como promover um funcionário

[Guia completo] Saiba como promover um funcionário sem cometer erros

Escolher o melhor funcionário para ocupar uma vaga de superior é um grande desafio das empresas. Afinal, é necessário optar por promover apenas um entre diversos profissionais, arriscando não ter os resultados esperados.

Para não lidar com esse problema, muitas organizações acabam contratando uma pessoa de fora, no entanto, isso pode piorar a situação, desmotivando os funcionários que esperam por sua vez de ser promovido.

Devido a isso, é crucial que a empresa saiba definir critérios efetivos para avaliar as suas possibilidades e fazer a escolha correta na promoção. Para saber como promover um funcionário da forma correta, é necessário considerar:

  • competência para o cargo;
  • características de liderança;
  • postura pessoal;
  • visão dos demais funcionários;
  • proatividade;
  • flexibilidade;
  • ética;
  • trabalho em equipe
  • comunicação.

Na hora de avaliar os candidatos, os líderes devem considerar diversos fatores. Primeiramente, é necessário saber se o colaborador está querendo a promoção, pois nem todo profissional dedicado busca mudanças em sua função.

O RH deve auxiliar nessa tomada de decisão, que é complexa e pode ter alguns desdobramentos negativos, como inveja de outros membros do time e dificuldades de adaptação a nova liderança. Portanto, é necessário refletir bastante antes de efetivar a promoção.

Pensando nisso, separamos os principais critérios para levar em conta no momento de promover um funcionário. Acompanhe!

 

Como promover um funcionário?

A promoção de cargo, é um momento muito esperado pela a maioria dos profissionais no mercado de trabalho. Por isso, é sempre preferível que a empresa escolha alguém de seu time, ao invés de realizar uma nova contratação.

Promover um empregado mostra que a corporação investe no crescimento de seu pessoal e reconhece seu potencial, o que torna os colaboradores mais motivados e engajados a sempre melhorar.

No entanto, não basta escolher um profissional ao acaso e esperar que ele tenha sucesso em seu novo cargo. É necessário tomar alguns cuidados para saber como promover um funcionário da forma correta.

A empresa deve contar com um processo de seleção interna que seja reconhecido por todos os colaboradores para evitar que a cultura do favoritismo circule entre os empregados.

O processo deve ser transparente e conter os critérios corretos para a avaliação. Assim é possível fazer a melhor escolha para o cargo e obter maior aceitação entre o restante da equipe.

 

Quais os critérios necessários para a promoção?

Para escolher o profissional ideal para a promoção, é necessário analisar diversos pontos. Além das hard skills, conhecidas como as habilidades técnicas dos profissionais, também é importante identificar algumas soft skills, que são competências mais subjetivas, relacionadas ao comportamento social e atitudes do colaborador.

Ambas são importantes em um bom líder. Portanto, não basta promover o funcionário com mais experiência técnica dentro da empresa, é necessário olhar características de sua personalidade.

Confira a seguir quais são os principais critérios para saber como promover um funcionário corretamente:

 

1. Competência para o cargo

Junto aos líderes das equipes, o RH deve buscar conhecer o perfil dos possíveis candidatos à promoção para ser possível identificar aquele que realmente é apto para o cargo.

Para isso, é preciso levar em consideração as competências do funcionário, se ele tem as habilidades necessárias, se sua formação acadêmica é compatível, o tempo de trabalho em determinado cargo, entre outras características.

 

2. Características de liderança

Para ocupar um cargo de gerência, a pessoa deve ter uma postura proativa em seu dia a dia no trabalho. Por isso, para promover um funcionário, o RH deve analisar o seu comportamento.

O candidato escolhido deve ser um verdadeiro líder, tendo uma excelente capacidade de gestão, tanto de pessoas quanto de processos, estar sempre pronto para tomar à frente da situação, colaborar e incentivar seu grupo.

 

3. Postura pessoal

Uma das soft skills mais cruciais que não envolve nenhum conhecimento técnico é o comportamento pessoal do colaborador diante de seu time.

Muitos profissionais não lidam bem com trabalhos em grupo ou assumindo posição de liderança para lidar com contratempos. Por isso, não podem ser considerados aptos para promoções.

 

4. Visão dos demais funcionários

Saber como promover um funcionário não envolve apenas analisar as características do colaborador, mas ouvir a opinião dos demais colaboradores. O candidato deve ser um indivíduo com ampla competência e que, por isso, tenha autoridade para liderar os outros.

Ele deve ser visto pelos colegas como um excelente profissional, que passe a confiança e motivação necessária para o time atingir seus objetivos.

 

5. Proatividade

Mesmo que não seja sua função, o profissional ideal para receber uma promoção é aquele que busca ajudar os demais colegas, tomando a frente da situação. Por isso, a proatividade é uma característica buscada para promoção.

As empresas precisam de funcionários que se dediquem ao trabalho e estejam prontas para auxiliar o próximo.

 

6. Flexibilidade

Outro ponto importante de como promover um funcionário, é a capacidade do empregado de se adaptar a novas realidades. Ele deve ter flexibilidade no trabalho para conseguir acompanhar o ritmo da empresa e lidar com situações que possam ser estressantes.

Portanto, ele precisa saber ouvir críticas, opiniões diferentes da sua e, sobretudo, estar disposto a melhorar.

 

7. Ética

Outra soft skill indispensável para receber uma promoção na empresa é ser ético. Não só no ambiente profissional, mas em qualquer área da vida.

A pessoa deve agir sempre de forma correta, procurando não passar por cima do trabalho dos outros para crescer dentro da empresa. Para ser promovido, o colaborador deve ser responsável e confiável.

 

8. Trabalho em equipe

Diferentemente de chefe que apenas dá ordem, o líder é aquele que se envolve e assume a responsabilidade por seu time.  Por isso, para saber como promover um funcionário corretamente, é preciso identificar se ele sabe trabalhar em equipe.

O colaborador promovido deve manter a sintonia em seu time para que tudo seja feito em menos tempo e com qualidade.

 

9. Comunicação

De nada adianta ter as habilidades necessárias, se o funcionário não sabe passar as tarefas claramente para os demais. Ele deve ser comunicativo e saber se expressar para não gerar confusão nos processos.

 

De modo geral, para saber como promover um funcionário corretamente, a empresa deve avaliar a forma como o profissional agrega valor à nova função, quais de suas competências técnicas, postura e habilidades podem ser consideradas um diferencial.

Está pronto para promover um funcionário? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajude seus colegas nessa tarefa.

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