Como pagar contas com cartão de crédito: GUIA PRÁTICO

como-pagar-contas-cartao-credito

Você sabia que é possível aprender como pagar contas com cartão de crédito?

Embora a modalidade venha acompanhada de algumas taxas e custos relativos ao uso desse meio de pagamento, a alternativa é possível para agregar maior controle financeiro no final do mês, pagando as contas e evitando multas e juros abusivos por atraso.

No entanto, o próprio cartão de crédito tem alguns custos que são elevados por si só. Daí, a importância em saber como pagar contas com o cartão de crédito apenas quando necessário.

Para ajudar, neste post vamos falar sobre os seguintes assuntos:

  • Por que aprender como pagar contas com cartão de crédito?;
  • Como pagar contas com o cartão de crédito pela internet?;
  • Com o que se atentar?

Boa leitura!

Por que aprender como pagar contas com cartão de crédito?

Como já adiantamos, você viu que tem como pagar contas com cartão de crédito. Mas existe um bom motivo para fazer isso e inserir essa forma de pagamento ao longo do seu planejamento financeiro?

Aí é que entra toda a essência da questão. O cartão de crédito é um modelo prático, conveniente e cheio de facilidades para o consumidor — quando usado com disciplina.

Do contrário, a fatura, o rotativo e até mesmo o parcelamento da fatura podem complicar bastante a sua vida financeira.

Só que existem também algumas vantagens pontuais que podem fazer toda a diferença, uma vez que você aprende como pagar contas com cartão de crédito.

Flexibilidade para juntar dinheiro

Você pode, por exemplo, pagar conta de telefone com cartão de crédito caso o boleto esteja para vencer e você não tenha fundos suficientes em sua conta corrente.

Assim, em vez de pagar o boleto online e cair no cheque especial ou até mesmo não realizar o pagamento e arcar com juros e multas, posteriormente, você pode pagar o boleto com seu cartão de crédito.

Com essa quantia paga em seu cartão, o valor vai ser debitado apenas na próxima fatura — levando em conta a data de vencimento da atual fatura, claro — o que permite tempo para se planejar e ter os fundos necessários para quitar essa despesa no mês seguinte.

E não se engane em pensar que é preferível deixar uma conta vencer, em determinado mês, porque os juros ou a multa são baixos.

Com disciplina financeira, você consegue poupar cada centavo, que podem se converter em aplicações futuras e no fortalecimento gradual do seu patrimônio.

Conveniências oferecidas pelos programas de fidelidade

Instituições que fornecem cartões de crédito têm, em sua ampla maioria, convênios com programas de fidelidade ou possuem os seus próprios.

E o funcionamento é até que simples, tendo apenas algumas características distintas entre as empresas que promovem esse tipo de serviço.

No geral, cada compra que você faz no seu cartão de crédito é convertida por pontos. Ao acumulá-los, você troca por benefícios e até mesmo por serviços ou produtos.

Mais uma vez: com inteligência financeira, você pode se beneficiar desses programas de pontos e ainda planejar algumas despesas para serem quitadas com o seu cartão de crédito.

Desconto com pagamentos à vista no boleto

Sabendo como pagar contas com cartão de crédito, você pode desfrutar de um benefício normalmente concedido aos pagamentos em boleto: os descontos.

Muitas empresas concedem uma porcentagem para clientes que realizarem o pagamento à vista. E como é possível pagar contas com cartão de crédito, essa despesa pode ser inserida no meio de pagamento.

Com isso, você ganha desconto e ainda consegue planejar o pagamento apenas quando cair a sua fatura do cartão de crédito.

Lembre-se também que o uso do cartão de crédito deve ser feito com planejamento e sem ferir o teto do seu orçamento.

Mas se você já lida com essa situação eficientemente, aproveite para deixar salva para depois a leitura de outro artigo nosso que explica melhor como você pode aumentar o limite do cartão!

Como pagar contas com o cartão de crédito pela internet?

pagar-contas-cartao-credito-internet

Vamos ver agora como pagar contas com cartão de crédito ou qualquer outra despesa que gere um boleto. Lembrando que para isso, você pode recorrer a algumas alternativas.

A primeira delas é o internet banking da instituição com a qual você tem conta corrente e/ou cartão de crédito. Vamos entender melhor, abaixo!

Internet banking

Embora tenha as suas vantagens e possa agregar mais estabilidade financeira à sua rotina. Pagar contas com cartão de crédito pode ser uma opção mais cara.

Isso porque, boa parte das instituições que oferecem essa modalidade de pagamento cobra uma taxa mensal — além do IOF da transação.

Além disso, é necessário verificar, primeiramente, se o seu cartão de crédito conta com essa facilidade. O cartão do Nubank, por exemplo, não permite o pagamento de boletos com cartão de crédito.

Por outro lado, se a instituição oferecer a possibilidade, confirme quanto custa o serviço e avalie se o preço final vai ser mais em conta do que o pagamento de uma eventual multa, do boleto, se você preferir pagar com atraso e em dinheiro em vez de utilizar o cartão de crédito.

Veja também: Como controlar gastos no cartão de crédito!

No mais para pagar contas com cartão de crédito, acesse o internet banking do seu banco (via app ou pelo site oficial da instituição) e procure pela opção de pagamento com cartão de crédito.

Central de atendimento

Outra forma pagar contas com cartão de crédito é por meio de um contato com a central de atendimento da sua instituição. Assim, o pagamento seria realizado via telefone, mas com a sua autorização para fazer uso do cartão de crédito.

Aplicativos de pagamento

Outra solução para que você utilize o melhor essa função e aprenda como pagar contas com cartão de crédito é a utilização dos aplicativos de pagamento.

Eles são interessantes porque, diferentemente dos bancos tradicionais, as empresas especializadas nesse tipo de serviço não possuem tarifas elevadas para a sua utilização. O que barateia o custo.

Caso você ainda não os conheça, dê uma olhadinha na lista abaixo, em que reunimos alguns dos serviços mais populares aqui no Brasil e internacionalmente:

Ou seja: diversas possibilidades à sua disposição para fazer um uso mais consciente e até mesmo estratégico dos seus meios de pagamento.

Cuidados ao pagar boletos online

Vale destacar, por fim, que sim, você pode pagar contas com cartão de crédito, mas que a sua organização financeira é fundamental para evitar transtornos com dificuldades em liquidar a fatura do mês seguinte.

Por isso, selecionamos três pontos-chaves para garantir que você faça o melhor uso possível dessa alternativa:

  1. é impossível usar o cartão de crédito para pagar a fatura do próprio cartão;
  2. existem cobranças para o pagamento de contas com o cartão de crédito — isso deve ser avaliado para entender, no final, o quanto você realmente vai pagar por isso;
  3. sempre calcule os pagamentos com base na data de vencimento da fatura (para evitar que a despesa caia no mesmo mês em que você está com o orçamento mais enxuto).

Dinheiro com segurança e custo baixo: o brasileiro não abre mão

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

E então, já sabe tudo sobre como pagar contas com cartão de crédito? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais?

Assim, mais pessoas podem ficar por dentro dessa alternativa e obter um planejamento financeiro muito mais eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar