O pagamento on demand se tornou uma das grandes tendências do mercado, e que chegou para ficar de vez. Isso porque a solução mostrou-se alinhada às necessidades do público em ter um salário flexível, do qual os seus profissionais podem solicitar o saque dos dias trabalhados quando quiserem. Ao saber como oferecer pagamento on demand na empresa, seus funcionários têm um planejamento financeiro melhor, completamente atrelado às suas respectivas rotinas.

 

O mundo muda todos os dias. E embora seja uma afirmação óbvia, muitas empresas deixam de prestar atenção em quais são essas transformações. É por isso que consideramos tão importante a leitura deste post sobre como oferecer pagamento on demand na empresa!

Afinal, essa relação entre o bem-estar financeiro e as pessoas tem impactado, profundamente, as relações trabalhistas.  Quer um exemplo?

O endividamento é uma das grandes causas do estresse, hoje em dia, sem falar nos reflexos desse distúrbio psicológico na performance dos seus colaboradores.

Portanto, vamos ver justamente o quanto você deve saber como oferecer pagamento on demand na empresa: para alertar sobre uma solução ampla e profunda, na organização, e também na qualidade de vida dos seus colaboradores. Boa leitura!

O que é o pagamento on demand?

Trata-se de um modelo de pagamento que oferece ao colaborador a oportunidade de receber o salário da maneira que melhor lhe convir. 

Para isso, a empresa deve adotar algum tipo de solução que permita a ele o recebimento dos dias já trabalhados. É o caso, por exemplo, do Xerpay que a Xerpa lançou recentemente.

 

Por que optar pelo pagamento on demand?

É importante considerar, que o pagamento on demand surgiu como uma resposta para o que a sociedade, em geral, necessita. Afinal, o estresse financeiro se tornou uma constante.

Um exemplo disso: no país, o número de endividados e inadimplentes aumentou consideravelmente, no começo do ano. Consequentemente, mais pessoas estão sofrendo com os problemas disso.

Irritabilidade, impaciência, frustração, desmotivação, falta de engajamento, baixa produtividade, alta rotatividade na empresa… Isso tudo prejudica não apenas a saúde (física e mental) do colaborador, mas os resultados que a empresa almeja também.

E, assim, o pagamento on demand mostra uma faceta interessante para minimizar esses problemas. Por meio de sua aplicação, é possível obter:

Ou seja: além de resolver uma questão pessoal que evolui para o dia a dia, sua empresa também absorve resultados mais promissores — e em uma base tangível e intangível.

Pensando, agora, exclusivamente no lado do seu colaborador, convém observar que o pagamento on demand contribui ativamente com um planejamento financeiro imune a imprevistos.

Ainda mais, quando se percebe que as pessoas não tendem a usar essa flexibilidade salarial para fazer compras no impulso. Pelo contrário: muitos já compraram a ideia de usar o pagamento on demand para quitar as contas antes do prazo de vencimento. Ou ainda, para compras emergenciais.

Como havíamos mencionado, isso faz com que as pessoas dependam menos desses empréstimos fáceis, mas de juros exorbitantes — como o cheque especial.

E não pense que estamos falando, especificamente, de uma questão localizada. O pagamento on demand começou em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a tendência é o bem-estar financeiro e as soluções focadas nisso.

Não à toa, uma série de grandes marcas, Brasil afora, já estão fazendo uso dessa modalidade flexível de pagamento, como:

  • Walmart;
  • McDonald’s;
  • Outback Steakhouse;
  • Wendy’s;
  • Westgate Resorts.

Na sua empresa, você acha que o pagamento on demand poderia fazer a diferença para reduzir custos e melhorar os resultados — e, tudo isso, tomando como estrutura o bem-estar de sua equipe?

Como oferecer o pagamento on demand?

Para você entender como usar o pagamento on demand, vale a pena ficar de olho na sua aplicação como um benefício. Afinal, ele tem sido usado como um recurso de uma ferramenta muito maior, como os softwares de gestão.

Contudo, é importante descobrir quais empresas, no país, tem elaborado um plano aprofundado e certeiro na busca pelo bem-estar financeiro de todos, internamente.

É para isso que gostaríamos de direcionar a sua atenção por alguns minutinhos. O Xerpay foi lançado em 2019, e já tem acumulado resultados importantes.

Inicialmente, a atenção da mídia já explorou um assunto que vinha ganhando atenção internacionalmente. O pagamento on demand é, definitivamente, uma notícia que cativa pela possibilidade de evoluir, corporativamente, com dinamismo e mais atenção à gestão de pessoas.

 

Como funciona o Xerpay?

As empresas que já trabalham com o software de gestão da Xerpa podem optar pelo pagamento on demand (o Xerpay) sem custos extras, como um verdadeiro benefício.

Em seguida, o seu setor de RH vai notificar os colaboradores e identificar quem, entre eles, tem interesse em ter o benefício disponibilizado. Assim, sempre que eles precisarem de um adiantamento salarial, eles acessam o aplicativo da Xerpa e fazem a solicitação.

O Xerpay assume o compromisso de depositar o valor requerido, na conta bancária do seu funcionário, em até uma hora. E sua empresa não precisa se preocupar com o capital de giro: ele é todo gerido pela própria Xerpa, com os seus próprios recursos.

Assim, a sua gestão só se ocupa em oferecer o benefício e em honrar as datas de pagamento dos seus funcionários, já que as solicitações de pagamento on demand vão descontar esse valor nos dias destinados ao pagamento.

E o melhor: a Xerpa cobra uma taxa “mais barata do que um cafezinho” do colaborador. Algo significativamente inferior aos juros e taxas dos custos empréstimos bancários.

Portanto, isso agregaria total flexibilidade e autonomia para que os seus colaboradores passem a gerirem o seu planejamento financeiro com mais segurança e dentro dos seus objetivos.

Quem é a Xerpa?

Startup que assume, a cada dia, uma faceta de fintech no país, despontando não apenas como uma solução para o departamento de RH Da sua empresa. 

A Xerpa está aproximando-se de um trabalho também focado no bem-estar financeiro dos seus colaboradores. E, para isso, tem oferecido recursos mais variados para promover a qualidade de vida de todos e, consequentemente, melhorar os índices das suas empresas.

 

Se você ainda quer saber um pouco mais sobre o pagamento on demand, para saber como a Xerpa está trabalhando ativamente nessa questão, que tal seguir com mais uma leitura de nossos artigos?

Basta clicar aqui, e entender o que sua empresa pode fazer para adotar o salário sob demanda!