como salário sob demanda evita o cheque especial

Como salário sob demanda evita o cheque especial

Aprender como o salário sob demanda evita o cheque especial pode ser o diferencial que faltava para a sua empresa livrar os colaboradores do cheque especial. Afinal de contas, a modalidade gera flexibilidade e autonomia para que os próprios indivíduos cuidem dos seus planejamentos financeiros — evitando, por exemplo, que a conta bancária entre no vermelho porque o adiantamento salarial ainda está distante.

 

Neste post, vamos falar sobre como o salário sob demanda evita o cheque especial. E, se você ainda não conhece essa grande tendência do setor de RH, recomendamos fortemente esta leitura!

Principalmente, porque os juros do cheque especial estão entre os mais elevados do país — da mesma maneira que boa parte do país faz uso desse tipo de empréstimo facilitado, mas custoso.

E, assim, o salário sob demanda chega como uma solução igualmente simplificada, e com elevado poder de autonomia e flexibilidade para que as pessoas criem os seus planejamentos financeiros.

Quer saber mais a respeito? Então, siga com a leitura, e descubra conosco como o salário sob demanda evita o cheque especial!

O que é e qual é o risco em usar o cheque especial?

O grande problema com esse tipo de empréstimo é, simplesmente: os juros do cheque especial. Soma-se a isso a facilidade com a qual esse crédito é concedido pelas instituições bancárias.

Normalmente, trata-se de um recurso automático, utilizado quando a sua conta entra no vermelho. Ou seja: um empréstimo facilitado e sem análise prévia do perfil do requerente.

Como resultado, os bancos se protegem da melhor forma possível de possíveis inadimplências: com juros elevados. E, o que poderia ser um simples débito na conta, se torna uma dívida crescente, já que você substituiu (provavelmente) uma dívida por uma ainda maior.

 

Como funciona a taxa do cheque especial?

As taxas variam de acordo com as instituições financeiras, mas são assustadoras. Na média, podem ir de 20 a 500% ao ano!

Com isso, já estamos abrindo caminho para explicar como o salário sob demanda evita o cheque especial. Afinal de contas, a tendência em recursos humanos visa desafogar os colaboradores endividados ou em vias de se endividar, por meio de uma solução prática e que beneficia a todos — a empresa, inclusive!

O que é salário sob demanda?

Esperar, ansiosamente, pelo adiantamento salarial pode ser uma angústia com os dias contados, sabia?

Tudo porque o salário sob demanda abre mão da dependência que as pessoas criaram com os dias de pagamentos na empresa. Com o uso desse importante benefício corporativo os seus colaboradores podem solicitar a quantia desejada — de acordo com os dias já trabalhados — e recebê-la em até 24 horas.

 

Como o salário sob demanda evita o cheque especial?

Digamos, por exemplo, que o seu colaborador teve que fazer uma compra emergencial no terceiro dia útil do mês — época que, normalmente, as pessoas anseiam pelo adiantamento salarial.

Ao checar a conta bancária, no entanto, ele descobriu que a necessária aquisição colocaria o seu saldo no negativo. E, consequentemente, faria uso do cheque especial.

Seriam, claro, poucos dias consumindo as taxas desse empréstimo, mas e se a mesma situação ocorresse ainda faltando cinco, dez ou 13 dias para o próximo pagamento?

Assim, qualquer planejamento financeiro vai para o espaço, já que essas taxas, dia após dia, vão drenando um sado que poderia ser melhor aproveitado para outras coisas.

E, assim, você já entende como o salário sob demanda evita o cheque especial.

Ao saber de uma necessidade imediata, o colaborador pode solicitar o saldo que ele tem disponível sem que, com isso, o cheque especial seja acionado. A melhor parte é que o seu profissional, que já conhece a sua rotina de contas, ao longo do mês, vai saber os melhores dias para solicitar o benefício.

Quais são os benefícios do salário sob demanda?

Ao oferecer essa vantagem e flexibilidade no pagamento para os colaboradores, toda a empresa pode se garantir em aspectos positivos, como:

  • redução do estresse financeiro de seu quadro de funcionários, uma vez que eles vão ter mais controle sobre as suas finanças;
  • aumento da produtividade e do engajamento, uma vez que o estresse financeiro impacta, diretamente, na performance dos colaboradores;
  • atração e retenção de talentos por conta de um diferencial que nem todas as empresas estão cientes, ainda, da sua importância;
  • redução do índice de turnover por conta de profissionais que, seguidamente, não estão rendendo o esperado.

Deu para entender como o salário sob demanda evita o cheque especial e, ainda, melhora os resultados da empresa?

A solução surge como uma boa oportunidade para gerar vantagens competitivas. Especialmente, em uma época na qual o investimento em tecnologia tem gerado um equilíbrio na competitividade do mercado.

Como oferecer uma solução dessas na empresa?

Caso você tenha se interessado em aprender como o salário sob demanda evita o cheque especial, mas não sabe por onde começar, vale a pena saber como a Xerpa está dando passos largos nessa direção!

Tudo porque, no início deste ano, nós lançamos o Xerpay — a nossa solução de salário sob demanda. Quer saber mais a respeito, antes de prosseguir com esta leitura? Neste texto, falamos tudo a respeito do Xerpay!

Por meio dela, a sua empresa tem uma manutenção baixíssima para aplicá-la na sua rotina. Basta conferir quais funcionários têm interesse em adquirir o salário sob demanda e, em seguida, compartilhar com a Xerpa.

O seu fluxo de caixa e de pagamento permanece o mesmo, uma vez que toda a operação é financiada pela própria Xerpa — que cobra o custo baixíssimo de até R$ 9 por transação. 

A sua equipe de RH, portanto, cuida apenas da avaliação inicial de quem tem interesse nisso, e todo o resto da aplicação é mantido diretamente pelo app disponibilizado pela Xerpa.

Aqui vai um passo a passo para você entender, na prática, como o salário sob demanda evita o cheque especial com o uso do Xerpay:

  • o seu RH aceita utilizar o Xerpay dentro da empresa;
  • os colaboradores que demonstrarem interesse em usar o salário sob demanda recebem acesso ao app;
  • os dados bancários são compartilhados para que o colaborador, quando solicitar o saque, tenha os recursos contabilizados;
  • o valor é debitado de uma reserva de capital de giro da Xerpa;
  • o seu financeiro faz o pagamento, normalmente, dentro dos prazos estipulados;
  • a quantia debitada de cada salário é repassada para a Xerpa.

Deu para entender? Simples, prático e sem as grandes dívidas acumuladas sobre os ombros dos seus funcionários. Um ambiente livre de estresse financeiro trabalha melhor, sem dúvidas!

Quem é a Xerpa?

Em um mundo cada vez mais digital, tudo que envolve burocracia é assunto do passado. Para trazer dinamismo, agilidade, produtividade e agregar valor à sua empresa, saiba que pode contar com a Xerpa, cujo a origem do nome é devido aos “Sherpas himalaias”, que oferecem suporte aos alpinistas em suas viagens. Sendo assim, desde 2015, a empresa tem aproximado o seu público de soluções tecnológicas capazes de qualificar a gestão de RH no mercado. E nos próximos anos, a Xerpa pretende ajudar milhões de brasileiros que entram no cheque especial por conta de imprevistos financeiros. Por isso, com o benefício do salário sob demanda é possível receber o salário quando e onde quiser.  O Xerpay é exatamente isso, evita os juros abusivos do cheque especial, e contribui com o bem-estar financeiro dos colaboradores.

 

Venha saber mais sobre o salário sob demanda, e como ele pode ajudar na retenção de talentos, além de diminuir o estresse financeiro. 

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.