Como reduzir os custos da empresa com funcionários?

custos com funcionários

Os custos de uma empresa com seus colaboradores são diversos e começam logo na contratação. A realização de um processo seletivo é bastante onerosa e, além disso, pode ser relativamente longa.

Escolhido o colaborador, há custos relacionados à sua admissão. Dentro da empresa, a folha de pagamento não corresponde apenas ao valor nominal do salário, mas há também questões como décimo terceiro salário, férias remuneradas e benefícios diversos. Até o processo de demissão gera gastos que não devem ser ignorados.

Por isso, reduzir os custos da empresa com funcionários é fundamental para seu desempenho, especialmente considerando que muitos negócios gastam boa parte de seus orçamentos com a folha de pagamento. A seguir, veja dicas para obter essa redução de maneira adequada.

Elimine horas extras dos funcionários

As horas extras podem ser grandes vilãs dos custos, já que significam uma despesa a mais para a folha de pagamento. Além disso, uma grande quantidade de hora extra pode não estar associada a um crescimento dos resultados.

Por isso, o ideal é eliminar as horas extras dos funcionários tanto quanto possível. Se for necessário, rearranje tarefas para que o tempo extra na empresa seja o menor possível ou até nulo.

Também dá para investir em banco de horas, no qual as horas extras podem ser convertidas em folgas. Para isso, é necessário fazer um acordo coletivo com sindicatos e entidades de classe.

Acompanhe a produtividade deles

A necessidade de hora extra frequentemente está relacionada à produtividade. Quando os funcionários não são tão produtivos, geralmente precisam estender o horário de trabalho e ficar um tempo a mais.

Assim, o ideal é ficar de olho nos índices de produtividade dos colaboradores. Analise o número de tarefas concluídas, o tempo necessário para cada uma e a taxa de erros.

Dependendo dos resultados, vale a pena estabelecer metas e limitar gastos de tempo, como em reuniões. O ideal é estimular a produtividade como sendo um dos pilares do negócio, porque isso significa gastar menos para ter mais resultados.

Diminua o absenteísmo

O absenteísmo é a quantidade relativa de dias que os funcionários passam fora do trabalho, por questões relacionadas à saúde, problemas pessoais ou faltas sem justificativa. Isso causa impactos negativos na produtividade e a elevação dos custos.

O ideal é trabalhar para reduzir o absenteísmo ao mínimo possível. É necessário ter uma política mais rígida contra faltas não justificadas. Ao mesmo tempo, é importante criar um ambiente de trabalho motivador e agradável para que o funcionário não veja a falta como única saída.

Instituir práticas de cuidado com a saúde e bem-estar, como ginástica laboral, ajuda a diminuir as ausências provenientes de problemas de saúde causados, ou agravados, pelo trabalho.

Terceirize áreas do RH

O setor de RH precisa ser estruturado para oferecer bons resultados. Entretanto, isso pode custar caro e, com isso, uma das possibilidades consiste em terceirizar áreas desse setor.

Em primeiro lugar, a empresa reduz os custos dos funcionários porque normalmente terceirizar é mais barato do que fazer a contratação.

Além disso, a empresa também consegue mais disponibilidade de profissionais e uma atuação mais expressiva desse setor. Áreas de contratação, demissão e administração de folha de pagamento são exemplos de opções que podem ser terceirizadas sem prejuízos para o negócio.

Para tanto, é fundamental encontrar uma boa fornecedora que ofereça um serviço condizente com as suas necessidades.

Use a tecnologia para reduzir os custos da empresa

Outro ponto que ajuda a diminuir os custos da empresa com funcionários é o uso de recursos tecnológicos. Ao automatizar tarefas, os erros são menores e também há mais produtividade, o que colabora para o desempenho.

Além de ser possível utilizar a tecnologia em áreas de gestão e produção, o RH também pode se beneficiar dessa possibilidade. Com a gestão de folha de pagamento usando a tecnologia, por exemplo, é menos provável que aconteçam erros.

Isso evita problemas com a fiscalização, diminui a necessidade de retrabalho e colabora com a motivação dos funcionários. Com isso, não apenas há ganhos em produtividade, mas também diminuição da taxa de rotatividade, o que também reduz os custos associados aos funcionários.

Para tanto, é importante buscar soluções de tecnologia adequadas para cada setor, inclusive o de RH. Com o investimento, o negócio vai se beneficiar continuamente da redução dos custos associados a funcionários.

Tenha cuidado com as demissões

Por falar em rotatividade, é muito importante tomar cuidado com o processo de demissão. Algumas empresas julgam ser benéfico demitir funcionários mais antigos para contratar funcionários mais novos e com salários menores, por exemplo.

Porém, é preciso levar em consideração custos com a rescisão do contrato, com a contratação de novos colaboradores e com o treinamento em geral.

Além disso, é necessário um tempo mais longo até que o novo funcionário atinja o mesmo patamar de conhecimento, o que pode diminuir ainda mais a produtividade e aumentar os custos.

Ofereça capacitação contínua

Em vez de aplicar uma política demissional, vale mais a pena trabalhar com os funcionários da empresa e estimulá-los a produzir cada vez mais. Isso só é possível por meio da motivação e uma das formas de aumentar esses níveis é com a capacitação contínua.

Ao oferecer treinamentos, palestras e workshops, o seu negócio estimula a busca por melhorias por parte do funcionário e o torna mais satisfeito com a empresa. Isso ajuda a mantê-lo dentro do negócio, ao mesmo tempo em que o torna mais produtivo por ter mais conhecimentos.

Ainda que se pareça com uma despesa extra, essa oferta é, na verdade, um tipo de investimento nos resultados do negócio. Em médio e longo prazo, é capaz de reduzir os custos e melhorar o desempenho da empresa.

Para reduzir os custos da empresa com funcionários, é preciso pensar em questões de produtividade, contratação, capacitação e demissão. Do ponto de vista do setor de RH, a terceirização é uma boa possibilidade, enquanto o uso de tecnologia se destaca de maneira especialmente importante.

Aproveite o espaço nos comentários e conte como andam os custos do seu negócio com os funcionários e se você tem alguma dúvida.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *