Inscreva-se

6 dicas de como organizar confraternização de fim de ano na empresa
RH

6 dicas de como organizar confraternização de fim de ano na empresa

As festas de fim de ano são encontros organizados pelas empresas para estimular a integração entre os colaboradores. Mas você sabe como organizar confraternização de fim de ano na empresa ? A Xerpa te ensina. Confira as dicas!

Neste artigo abordaremos questões sobre:

  • como organizar uma festa de fim de ano na empresa;
  • qual a importância do setor de RH no planejamento desse evento;
  • como o colaborador deve se comportar diante desse momento

O que são festas de fim de ano?

As festas de fim de ano são os encontros organizados pelas empresas para a integração e confraternização dos seus colaboradores.

O principal objetivo desses eventos é aproximar os funcionários, criando um clima fraterno e descontraído.

Adotar essa estratégia é incentivar a retenção de talentos. Quer saber mais? Recomendamos que você baixe esse eBook gratuito! Responda o formulário e receba:


 

Mas aprender como organizar confraternização de fim de ano na empresa requer planejamento para que o encontro realmente preze pela descontração e não se torne algo chato e maçante.

É necessário que gestores e o setor de recursos humanos estejam envolvidos e engajados na organização e construam uma mensagem de confraternização de empresa, para que os colaboradores estejam dispostos e à vontade para participar.

Como convidar?

Como escolher o melhor lugar?

Preciso obrigar meu colaborador a participar?

Preparamos algumas dicas de como organizar confraternização de fim de ano na empresa. Vamos tirar as principais dúvidas do RH em relação às festas de fim de ano da empresa. Confira!

Como organizar confraternização de fim de ano na empresa: passo a passo

1. Como fazer o convite?

Enviar um e-mail, um convite pessoal, um aviso no mural, mensagem na intranet, são algumas das opções.

Existem várias formas de informar o colaborador sobre as festas de fim de ano. É fundamental eles entendam como tudo vai funcionar e qual a dinâmica do evento.

O grande segredo é repassar as informações da maneira mais clara possível e realizar um convite que destaque a importância da participação de todos os colaboradores.

2. Não obrigue o colaborador a participar

As festas de fim de ano levantam algumas dúvidas entre os gestores, setor de recursos humanos e colaboradores. A principal delas é: esse evento é obrigatório? A resposta é não.

Entretanto, é importante que o colaborador entenda que estar presente é uma demonstração de interesse pela empresa e pela boa relação com seus companheiros de trabalho.

É necessário, porém, que fique bem claro a empresa, que ela não tem o direito de obrigar o colaborador a estar presente.

A não ida dele também não pode ser levada pelo lado pessoal e influenciar em decisões trabalhistas, pelo simples fato dele não ter comparecido.

3. Escolha o local certo

Definir o perfil comportamental da empresa e dos colaboradores é o segredo para escolher o local certo para as festas de fim de ano.

Fazer com que todos se sintam à vontade é a melhor forma de conseguir com que todos interajam e que realmente um encontro como esse faça sentido.

Outro ponto sobre o local das festas de fim de ano que pode fazer a diferença, é a distância.

Busque sempre planejar a melhor forma para deslocamento dos seus colaboradores.

Pense que se a festa for perto todos podem ir a pé. Se for longe, planeje contratar um fretado para conseguir facilitar a ida de todos colaboradores.

4. Posso fazer um discurso?

As festas de fim de ano têm como objetivo principal a confraternização. Mas também é uma oportunidade para construir uma mensagem de confraternização de empresa, e agradecer a equipe pelas conquistas.

Muitas vezes se fala sobre o futuro da empresa e os objetivos principais dali para frente.

A ideia é não se estender no discurso. Não torne ele maçante, isso pode causar desinteresse dos colaboradores.

O conteúdo da mensagem pode ser mais despojado e menos pesado do que nos dias normais de trabalho.

5. Planejando o cardápio

Organizar as festas de fim de ano também requer uma decisão em relação ao cardápio. É necessário estar atento ao que você vai servir, já que pessoas podem ser vegetarianas, intolerantes a lactose, glúten ou não comer algum tipo de alimento.

O ideal é estender um cardápio de refeições para que todos possam ficar satisfeitos. É importante também mensurar os gastos e calcular o número de pessoas e o que precisará ser comprado.

6. Como finalizar o evento?

Não sabe como finalizar suas festas de fim de ano? Existem várias ideias para festa de confraternização empresarial . Duas das mais conhecidas e utilizadas são os sorteios ou os amigos secretos.

Quando falamos de sorteio escolha brindes legais e que demonstre reconhecimento pelo desempenho da equipe ao longo ano.

Se optar pelo amigo secreto é bom delimitar um limite de preço entre mínimo e máximo. Assim todos os presentes serão equiparados, nem que seja pelo valor.

Cuidados para o colaborador

6 dicas de como organizar confraternização de fim de ano na empresa

Se você é um colaborador e planeja ir a uma festa de final de ano da empresa na qual trabalho precisa evitar problemas.

Separamos algumas dicas para o colaborador saber se comportar durante as festas de fim de ano.

  • Não cometa excessos com a bebida;
  • Não exponha opiniões que se arrependerá depois;
  • Não seja inconveniente cobrando pessoas sobre tarefas do ambiente de trabalho;
  • Evite fazer fofocas ou criar um ambiente hostil;
  • Esse não é um bom momento para flertar com outros profissionais;
  • Se vista de forma adequada, festa de empresa não é balada;
  • Pode dançar, mas não exagerar, mantenha a compostura.

As festas de fim de ano estimulam a integração!

Aprender como organizar confraternização de fim de ano na empresa é uma excelente oportunidade de integração entre as equipes.

Entretanto, é necessário que tudo seja muito bem planejado e organizado, para que os colaboradores se sintam à vontade e dispostos a participar do evento.

Apesar de ser uma festa mais despojada, que tem como principal objetivo a integração, se não houver planejamento a tendência é que se torne uma coisa chata e maçante.

Os gestores e o setor de recursos humanos, mesmo em festas de fim de ano, precisam traçar um perfil da empresa e dos colaboradores para definir todos os detalhes da festa.

Se você é colaborador precisa também estar atento a sua postura durante a festa. Não exagere, seja comedido, independentemente de ser um encontro de confraternização.

Na Xerpa você pode encontrar mais dicas sobre como planejar a integração dos colaboradores.  Acesse  artigo; “A integração de departamentos da empresa aumenta a produtividade”.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *