´
Como pagar conta pelo celular

Como pagar conta pelo celular?

 Recorrer aos meios digitais se tornou uma rotina em várias situações. Se antes perguntávamos “como pagar conta pelo celular?”, hoje esse processo é mais comum do que se imagina.

Segundo um estudo realizado pela IDC, 60% das pessoas entrevistadas no Brasil afirmaram que utilizam de meios digitais de pagamento. A rapidez e praticidade que os aplicativos de bancos e as fintechs (Picpay, Paypal e etc.) proporcionaram, facilitou a vida de muitas pessoas.

Além disso, mudou o hábito de quem precisava enfrentar longas filas no banco e que hoje podem, em poucos cliques, pagar suas contas. Mas como pagar conta pelo celular? Qual o passo a passo? Existem vantagens? É seguro?

Neste conteúdo vamos responder essas e outras questões sobre os pagamentos digitais para você que ainda opta pelo modelo tradicional dar uma chance a essa opção.

Os dados dos pagamentos digitais no Brasil

Como pagar conta pelo celular? Antes de darmos uma resposta satisfatória para essa pergunta, é importante conhecer a fundo esse universo digital que vem crescendo e sendo dominante no mercado financeiro.

Os brasileiros lideram, na comparação com a população do México e Colômbia, o uso de celulares em transações financeiras. Cerca de 24,3% das pessoas fazem uso desse modelo em pagamentos e outras atividades, indicou a pesquisa da IDC.

Além disso, o número de pessoas que se dirigem a agências bancárias físicas vem caindo e hoje responde por 58%.

Um estudo da consultoria Deloitte, Pesquisa de Tecnologia Bancária 2019 da Federação Brasileira de Bancos, indicou que o uso de aplicativos para smartphones, com foco em serviços bancários, triplicou no país, levando em conta os anos de 2014 a 2018.

Em 2014 eram 25 milhões de pessoas que utilizavam esse modelo para transações financeiras e em 2018 esse número se elevou para 70 milhões. No mesmo ano foram abertas mais 2,5 milhões de contas bancárias via celular.

Esses dados mostram uma grande mudança de hábito dos brasileiros em relação aos meios digitais.  

O impacto das fintechs nos pagamentos digitais

Antes de saber “como pagar conta pelo celular?” precisamos conhecer o significado de uma palavra muito utilizada no meio de aplicativos digitais destinado a transações financeiras.

Trata-se das fintechs. Fintech é uma palavra originada da junção entre financial (financeiro) e technology (tecnologia). São empresas (startups) que desenvolvem soluções para otimizar, de forma inovadora, qualquer serviço relacionado ao sistema financeiro.

O objetivo das fintechs é facilitar a vida do usuário, diminuindo as burocracias e aumentando a agilidade dos processos. Nesse cenário, temos algumas fintechs no país de destaque como PicPay e o próprio Ame Digital.

Por meio delas é possível realizar diversas transações financeiras, como o pagamento de contas pelo celular. 

Diante disso, podemos afirmar que não existiria uma evolução considerável do mercado financeiro digital, impossibilitando até os pagamentos via smartphone, se as fintechs não tivessem surgido.

Já falamos sobre as fintechs no artigo “O que é Fintech? Saiba mais sobre este modelo de empresa!

As vantagens de pagar conta pelo celular

Burocracia, filas e estresse. Esses são alguns dos motivos pelos quais as pessoas odeiam se deslocar às agências bancárias físicas. 

Entretanto, quando surgiu a questão “como pagar conta pelo celular?” se percebeu um novo cenário com maior conforto e facilidade aos clientes.

Afinal, pagar contas pelo celular proporciona diversas vantagens para quem opta por essa opção de pagamento. Conheça algumas delas abaixo:

Praticidade nos pagamentos

É claro que a conveniência é uma das principais vantagens dos pagamentos digitais. Ao se perguntar “como pagar conta pelo celular?” a resposta é simples: em poucos cliques. Isso torna tudo mais fácil e cômodo, evitando que você precise se deslocar a uma agência física.

Rapidez 

A rapidez é outro ponto extremamente positivo para quem opta por pagar as contas pelo celular. Isso porque por meio de aplicativos dos bancos pelas chamadas fintechs, como PicPay e PayPal, o cliente pode pagar, via celular, contas ou realizar transações.

Isso tudo de forma rápida e sem precisar enfrentar as eternas filas das agências bancárias. Nos dias atuais, inclusive, diante do distanciamento social, esses meios de pagamento podem facilitar a vida de muita gente que não sai na rua.

Pagamentos off-line

Sem internet, como pagar conta pelo celular? Pois saiba que isso é possível por meio do Pagamento Móvel Off-line.

Aplicativos do BePay e Tribanco exigem apenas que você use a câmera do seu celular que gera um QRCode, que mostra informações como a fonte de onde sairá o dinheiro, valor do pagamento, entre outras informações. 

