Aprenda a montar uma equipe de marketing!

Montar uma equipe de marketing é uma tarefa muito importante que diversas empresas deixam de lado. Ainda há muita confusão sobre a função de um time preparado de marketing dentro da empresa. Há quem acredite que seu papel se assemelhe ao das equipes de vendas, entretanto, os dois são complementares.

Uma equipe de marketing é vital dentro das empresas, pois é o departamento responsável por cuidar da comunicação de toda a organização, acompanhar as tendências de mercado, de consumo e de comportamento dos clientes.

Além disso, é quem monitora as ações da concorrência e as novidades tecnológicas que podem auxiliar na melhora da qualidade dos produtos e serviços e, assim, influenciar diretamente nas vendas. Por isso, ao montar uma equipe de marketing eficiente, a organização passa a contar com um grande aliado para otimizar seus negócios.

Primeiramente, antes de saber os diversos benefícios que um time de marketing pode trazer para sua empresa, é importante entender o que é marketing e quais são suas funções dentro da empresa. Confira:

 

O que é marketing afinal?

O marketing nada mais é que o conjunto de táticas e estratégias de mercado que se relacionam com o objetivo de aprimorar o crescimento dos negócios. É por meio dele que uma empresa consegue ter informações sobre quem é seu cliente e qual o perfil dele. Além de passar a conhecer suas necessidades e desejos e, assim descobrir quais são as ações certas para atraí-los e conquistá-los.

Esse departamento deve ser composto por profissionais capacitados, pois envolve muita pesquisa, análises e planejamento estratégico, caso contrário a empresa não conseguirá obter os resultados esperados.

Há diversas estratégias de marketing que podem auxiliar empresas de diferentes segmentos de mercado, como o marketing digital, o interno e o de guerrilha (maior interação nas redes sociais), entre outras modalidades que deve ser empregadas de acordo com os objetivos e necessidades de cada negócio.

Por meio da equipe de marketing, é possível analisar, elaborar e acompanhar o desempenho das ações estratégicas tomadas. Assim, é possível realizar as alterações necessárias para otimizar os investimentos que a empresa apostou.

 

Minha empresa precisa mesmo de um time de marketing?

Há quem acredite que apenas grandes empresas precisam se preocupar em montar uma equipe de marketing, entretanto, não é bem assim. Todas as organizações, independente do tamanho, visam conseguir melhores resultados e atrair cada vez mais clientes. Portanto, um time preparado e focado nessa tarefa é fundamental para qualquer negócio.

O departamento de marketing irá auxiliar a equipe de vendas da empresa, criando táticas eficientes para atrair e fidelizar novos clientes. Ainda que conte com um ótimo time de vendas, apenas os profissionais de marketing estarão aptos a fazer o melhor diagnóstico para reformular as estratégias e melhorar os resultados.

Além disso, o marketing fará o acompanhamento das métricas de sua empresa, considerando as redes sociais e outras estratégicas para engajar o seu público e melhorar a imagem da marca no mercado. Isso é fundamental atualmente, pois uma empresa que não está nas redes sociais praticamente não existe para seu público.

 

As principais atividades da equipe de marketing

Em resumo, sua empresa pode esperar que ao montar uma equipe de marketing bem preparada, terá uma série de atividades desenvolvidas para otimizar os negócios, como:

  • Planejamento da comunicação interna e externa;
  • Gerenciamento da comunicação;
  • Criação de objetivos e metas de comunicação;
  • Desenvolvimento e gestão de campanhas para clientes;
  • Definição dos melhores canais para atrair clientes;
  • Gestão e produção multimídia, além dos canais de comunicação (como as redes sociais e websites).

 

Como o marketing irá ajudar minha empresa?

Após saber qual é o papel do marketing em seus negócios, você precisa entender detalhadamente como as ações dessa equipe irão agir e ajudar sua empresa. Pensando nisso, separamos as principais ações da equipe de marketing e explicamos como elas podem ajudar sua empresa:

  • Gerenciamento da comunicação: uma das principais ações do marketing é a gestão da comunicação interna e externa. Por meio disso, esse departamento auxilia a empresa com avisos e comunicados internos para garantir que as equipes trabalhem sempre alinhadas e com a relação externa da empresa, seja auxiliando o atendimento a clientes, fornecedores ou parceiros;
  • Satisfação dos clientes: também é responsabilidade do marketing. Uma equipe eficiente está sempre buscando pelas opiniões dos clientes para melhorar as ações da empresa e solucionar os possíveis problemas. Assim, é possível manter os clientes antigos e conquistar novos;
  • Imagem da empresa: é necessário contar com um time especializado para cuidar da imagem de sua marca. O marketing realiza essa função e procura sempre manter uma boa reputação para a empresa;
  • Ações de crescimento: o marketing ainda deve cuidar da criação de novas ações para aumentar as vendas, solucionar problemas e gerar sempre novos clientes para a empresa.

Agora que você já sabe quais são os benefícios que essa equipe pode trazer, é necessário entender como montar uma equipe de marketing e qual o papel do RH nessa missão.

 

Como montar uma equipe de marketing?

É importante saber que o sucesso de uma equipe de marketing começa em sua composição. Por isso, é fundamental que o RH saiba escolher os profissionais mais capacitados por meio de um bom processo de admissão. Assim, é possível contar com colaboradores competentes para ocupar posições estratégicas que terão grande impacto nos resultados da empresa.

Essa tarefa não é fácil e envolve muito trabalho por parte do departamento de RH. Mas, para realizar seu trabalho corretamente, há uma série de considerações que o RH devem fazer antes de montar a equipe de marketing.

 

Os três principais aspectos para montar a equipe são:

1. Tamanho da empresa

A mesma estratégia desenvolvida para uma grande instituição pode não ser a melhor opção para uma pequena empresa. Portanto, levar em conta o tamanho da empresa é fundamental para dimensionar a equipe e o perfil dos profissionais que devem ser contratados.

As pequenas e médias empresas não precisam contar com uma equipe grande e poderão buscar membros mais generalistas para compor sua equipe. Enquanto isso, os grandes negócios devem montar times completas e contar com especialistas em suas respectivas áreas.

 

2.  Desafios

Antes de buscar pelos profissionais adequados para seu negócio, é necessário definir algumas questões, como quais são os desafios de marketing e vendas enfrentados por sua empresa e quais são as metas e objetivos buscados para o futuro dos negócios.

Ao definir essas questões, é possível entender melhor qual o tipo de profissional que a sua empresa busca e direcionar melhor o RH na contratação. Apenas assim será possível montar uma equipe de marketing direcionada e focada.

Além disso, ao estabelecer as prioridades da empresa, o RH conseguirá mesclar as diferentes personalidades dos candidatos em busca da diversidade certa para montar um time diferenciado.

 

3. Terceirização

Outro ponto importante a ser considerado antes da contratação dos profissionais de marketing é decidir se vale mesmo a pena ter uma equipe completa dentro da organização ou se é mais vantajoso terceirizar parte dos serviços de marketing.

Muitas empresas montam com uma pequena equipe interna para gerenciar e definir as melhores estratégias para os negócios, mas que contam com a ajuda de uma agência externa para colocar essas ações em prática.

Fazer uma avaliação minuciosa é fundamental para definir o que será cuidado internamente e o que pode ser realizado por parceiros externos. Tudo dependerá do orçamento disponível pela empresa para trabalhar esse departamento.

 

Como realizar a contratação da equipe de marketing?

Para que o RH faça uma contratação correta e encontre os membros ideais para o time de marketing, é necessário seguir o passo a passo a seguir:

1. Identificar os desafios do setor

Além de definir os desafios gerais da empresa, o RH deve identificar as dificuldades específicas de cada posição. A partir disso, será mais fácil entender quais as características o profissional precisará ter para ocupar a vaga.

2. Estabeleça o perfil ideal de candidatos

Ao estruturar os desafios de cada cargo de marketing, o RH deve estabelecer o perfil que cada profissional deve ter para assumir a vaga. Isso irá ajudar a afunilar os candidatos para a posterior seleção.

3. Defina os cargos que a equipe precisa

Antes de sair selecionando os candidatos, é preciso estabelecer quais os cargos que sua empresa precisa para montar uma equipe de marketing excelente.

Para isso, busque conhecer quais as funções a serem desenvolvidas e quais as posições mais comuns no mercado para esse departamento. Apenas após conhecer bem cada vaga que deve ser preenchida é possível selecionar os melhores profissionais.

4. Monte o processo de seleção

Ao estabelecer as características buscadas pela empresa, o RH consegue começar o processo seletivo de forma mais organizada e precisa. Assim, poderá começar o processo de forma adiantada e evitar contratempos posteriores.

Isso facilita a seleção pois elimina os candidatos desqualificados. Dessa forma, o RH apenas entrevistará aqueles que mais se adequam à vaga, tornando o processo de recrutamento mais ágil e eficiente.

5. Automação do recrutamento

O processo de seleção de candidatos para uma vaga é demorado e trabalhoso, ocupando grande parte do tempo do RH. Por isso, realizá-lo de forma totalmente manual acaba sendo inviável.

Como montar uma equipe de marketing eficiente é extremamente importante, o RH pode contar com a tecnologia a seu favor para automatizar algumas partes do processo para torná-lo mais ágil.

Para atrair os melhores candidatos, o RH pode contar com a ajuda de ferramentas de recrutamento para facilitar a seleção e avaliação dos melhores profissionais.

 

Quais os principais cargos de uma equipe de marketing?

Para definir quais serão os cargos da equipe de sua empresa é necessário considerar o tamanho de seu negócio. Há diversos cargos nessa profissão, mas nem todos serão fundamentais para sua estratégia. Portanto, é necessário entender quais papéis são fundamentais para melhorar seus resultados.

Confira a seguir algumas das vagas nessa área e defina quais são relevantes para seu negócio:

 

Analista de SEO

Esse profissional é responsável por acompanhar o progresso das estratégias da empresa e deve buscar sempre por melhores oportunidades para otimizá-las. Ele também deve garantir que todas as medidas desenvolvidas sejam colocadas em prática.

Para ser um SEO, o profissional deve entender sobre métricas de SEO e como colaborar com o time de criação de conteúdo e desenvolvimento.

 

Analista de redes sociais

Atualmente o engajamento da marca nas redes sociais é fundamental. Contar com um profissional responsável por isso também.

O analista de redes sociais tem a missão de monitorar a imagem da empresa nas redes e manter os clientes engajados por meio de conteúdos produzidos.

 

Gerente de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo ajuda as empresas a manterem seus clientes e fãs envolvidos e engajados por meio da criação de conteúdos relevantes para seu público.

O gerente desse conteúdo deve coordenar a equipe de profissionais responsáveis pela criação e manutenção de todos os conteúdos. Ele ainda deve desenvolver as estratégias para geração de leads e aumento das vendas.

 

Analista de conversões

Não basta apenas produzir conteúdo relevante para seu público, é necessário contar com um profissional capaz de capturar e gerenciar todos os leads gerados.

Ele é responsável por gerenciar os processos de marketing e usá-los para aprimorar as taxas de conversão no funil de vendas.

 

Como qualificar e motivar minha equipe?

Apenas montar uma equipe de marketing eficiente não é o bastante para que as estratégias de sua empresa funcionem sempre. Após contratar toda a equipe é fundamental qualificá-la.

Mas como garantir que toda a equipe se mantenha atualizada e produtiva? Basta seguir estas medidas:

 

1. Preocupe-se com o feedback

Não apenas para o time de marketing, dar e receber feedback é fundamental para manter uma equipe direcionada. Portanto, busque realizar esse processo periodicamente.

A troca de informações irá garantir que o time de marketing esteja seguindo corretamente as metas e objetivos da empresa. Além de ser possível identificar que cada um dos membros da equipe esteja contribuindo para o crescimento dos negócios.

 

2. Promova a colaboração entre equipes

Para que os resultados sejam cada vez mais positivos, é fundamental que o time de marketing trabalhe de forma colaborativa com os outros departamentos, principalmente o de vendas.

Por meio da colaboração, é possível que haja compartilhamento de aprendizado, assim os colaboradores estarão constantemente adquirindo novas habilidades.

 

3. Realize treinamentos

Por mais que os profissionais contratados tenham alta qualificação para seus cargos, é sempre importante investir em treinamentos e certificações para qualificar sua equipe.

O universo do marketing está em constante transformação e sempre há tendências inovadoras para serem aprendidas e implementadas. Portanto, incentive seu time a buscar novas referências e ações que possam ser relevantes para aprimorar as estratégias da empresa.

 

4. Produção de conteúdo

Produzir conteúdo relevante para o público-alvo da empresa é outra medida importante para aumentar a qualificação da equipe de marketing.

Uma equipe preparada é capaz de buscar os melhores temas, estar sempre atualizada, organizar ideias e comunicá-las de forma clara e objetiva.

Portanto, ao incentivar a produção de conteúdo, você contará com um time mais preparado para lidar com qualquer problema de marketing que sua empresa possa enfrentar.

 

Como você pode ver, as vantagens de montar uma equipe de marketing são muitas para os negócios de sua empresa. No entanto, para que suas estratégias funcionem é essencial um bom preparo para contratar e trabalhar com um time de marketing focado. Lembre-se, é necessário investir dinheiro e tempo para se alcançar uma equipe ideal, mas, após isso, os resultados são garantidos e sua empresa irá vender cada vez mais.

 

Agora que você já sabe a importância do marketing para os negócios, assine nossa newsletter e aprenda ainda mais sobre como montar, treinar e preparar seu time de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *