como o xerpay melhora o clima organizacional

Como o Xerpay melhora o clima organizacional?

Um ambiente de trabalho harmonioso é feito de pessoas satisfeitas. Para conseguir esse objetivo, é preciso cuidar do bem-estar dos colaboradores em todas as esferas, inclusive a financeira. Pensando nisso, a Xerpa criou o app Xerpay, que possibilita o pagamento sob demanda. Mas como o Xerpay melhora o clima organizacional?

Quem já ficou no vermelho por causa de um imprevisto sabe como essa situação é estressante. E quando a gente fica nesse estado, cheio de preocupações, todos os aspectos do dia a dia são prejudicados, até mesmo o relacionamento com as outras pessoas.

O Xerpay chega justamente para evitar esse problema. Quer saber como? Continue acompanhando o post!

Como o estresse financeiro afeta o clima organizacional?

Em um estudo feito pela BlackRock, 58% dos entrevistados apontaram o dinheiro como a principal causa de estresse no dia a dia. 

Para garantir o bem-estar dos colaboradores, reduzir o estresse financeiro da equipe é fundamental. Sem isso, por mais que os cuidados com a saúde física e mental estejam em dia, as necessidades dos funcionários nunca estarão 100% preenchidas.

Quando existe uma preocupação com dívidas, o estado mental do colaborador sofre um impacto negativo, o que pode desencadear queda de produtividade, falta de concentração e até problemas de saúde.

Esse prejuízo ao bem-estar está diretamente relacionado à qualidade do clima organizacional. A principal explicação para isso é que problemas financeiros mexem muito com a autoestima e com o humor das pessoas.

A pessoa que não consegue equilibrar as contas e o salário inevitavelmente sente que tem algo errado com ela. “Meu salário é baixo demais”, “não sou capaz de organizar meus gastos” ou “nunca vou conseguir ter o que eu quero”, são pensamentos comuns e recorrentes nesses casos.

Tudo isso gera uma enorme frustração, que se transforma em insatisfação generalizada com a empresa, com a remuneração e com as tarefas do dia a dia.

Alguém com esse nível de estresse e desmotivação facilmente tem alterações no humor e emana uma negatividade que afeta todos à sua volta. Sendo assim, a qualidade do clima organizacional e dos relacionamentos interpessoais acaba caindo drasticamente.

Por isso, é essencial que a empresa promova o bem-estar dos colaboradores de todas as formas possíveis. Se a sua organização ainda não abriu os olhos para a importância do bem-estar financeiro, saiba que essa pode ser a peça que faltava para alavancar a qualidade da gestão de pessoas.

Por que implementar o salário sob demanda?

Agora que você já conhece o impacto do estresse financeiro no ambiente de trabalho, é hora de começar a entender como o Xerpay melhora o clima organizacional.

Para isso, é preciso conhecer o conceito de salário sob demanda. Trata-se de uma tendência de mercado em que o colaborador pode receber os salário dos dias já trabalhados a qualquer momento. Assim, ele não precisa esperar pela data fixa de pagamento definida pela empresa.

A maior vantagem disso está ligada aos gastos emergenciais. No Brasil, a maioria das pessoas não tem uma reserva financeira, o que dificulta muito lidar com imprevistos. Outro problema comum é ter contas que vencem antes do salário cair na conta.

Nesses casos, as pessoas acabam recorrendo com frequência ao cheque especial. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 40% das pessoas que já precisaram usar o limite bancário fazem isso todos os meses. 69,3% de quem usou essa alternativa fez isso quatro vezes ou mais no último ano.

O problema é que o cheque especial é um dos créditos mais caros do mercado, com cerca de 300% de juros ao ano. Por isso, usá-lo com frequência para “tapar buracos” pode gerar dívidas que se acumulam e acabam se tornando altas demais.

O salário sob demanda é o benefício ideal para resolver esse problema. Sem precisar esperar uma data fixa de pagamento, o colaborador pode cobrir despesas emergenciais com o próprio salário, sem se endividar. Basta solicitar o adiantamento pelo app e está tudo resolvido.

Além disso, esse modelo de pagamento oferece ao funcionário mais controle sobre o próprio dinheiro. Por facilitar a organização das despesas pessoais, o salário sob demanda é um dos métodos mais efetivos para oferecer mais bem-estar financeiro aos colaboradores.

Como o Xerpay pode ajudar?

O Xerpay é um aplicativo da Xerpa que possibilita oferecer salário sob demanda de um jeito simples, seguro e intuitivo. Por isso, é a ferramenta ideal para cuidar do bem-estar financeiro da equipe e melhorar o clima organizacional.

A ferramenta funciona conectada ao sistema de RH da empresa. Por meio dela, o funcionário pode acompanhar seus ganhos no mês e solicitar o pagamento dos dias já trabalhados na hora que quiser.

A Xerpa assume o capital de giro e envia o dinheiro para a conta do colaborador imediatamente, sem que a empresa precise alterar seus processos financeiros. Quando a empresa deposita o pagamento integral do funcionário, a parte adianta é devolvida para a Xerpa.

Mas, afinal, como o Xerpay melhora o clima organizacional? A resposta é simples: o app é um benefício altamente relevante para o dia a dia dos funcionários, o que garante a satisfação da equipe no ambiente de trabalho. Entre os motivos, podemos citar:

  • redução de custos: segundo o Banco Central, o brasileiro gasta, em média, R$ 136 por mês em juros no cheque especial. Com o Xerpay, esse valor cai para no máximo R$ 9 em taxas operacionais (fixas e sem juros escondidos). 
  • flexibilidade: hoje, os profissionais buscam empregos mais flexíveis em todos os sentidos. A forma de pagamento do salário está inclusa nisso. 
  • valorização dos funcionários: com o Xerpay, o colaborador se sente acolhido como um ser humano, o que fortalece o vínculo com a empresa e aumenta a felicidade no trabalho.

Agora que voce já sabe como o Xerpay melhora o clima organizacional, que tal conhecer a ferramenta mais de perto? Assim, sua empresa ajuda os colaboradores a não se endividarem e ainda aumenta a satisfação deles no ambiente de trabalho!

Para saber mais sobre o app, agende uma demonstração e fale com um especialista!

 

Sobre a Xerpa

Em um mundo cada vez mais digital, tudo que envolve burocracia é assunto do passado. Para trazer dinamismo, agilidade, produtividade e agregar valor à sua empresa, saiba que pode contar com a Xerpa, cujo a origem do nome é devido aos “Sherpas himalaias”, que oferecem suporte aos alpinistas em suas viagens. Sendo assim, desde 2015, a empresa tem aproximado o seu público de soluções tecnológicas capazes de qualificar a gestão de RH no mercado. E nos próximos anos, a Xerpa pretende ajudar milhões de brasileiros que entram no cheque especial por conta de imprevistos financeiros. Por isso, com o benefício do salário sob demanda é possível receber o salário quando e onde quiser.  O Xerpay é exatamente isso, evita os juros abusivos do cheque especial, e contribui com o bem-estar financeiro dos colaboradores.

Venha saber mais sobre o salário sob demanda, e como ele pode ajudar na retenção de talentos, além de diminuir o estresse financeiro.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.