A transformação digital fez com que os smartphones se tornassem, de maneira simbólica, em uma extensão de nós mesmos. Por consequência, aumentou o tempo de uso do aparelho ao longo do dia, o que se tornou um problema associado ao vício em smartphones . Nesse ponto uma dúvida aflige todas as equipes de RH: como proibir o uso de celular no trabalho?
Uma pesquisa já constatou que as pessoas chegam a passar cerca de 24 horas conectadas ao longo de uma semana inteira, entre a população adulta. Os jovens entre 16 e 24 anos registraram uma média de 34,3 horas.
Logo, é comum ouvir que existe um vício em celular no trabalho, algo que pode ser considerado com grande atenção, já que a geração Z está cada vez mais presente no mercado de trabalho.
Só que fica a dúvida: o que o RH pode fazer para proibir o uso de celular no trabalho ? Isso é um problema de verdade ou existem alternativas para tirar proveito dessa relação das pessoas com a tecnologia?
Continue lendo e confira tudo a respeito ao longo deste post!
Como proibir o uso de celular no trabalho: estatísticas e estratégias
Para muitas empresas, o uso do celular no trabalho é, sim, um problema. Não à toa, especialistas de RH fazem, de maneira recorrente, pesquisas sobre o assunto a fim de identificar as ações e reações disso.
Uma recente pesquisa do HR News apontou algumas características bem interessantes, como:
- 31% dos entrevistados disseram que o smartphone é proibido na empresa;
- 29% dos funcionários dizem que os seus gestores não confiam no uso de dispositivos móveis durante o expediente;
- 26% dos entrevistados disseram não entender ao certo as políticas sobre dispositivos móveis da empresa.
Entretanto, permanece a dúvida se o uso do celular no trabalho é mesmo algo impossível de conciliar ou existe alguma forma de tornar o uso benéfico?
Nós achamos que existe um meio-termo nessa situação. Em vez de proibir o uso de celular no trabalho, que tal unir-se à causa estrategicamente? Veja as nossas dicas:
Estratégias de como proibir o uso de celular no trabalho
1. Estabeleça regras e deixe-as claras
O uso de celular no trabalho está interferindo na produtividade, motivação ou o engajamento de um colaborador? Então, assuma a dianteira e mostre aos profissionais que eles serão cobrados pela sua performance.
Se a produtividade caiu, por exemplo, eles serão cobrados por isso. Nada de proibir o uso de celular no trabalho, mas de cobrá-los pelos profissionais que são e de que devem manter os seus resultados em constante evolução.
Por isso, crie uma política clara, objetiva e concisa. E faça questão de que todos leiam e assinem, estando cientes do que pode — ou não — fazer durante o expediente.
2. Use o celular como parte elementar da empresa
Um software de gestão onde todos devem acessar para obter o holerite ou marcar o seu ponto de entrada e saída, por exemplo, permite que o celular se torne um instrumento de trabalho.
Com isso, não é preciso proibir o uso de celular no trabalho e ter o dispositivo por perto se torna um ponto positivo para o colaborador e a organização.
3. Abra uma política que incentive a comunicação transparente
O RH precisa absorver e abraçar o estilo de trabalho da época vigente. Em um momento de intensa transformação digital, isso significa entender que a tecnologia não é rival, mas aliada.
Ao proibir o uso de celular no trabalho, por exemplo, a empresa coloca um alvo contra ela mesma, desmotivando a equipe e incentivando, inclusive, a geração Z a encontrar uma empresa com o perfil mais alinhado ao seu perfil.
As vantagens de incentivar o celular no trabalho
Os celulares no trabalho incentivam a transparência e a honestidade, já que podem oferecer novas formas inovadoras para o RH monitorar e engajar os profissionais. Só que existem, ainda, outras formas de se aliar à tecnologia, agregando mais a esse dito vício em smartphones. São elas:
- Ferramenta de engajamento por meio de notificações no celular — como mensagens de agradecimento, eventos e outras notícias internas;
- Chats internos para que os colaboradores usem o smartphone como uma ferramenta de comunicação interna também;
- Monitoramento do tempo de trabalho dos profissionais à distância. Assim, sabe-se o que cada um deles está fazendo, mesmo quando não estão dentro da empresa.
E então, deu para perceber o quanto você pode se aproveitar desses diferenciais causados e não proibir o uso de celular no trabalho? Saiba mais no vídeo abaixo sobre os efeitos do celular na vida das pessoas:
Tenha processos de RH mais eficientes com a ajuda da tecnologia
Saiba também como uma plataforma de Recursos Humanos pode ajudar sua empresa fazer o controle de vários processos de gestão de pessoas importantes. Com a Xerpa sua empresa terá acesso a benefícios como:
- reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
- ter um processo mais claro e seguro;
- evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionado à questões legais e gestão de informação da empresa.
A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.
Para saber como desfrutar ainda mais das soluções tecnológicas no RH da sua empresa, aproveite para assinar a nossa newsletter (é só preencher os seus dados no canto inferior do nosso blog) para receber, diretamente na caixa de entrada do sei e-mail, todas as nossas dicas e novidades!
.