Quando o último trimestre do ano se aproxima, as empresas começam a pensar Como organizar uma festa de confraternização de fim de ano. E, principalmente, quem vai ficar responsável por preparar tudo.

Geralmente, a tarefa de organização fica com o Departamento Pessoal e o RH. Veja nossas ideias de festa de fim de ano para empresa e prepare uma grande confraternização em pouco tempo.

7 passos para organizar uma festa de confraternização

Passo #1: onde fazer

Antes das ideias para festa de confraternização empresarial, pense primeiro sobre o perfil da sua empresa: seu tamanho, número de funcionários e o estilo.

Isso conta muito e já auxilia na escolha do lugar e na quantidade de comida, por exemplo. Se possível, é interessante sair da empresa para que ninguém sinta como se ainda estivesse no horário de expediente.

Se o perfil dos seus funcionários é de pessoas mais sérias, fechar um restaurante pode ser uma opção. Uma empresa mais jovem poderia optar por um karaokê ou contratar um DJ para um festa em um clube ao ar livre.

Vale também calcular a idade média dos convidados para que se torne mais fácil definir o local do evento.

Passo #2: como convidar

Uma primeira ideia de convite para festa de confraternização da empresa é enviá-lo por e-mail. Assim é garantido que todos os funcionários receberão.

Outra opção é entregar convites impressos através dos superiores. Também é bom fixar essas impressões nos quadros de comunicação da empresa para que todos passem e vejam.

Caso seja permitida a participação de familiares é necessário separar esses convites e confirmar suas presenças. A quantidade de pessoas a mais pode mudar muito a conta de participantes, então esteja preparado.

Passo #3: como chegar

Escolheram comemorar fora da empresa? Se a festa for próxima da empresa, os funcionários podem ir a pé ou de carona.

Caso seja um pouco mais longe, o ideal é contratar um transporte fretado para ida e volta do evento. Isso facilita a vida de quem irá à festa de confraternização da empresa!

Passo #4: o que servir

A comida dá o tom da festa, seja com canapés ou com churrasco. É interessante lembrar que alguns funcionários podem ter intolerância ou não comer determinados alimentos.

Algumas ideias para uma festa de confraternização de empresa ficar diferente são as opções sem glúten, lactose e para vegetarianos.

Finger food, mini salgados e mesas de petiscos onde os convidados podem se servir livremente deixam os convidados mais à vontade para se servir e conversar enquanto comem.

Além da comida, existe a preocupação com talheres, pratos e copos. Para calcular todas as quantidades, a melhor opção é escolher calculadoras online que são práticas e abrangem comida e utensílios.

É muito comum se servir bebidas alcoólicas nestas festas. Para evitar o exagero, um opção é servir apenas após a refeição ou limitá-las até um determinado horário. Para festas com álcool, sugerimos cortar os energéticos, pois a combinação não é recomendada.

Passo #5: e as metas?

A festa de fim de ano é um momento ótimo para falar sobre as conquistas e sobre os objetivos futuros da empresa, mas é importante ter cuidado.

Apresentações longas podem fazer com que as pessoas se desliguem e não prestem mais atenção, principalmente considerando que tem uma festa esperando lá fora.

Além disso, o ideal é servir a comida antes, mesmo que sejam aperitivos ou um café da manhã para evitar que as pessoas fiquem de mau humor e saiam da festa reclamando.

Passo #6: como entreter

Se sua empresa possui uma banda, esse é um ótimo momento para uma apresentação. Essa é uma oportunidade de mostrar os talentos escondidos da empresa.

Se a verba for maior, existem opções bem diferentes que tornarão a festa muito mais divertida, como cabines fotográficas, fliperama, serviços de maquiagem e massagem.

É bom ter um espaço que incentive a interação dos funcionários com mesas, cadeiras confortáveis e até pufes.

Caso permita a presença de familiares, saiba que essa interação será menor. Os funcionários vão passar mais tempo com as pessoas conhecidas e menos tempo fazendo networking no evento com pessoas de outras áreas.

Passo #7: como terminar

Uma boa ideia para incluir ao organizar uma festa de confraternização de fim de ano é fazer algum sorteio.

Esse sorteio pode trazer referências as atividades realizadas durante o ano. Por exemplo, quem realizou mais metas recebe mais cupons para o sorteio.

Além de melhorar o desempenho da equipe durante o ano, traz uma sensação de reconhecimento do seu trabalho.

Outra opção é optar por um amigo secreto. Neste caso é importante que estipule valores mínimos e máximos para que ninguém sinta-se que saiu prejudicado no presente.

Esperamos que com as nossas dicas de como organizar uma festa de confraternização de fim de ano você consiga realizar uma excelente festa para sua empresa. Tem mais alguma dica? Comenta aqui embaixo nos comentários!

Sua empresa está em busca de uma plataforma de Recursos Humanos eficiente para o próximo ano? Conheça a Xerpa, o melhor software para RH do Brasil!

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.