Um sistema de criptografia é que garante a transação.

Segurança nas transações

Além de pagar contas direto no celular é possível também usar o aparelho como uma carteira digital. Ou seja, não é necessário mais sair com um cartão de crédito ou dinheiro no bolso.

Muitos celulares já permitem e se utilizam de aplicativos como Apple Pay e Samsung Pay, que permitem realizar pagamentos apenas pela aproximação do celular.

E eles são extremamente seguros, pois, obrigam que o dono do smartphone habilite o reconhecimento facial, leitor biométrico ou digitação do PIN para autorizar a compra.

Como pagar conta pelo celular? Conheça o passo a passo

Já falamos neste artigo sobre as diversas vantagens e facilidades para se pagar uma conta via celular e para demonstrar que o processo é fácil mesmo, vamos detalhar o passo a passo abaixo.

  • 1: Acesse o aplicativo do seu banco e digite o login e senha ou utilize o reconhecimento facial.
  • 2: Procure a área destinada a pagamentos.
  • 3: Faça a leitura do código de barras da sua conta com a câmera do celular ou se preferir digite o número do boleto manualmente.
  • 4: Confira todas as informações referente a conta: desde valor, recebedor a data de vencimento.
  • 5: Realize a confirmação de pagamento e aguarde até que ele seja validada pelo aplicativo. 
  • 6: imprima o recibo ou compartilhe via e-mail. 

Aplicativos para pagar contas no celular

Com o crescimento dos pagamentos digitais os aplicativos e as fintechs ganharam força e se expandiram no mercado. Abaixo listamos alguns dos principais meios de pagamento para quem deseja pagar um conta pelo celular. Confira

PicPay

Essa fintech foi criada em 2012 e hoje, disponível em aplicativos para iOS e Android, é uma das mais famosas carteiras eletrônicas financeiras. 

Ela permite não só o pagamento de contas via celular como transferências e compras virtuais. Em 2020 a expectativa do PicPay é que as transações superem os R$ 25 bilhões.

IQ Contas

Esse aplicativo, criado por meio de uma parceria da Visa e Cielo, permite o pagamento de contas e boletos e, tem uma grande vantagem que é o cadastramento das empresas para evitar que seja necessário que o usuário digite todos os meses o código de barras. 

O IQ Contas está disponível tanto para Android como para iOS.

iti Itaú

O app do Banco Itaú oferece diversas opções para transações financeiras, entre elas o pagamento de contas que podem ser feitas em celulares por meio do aplicativo disponível em celulares Android ou iOS. É possível também cadastrar o cartão de crédito no aplicativo.

Ame Digital

Além de oferecer diversos cupons de desconto, além de cashback, o Ame também permite aos usuários que efetuem pagamentos via digitação do códigos de barras e também por leitura de QR Code. O Ame pode ser baixado para celulares com o sistema Android ou iOS.

RecargaPay

Apesar de ser utilizado principalmente para recargas e também cartões de transporte, o aplicativo também oferece a possibilidade de pagamentos digitais. 

É importante ficar atento, pois, o RecargaPay permite pagamentos de contas de até R$ 1000,00, por mês, no app com o cartão de crédito. 

Se esse valor for excedido será cobrada uma taxa de 2,99% a cada transação. O aplicativo está disponível nos sistemas iOS e Android.

Payly

Esse aplicativo gratuito não só permite o pagamento de boletos, mas também o envio e recebimento de valores. O usuário do Payly pode também adicionar dinheiro a sua carteira virtual via Boleto, TED ou Doc. 

É possível fazer o download  do aplicativo no sistema Android ou iOS.

A importante mudança nas transações financeiras

Ao longo deste artigo pudemos dar várias respostas sobre “como pagar conta pelo celular?”. Não só apresentando as vantagens de optar por essa forma de pagamento, como mostramos diversas opções de aplicativos que tem essa função disponível.

Em uma sociedade que está o tempo todo conectada e a rapidez passou a ser uma grande aliada, os meios digitais são de grande valia. Dado que, principalmente no pagamento de contas, permitiu grandes facilidades como praticidade e rapidez nas transações financeiras.

Pagar contas pelo celular além de prático é cômodo. O usuário sequer precisa sair de casa para enfrentar filas nas agências bancárias e em poucos cliques efetua o pagamento das suas contas.

Essa realidade inclusive, como apresentada no texto, é bem vista pelos brasileiros que dominam na comparação com outros países da América Latina uso dos smartphones para realizar transações financeiras. 

O mundo digital passou de tendência para realidade e o mercado financeiro tem acompanhado esse universo tecnológico de perto.

Quem sai ganhando são os usuários que podem dedicar mais tempo do seu dia a outras questões, evitando a necessidade de deslocamentos a locais físicos ou o enfrentamento de filas.

 

Agora que você já sabe como pagar conta pelo celular, conte para nós se você se aproveita da tecnologia nesse caso.  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.