Inscreva-se

Descubra como motivar um funcionário desmotivado!
Cultura da Empresa

Descubra como motivar um funcionário desmotivado!

Alguns dos maiores problemas enfrentados pelo RH têm relação direta com a insatisfação dos funcionários: alta rotatividade, aumento do absenteísmo e queda de produtividade estão entre os mais comuns. Por isso, um dos maiores desafios do setor é saber como motivar um funcionário desmotivado.

Após identificar o problema, é preciso aplicar a solução ideal para a situação encontrada. Se houver conflitos com o chefe, por exemplo, não é um aumento salarial que vai resolver a questão.

Para ajudar você nesse desafio, listamos as melhores estratégias para garantir a motivação dos colaboradores. Quer saber mais? Confira a seguir!

 

Quais são as vantagens de investir na motivação das equipes?

Além de evitar os problemas citados anteriormente, saber motivar funcionários desmotivados traz enormes vantagens para o dia a dia do negócio. Veja abaixo as principais!

 

Aumento da produtividade

Funcionários motivados trabalham com muito mais foco e comprometimento, o que leva a um aumento significativo da produtividade.

Além de entregar mais resultados em menos tempo, a qualidade do serviço melhora e o colaborador se sente à vontade para sugerir soluções criativas para o negócio.

Dessa forma, a empresa se torna mais competitiva, se posicionando entre as melhores e mais inovadoras do mercado.

 

Melhoria no clima organizacional

Além de aumentar a qualidade do trabalho, a motivação também melhora o humor dos colaboradores.

Quando estão plenamente satisfeitos com suas atividades, eles tendem a se sentir mais felizes. Isso causa um impacto altamente positivo no relacionamento com gestores, colegas e clientes.

Nesse cenário, pode-se dizer que a motivação e o clima organizacional funcionam como um ciclo.

Se a satisfação profissional contribui para a construção de um ambiente agradável, com certeza o oposto também é verdadeiro.

 

Mais engajamento

O engajamento está ligado à identificação do colaborador com a cultura organizacional. Quanto mais ele estiver envolvido com os propósitos da empresa, melhor será seu desempenho profissional.

Quando a motivação está em alta, o funcionário se torna muito mais propício a abraçar os ideais da companhia e fazer tudo o que puder para vê-la crescer.

Descubra as estratégias necessárias para incentivar a motivação no trabalho! Acesse esse e-Book gratuito. Responda o formulário e receba agora mesmo:


Fortalecimento do time

Funcionários motivados estão sempre dispostos contribuir com o trabalho dos companheiros.

Em um ambiente colaborativo, onde todos se ajudam, a produtividade e os resultados melhoram consideravelmente.

A motivação também favorece a retenção de talentos, o que é ótimo para o fortalecimento do time. Afinal, equipes que trabalham juntas por muito tempo se tornam cada vez mais unidas, eficientes e inovadoras, já que os membros conhecem a fundo a forma de atuar e a personalidade de cada um.

 

Como motivar um funcionário desmotivado?

Ao observar sinais de desmotivação – como baixo desempenho, falta de entusiasmo e excesso de atrasos – é importante ter uma conversa franca com colaborador para descobrir as razões do problema. Só assim será possível aplicar a solução certa para recuperar o funcionário.

Em geral, algumas medidas funcionam muito bem em determinadas situações.

Confira a seguir uma lista com as principais maneiras de motivar um funcionário desmotivado!

 

Revise a política de benefícios

Vá além do óbvio ao montar o plano de benefícios da sua empresa.

O pacote básico com vale-refeição e plano de saúde não é suficiente para fazer os olhos dos funcionários brilharem.

É preciso pensar em vantagens diferenciadas, como horários flexíveis, possibilidade de home-office, vale-cultura, convênios com academias e outras práticas modernas.

Faça uma pesquisa de mercado para descobrir o que seus concorrentes oferecem aos colaboradores e esforce-se para superá-los — respeitando, é claro, a situação financeira do negócio.

O mesmo vale para os salários: colaboradores que ganham abaixo da média de sua profissão tendem a ficar desmotivados com o tempo.

Evite que isso aconteça oferecendo um pacote de remuneração justo e único, que ninguém mais tenha.

 

Monte uma estratégia de engajamento

Para engajar colaboradores, o RH deve fazer um esforço consciente e planejado.

A cultura organizacional deve ser amplamente divulgada. Ela deve estar presente em todos os processos da empresa.

Ofereça treinamentos e organize eventos para estimular o envolvimento de todos com os valores da companhia.

Um bom plano de comunicação interna e ações de endomarketing são fundamentais para atingir esse objetivo.

Utilize canais como hotsites, e-mails e até reuniões presenciais para alinhar metas, valorizar talentos e promover a união entre as equipes.

 

Aplique pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação interna é um instrumento de gestão importantíssimo para avaliar como os funcionários se sentem em relação ao ambiente de trabalho.

Por meio dela, é possível identificar problemas no dia a dia do negócio e colher dados relevantes para descobrir como motivar funcionários desmotivados.

É uma ótima forma de dar voz aos colaboradores e fazer com que eles se sintam valorizados pela empresa.

O ser humano, em qualquer contexto, tem uma grande necessidade de ser ouvido. Portanto, levar em conta as opiniões dos profissionais é uma excelente maneira de restabelecer sua motivação.

 

Crie uma cultura de feedbacks

A falta de feedbacks é uma das principais razões para que um funcionário se desmotive.

Sem eles, o profissional fica sem saber quais são seus acertos, erros e o que deve fazer para melhorar seu desempenho.

As metas também ficam nebulosas, já que não há diálogo com o gestor para passá-las a limpo.

Para evitar esse problema, é importante criar uma cultura de feedbacks. Oriente os gestores a acompanhar a performance dos subordinados, de modo que eles saibam exatamente o que devem entregar no dia a dia.

Estabeleça também avaliações de desempenho periódicas, que ocorram pelo menos uma vez por ano, com a participação do RH e dos líderes das equipes.

Esse método é muito útil para analisar resultados, definir metas e proporcionar a oportunidade de os funcionários também avaliarem seus líderes.

 

Oriente os gestores

Entrar em conflito com o chefe é o caminho mais curto para um funcionário ficar desmotivado.

Para prevenir esse tipo de situação, o RH deve acompanhar a atuação dos líderes e orientar suas ações, se necessário.

Comportamento agressivo, metas inatingíveis e falta de autonomia são atitudes que, aos poucos, destroem a confiança e o comprometimento do colaborador.

Bons líderes devem inspirar, valorizar e ouvir seus subordinados, estimulando o trabalho em equipe, a criatividade e o crescimento profissional.

Caso algum gestor da empresa não esteja conduzindo sua equipe adequadamente, vale investir em treinamentos e sessões de mentoria para melhorar seu desempenho.

 

Depois dessas dicas, ficou fácil saber como motivar um funcionário desmotivado. Ao detectar o problema, basta identificar as necessidades do colaborador e aplicar a solução certa para atendê-las.

Dessa forma, será possível desfrutar de todas as vantagens de um time satisfeito, como o aumento dos resultados e um ótimo clima organizacional.

 

Se você gostou do artigo, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, você receberá diretamente no seu e-mail nossos melhores conteúdos sobre práticas de RH!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *