A cultura organizacional é o conjunto das normas, visão e valores, processos internos, políticas e perfil estratégica de uma empresa. Ela representa a identidade da corporação e deve direcionar as ações de todos os seus colaboradores, buscando harmonia e foco necessários para se alcançar os seus objetivos.

 

Atualmente, possuir uma cultura organizacional bem estruturada é um diferencial das empresas no mercado. Ela é considerada uma das chaves de sucesso para os tempos de crise.

Isso porque, com seus valores e princípios bem definidos, a empresa pode gerar insights estratégicos para renovar sua atuação, passando a ter um diferencial necessário para se destacar entre os concorrentes.

Quando a cultura de um empresa é considerada “desorganizacional”, ou seja, sem diretrizes definidas, pode acarretar em problemas e falta de motivação no ambiente de trabalho.

Por isso, ao montar uma cultura organizacional efetiva, a empresa desenvolve diretrizes para guiá-la para o sucesso.

Isso começa com a forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele, criando um verdadeiro senso de colaboração entre o time.

Por meio da cultura organizacional, as empresas podem motivar os colaboradores e ajudá-los a crescer profissionalmente.

Por isso, tornou-se crucial saber como mudar a cultura organizacional de uma empresa quando necessário para que ela seja considerada de qualidade e gere maior satisfação e resultados.

Como isso funciona em sua empresa? Quer aprender a reestruturar sua cultura organizacional? Continue a leitura deste artigo!

 

O que é cultura organizacional?

As constantes transformações no meio empresarial têm sido desafiadoras para as empresas. Muitas ainda são resistentes a mudanças.

A cultura organizacional, por exemplo não era uma preocupação. Visto que não havia uma efetiva gestão de pessoas nos empreendimentos.

No entanto, o mercado se transformou e muitos empreendedores perceberam que são as pessoas que dão o sentido de existência à corporação.

Por isso, investir na criação e saber como mudar a cultura organizacional de uma empresa passou a ser fundamental.   

A cultura organizacional é uma forma de garantir que todos os colaboradores estarão em sintonia entre si e engajados com a sua organização.

Ela define o perfil comportamental dos novos funcionários e também dos atuais, ajudando o RH identificar quem quer ficar e fazer parte do time e aqueles que não se encaixam.

Desenvolver uma cultura em sua empresa significa que você e seu time estarão cientes do que guia cada estratégia de negócio.

Por isso, é preciso possuir diretrizes consolidadas e saber como mudar a cultura organizacional de uma empresa, quando as estratégias não estiverem saindo como planejado.

Além disso, é importante que ela seja comunicada e apresenta no dia a dia dos colaboradores para que realmente faça a diferença para eles.

 

Mas, é realmente possível mudar a cultura da empresa?

Saber como mudar a cultura organizacional de uma empresa pode ser considerado um dos principais desafios de liderança em uma organização.

Isso porque a cultura de uma empresa é intrínseca à rotina dos colaboradores, compreendendo um conjunto interligado de metas, papéis, processos, valores, comunicação e atitudes.

Todas as suas diretrizes se encaixam como um sistema que é reforçado mutuamente pelas ações dos funcionários. E estes, se combinam para impedir qualquer tentativa de alteração.

É por isso que, muitas vezes, até mesmo mudanças simples, podem parecer fazer progresso por um tempo, mas eventualmente são deixadas de lado.

No entanto, quando os resultados não saem conforme o planejado e a empresa não apresenta desempenho satisfatório, é necessário implementar mudanças em sua cultura, estabelecendo novas formas de relacionamento e tipos de gestão.  

Portanto, é importante saber que, ainda que pareça difícil, é possível colocar as mudanças em ação.

Primeiramente, a empresa deverá se desligar de hábitos ultrapassados e desencadear mudanças nas mentes de todos os colaboradores. Apenas assim será possível ter sucesso.

Quer saber como reestruturar a cultura de sua empresa? Confira a seguir!

 

Como mudar a cultura organizacional de uma empresa?

O processo de mudança exige um olhar externo para que seja possível compreender a situação e o que precisa ser transformado. Por isso, a empresa pode buscar a ajuda de profissionais externos.

Os colaboradores da organização devem participar também do processo e estarem devidamente informados sobre tudo o que irá acontecer. Apenas com a conscientização e contribuição deles será possível efetivar as mudanças.

Confira, a seguir, um passo a passo para aprender como mudar a cultura organizacional de uma empresa e ter sucesso:

 

1. Torne a mudança uma prioridade

Antes de aplicar as transformações em sua cultura atual, é preciso tomar essa decisão.

O processo é demorado e exige dedicação, por isso precisa ser uma das prioridades da empresa.

Ah, e nunca se esqueça de envolver todos os colaboradores!

 

2. Tome consciência da sua cultura

A empresa deve compreender todos os valores compartilhados entre seu time.

Observar como as pessoas se expressam no ambiente de trabalho, os aspectos positivos e negativos que caracterizam a cultura da sua empresa.

Nesse primeiro momento de observação, você pode até pedir ajuda dos funcionários para que listem quais são os aspectos fortes da cultura organizacional atual e o que precisa ser melhorado.

 

3. Avalie sua cultura atual

Após avaliar todas as listas sobre pontos positivos e melhorias da cultura responda às seguintes perguntas:

  • o que deve ser mantido? Anote todos aspectos de sua cultura que podem ser preservados. Afinal, muitas de suas características podem ainda trazer resultados positivos para os negócios. Por isso, não precisam ser dispensados;
  • o que não deve ser mantido? Enumere também todos os aspectos que devem ser eliminados do ambiente corporativo. É interessante dispensar ações obsoletas e tradicionais. Assim, investir em culturas organizacionais inovadoras, em que todos saibam como a empresa está indo, e possam trabalhar juntos para melhorar os resultados;
  • o que deve ser adotado? Por último, crie uma lista com aspectos culturais de sucesso e que estão ausentes em sua empresa ou que são fracos atualmente.

 

4. Trace uma nova cultura

Chegou o momento de colocar no papel as características que farão parte da nova cultura.

Pense como seria a cultura mais adequada para sua empresa, quais novos valores e princípios devem ser adotados e anote todos os detalhes.

Em seguida, faça um filtro sobre o que pode ser colocado em prática e aponte os ajustes necessários.  

 

5. Comunique os funcionários

De nada adiantará saber como mudar a cultura organizacional de uma empresa, se as equipes não forem comunicadas? 

Portanto, utilize todos os canais e meios disponíveis para expandir as novas ideias de forma viral em todos os departamentos e funções de sua empresa.

Reforçar os novos valores e princípios é crucial para que eles sejam incorporados na rotina da organização.

 

6. Alinhe as lideranças

Para que o time siga as novas diretrizes será necessário que seus líderes os incentivem.

Eles devem dar o exemplo e influenciar o resto do capital humano de sua organização.

Ter os líderes de sua empresa envolvidos no processo é fundamental. Eles são essenciais para que os novos comportamentos e valores sejam seguidos.

 

7. Modele a nova cultura

A cultura de uma empresa reflete o comportamento de seus superiores.

Além da liderança junto às equipes, os colaboradores de alto escalão também devem mudar suas atitudes, valores e comportamentos. Apenas desse modo as transformações irão começar a acontecer.

 

Como você pôde perceber, mudar a cultura de uma empresa envolve a união de todos os colaboradores.

Seu time completo deve estar aberto à mudanças de comportamentos e ser receptivos a novas diretrizes.

Portanto, não basta saber como mudar a cultura organizacional de uma empresa. É necessário envolver todos no processo para que seja possível formar uma cultura adequada, que engaje os colaboradores a buscarem pelos melhores resultados para a empresa.

 

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