões de remuneração para que o profissional não ache que está sendo mal pago e por isso fique insatisfeito.

Questione-os sempre que possível e coloque o diálogo como fator essencial para manter uma relação de sucesso entre gestores e colaboradores.

 

Como lidar com a insatisfação

Não é simples lidar com a insatisfação de um colaborador. Principalmente porque um profissional insatisfeito pode gerar um clima ruim na empresa e influenciar quem está ao seu redor comprometendo os resultados.

Então de que maneira posso lidar com a insatisfação e como satisfazer os colaboradores? Alguns pontos são fundamentais para agir nesses casos:

  • Mantenha o profissionalismo e não retruque a insatisfação com raiva;
  • Ouça o que ele tem a dizer e tente achar um consenso entre as partes;
  • Não seja passivo, ao perceber uma insatisfação já chame o profissional para conversar;
  • Seja discreto e não exponha ele na frente da equipe.

Agir como um verdadeiro líder e gestor, sendo justo e verdadeiro com aqueles profissionais insatisfeitos é o primeiro passo. Entender o porquê da sua insatisfação é o que pode fazer a diferença para revertê-la.

 

O desafio de manter a equipe motivada

“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas comprometidas pode mudar o mundo” (Margaret Meade)

Manter o time satisfeito é essencial para alcançar as metas e objetivos. A cada dia que passa o RH e os gestores precisam avaliar alternativas em que o foco seja encontrar alternativas sobre como satisfazer os colaboradores.

O corpo de profissionais é de fato o que a empresa tem de mais valioso. Portanto, é primordial que todos os colaboradores estejam satisfeitos e engajados com a cultura da empresa.

O profissional precisa se sentir valioso para a organização, como uma peça essencial.

Manter o índice de satisfação elevado precisa se tornar objeto de desejo das empresas. Quanto mais a equipe estiver satisfeita, maiores as chances de manter a produtividade em alta e alcançar resultados satisfatórios.

 

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