como reconhecer colaboradores

Como reconhecer colaboradores de alto desempenho e mantê-los motivados?

Reconhecer as conquistas dos maiores colaboradores da sua empresa é uma medida essencial para mantê-los motivados e estimular a evolução organizacional. Por meio da implantação de um programa de incentivos, sua força de trabalho pode alavancar o retorno financeira da empresa e ainda divulgar o posicionamento humano que a instituição demonstra pelo seu principal instrumento de valor, refinando sua imagem no mercado. 

Diversas são as ações estratégicas de motivação e gratidão que podem ser implementadas. Algumas das principais dicas de como reconhecer colaboradores são:

  • oferecer feedbacks constantemente;
  • criar planos de carreira;
  • criar método de avaliação de desempenho;
  • oferecer bonificações personalizadas;
  • criar interação com a equipe.

Se você quiser mais sobre a importância de entender os funcionários para otimizar os resultados organizacionais, recomendamos a leitura do artigo “Como entender os funcionários”. Conheça o segredo do sucesso das maiores empresas do mundo!

Agora, para aprender como reconhecer colaboradores e ganhar vantagem competitiva, acompanhe este post, nele detalhamos as principais ações que a sua empresa pode colocar em ação para reter seus maiores talentos e assegurar a sua plena satisfação. Boa leitura!

Por que reconhecer o alto desempenho dos colaboradores?

Não precisa ser do ramo empresarial para saber que o reconhecimento é uma ferramenta de valorização ímpar. Todo mundo gosta e precisa. Considerando o cenário corporativo, essa ferramenta é ainda mais importante, porque estimula a auto valorização do indivíduo como um agente essencial para atingir resultados satisfatórios.

Como assim? Por meio da demonstração de apreciação do trabalho bem feito dos colaboradores, a empresa reforça a importância do profissional no ambiente em que ele está inserido, estimulando a sua autoconfiança e a satisfação pelo seu emprego.

Desta forma, sua motivação para potencializar o seu rendimento é revigorada, melhorando diversos aspectos por consequência, tais como o clima organizacional, relacionamento interpessoal, pontualidade, redução do absenteísmo, comprometimento, proatividade, atendimento ao cliente, redução do turnover, dentre outros.

Além disso, é importante lembrar que a empresa dedicou tempo, investimento e energia para formar essa equipe profissional, e reter os principais talentos é um diferencial competitivo. Assim como a organização busca constantemente novos profissionais que agreguem ainda mais os seus resultados, a concorrência também está e, muito provavelmente, estão de olho nos seus.

Por isso, aprender como reconhecer colaboradores de alto desempenho é indispensável para reter seus talentos e otimizar os ganhos da sua empresa.

Qual o diferencial de saber como reconhecer colaboradores?

Não basta entender que o reconhecimento é importante, por isso, se faz necessário saber como reconhecer colaboradores de forma estratégica e efetiva. Um trabalho orientado, exclusivamente, pela receita e pelo lucro pode ser muito opressor e pouco estimulante. Por isso, a empresa precisará oferecer mais do que bons salários para demonstrar a sua gratidão.

A estratégia mais eficaz é criar um programa de incentivos e congratulações, que envolvam recompensas monetárias e morais. Ou seja, oferecer reconhecimento tangíveis e intangíveis, tais como bonificações em dinheiro, promoções de cargo, parabenização pública de conquista individual, participação em um comitê exclusivo, delegar uma tarefa cobiçada que demonstra alta aptidão, dentre outros. 

O funcionário deve se sentir especial e essencial para a organização, deve ser capaz de se orgulhar do papel que executa e da equipe que integra. Diversas são as práticas que a organização pode adotar, continue acompanhando o post e veja as principais ações a seguir.

Quais as principais ações adotadas para reconhecer colaboradores?

Confira as principais dicas de como reconhecer colaboradores de alto desempenho.

Oferecer feedbacks constantemente

O feedback é uma das principais medidas de incentivo, já que apresenta uma avaliação individual do empregado diante dos resultados da empresa. Isso gera um efeito na sua postura profissional, pois ele percebe que a instituição observa seu esforço e dedicação para atingir tais metas.

Justamente por isso, o feedback não deve constar somente os pontos positivos. Mas deve, impreterivelmente, reforçar o valor dos acertos e contribuições do colaborador. 

Criar planos de carreira

Outra forma de reconhecer sua força de trabalho é criando planos de carreira com critérios de promoção definidos. Tendo em mente que a promoção de cargos está diretamente ligada a meritocracia, o esforço para conquistar essas posições deve ser reconhecido. 

Os critérios podem ser definidos conforme as condições e demandas de cada organização, mas eles devem ser apresentados de forma oficial para todos os envolvidos. Aqui vale ter um método de avaliação bem definido.

Criar método de avaliação de desempenho

Ter um método de avaliação de desempenho é fundamental para que os colaboradores entendam a lógica por trás das premiações, sejam elas monetárias ou morais. Além disso, eles podem visualizar a seriedade de tais melhoras no desempenho de suas carreiras.

Desta forma, a força de trabalho pode se sentir motivada a buscar tais vantagens, potencializando o seu rendimento e, consequentemente, os resultados da empresa.

Oferecer bonificações personalizadas

As bonificações monetárias podem ser uma ferramenta de recompensa bastante eficaz para manter sua equipe motivada. Porém, certamente, não é o único modelo e nem sempre o mais estimulante. Aqui a dica é explorar a criatividade para conhecer as necessidades individuais dos principais talentos da organização e oferecer premiações personalizadas.

Esses reconhecimentos ganham valor pela importância que cada um dá a eles, por isso vão de cumprimentos públicos a descontos em academias, flexibilidade nos horários de trabalho, casual day, adiantamento salarial, plano odontológico, licenças prolongadas, dentre outros infinitos. O segredo de como reconhecer colaboradores de forma eficiente está em conhecê-los.

Criar interação com a equipe

Criar condições para integrar a equipe é um exemplo de como reconhecer colaboradores de maneira estratégica, já que o investimento reforça o trabalho em equipe, melhora o clima organizacional e ainda anima a força de trabalho. 

Passeios sociais, banquetes anuais para premiações, confraternizações, viagens, dentre outros, são opções de eventos que a empresa pode bancar como reconhecimento de um trabalho de alto desempenho.

Com essas dicas de como reconhecer colaboradores de forma estratégica e eficiente, sua empresa poderá valorizar a sua força de trabalho e assegurar condições para reter seus principais talentos e otimizar ainda mais seus resultados. 

 Gostou? Conta pra gente aqui nos comentários o que a sua empresa adota para reconhecer os colaboradores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.