como melhorar o diálogo entre funcionários e chefes

Como melhorar o diálogo entre funcionários e chefes na empresa?

Estabelecer um novo padrão comunicativo, na empresa, ajuda a minimizar os problemas na transmissão e no recebimento de mensagens. Por isso, aprender como melhorar o diálogo entre funcionários e chefe é determinante para o crescimento individual e coletivo. Entre as ações mais eficientes, destacamos:

  • foque na padronização de canais de comunicação;
  • faça avaliações periódicas;
  • crie um ambiente seguro para as opiniões alheias;
  • evite o excesso de formalidades;
  • estabeleça uma relação amigável e de confiança na equipe.

Quer saber, detalhadamente, sobre cada uma dessas ações? Continue a leitura =)

O ruído na comunicação, em uma análise superficial, parece um problema fácil de resolver. Só que, quando não ha um diagnóstico da situação, fica muito difícil entender como melhorar o diálogo entre funcionários e chefes na empresa.

Como consequência direta disso, o rendimento de todos os colaboradores é prejudicado por conta de retrabalhos. Se um colaborador entende “b”, ele nunca vai executar o “a” que lhe foi solicitado.

Por isso, saber como melhorar o diálogo entre funcionários e chefes é uma atividade que passa, primeiro, pela completa análise de toda a comunicação da empresa. E, ao longo deste post, nós vamos ensinar os principais passos para contornar o problema e agregar mais valor à estrutura do seu negócio. 

A importância da comunicação interna

Sua gestão é responsável pelo alinhamento da cultura organizacional da empresa com o perfil dos seus colaboradores. No entanto, muitas vezes esse procedimento contínuo é deixado de lado.

Assim, os comunicados se perdem no caminho, as expectativas deixam de ser atendidas e a insatisfação, desmotivação e a falta de engajamento se acumulam na rotina.

E não precisamos destacar as pesadas consequências disso, não é mesmo? Pois o bem-estar e a motivação dos colaboradores estão inteiramente associados a uma comunicação efetiva, objetiva e transparente.

Só isso já ajudaria a compreender o valor da comunicação interna para qualquer empresa. Porque a padronização nesse modelo facilita a transmissão e o recebimento de mensagens. O ruído na comunicação é eliminado e a tarefa flui harmoniosamente no dia a dia corporativo.

Os benefícios em qualificar continuamente a comunicação interna

Empresas que fluem o seu processo de comunicação sem ruídos ou obstáculos têm uma série de vantagens competitivas em relação à concorrência.

E, para que você se motive a também descobrir como melhorar o diálogo entre funcionários e chefes na sua empresa, listamos as principais delas logo abaixo. Dê uma olhada:

  • o processo de seleção e recrutamento é aprimorado. O RH entende melhor as necessidades e objetivos, para o preenchimento de cada cargo, e os interessados compreendem antecipadamente a demanda;
  • a produtividade é maior, qualificada pela riqueza das informações apresentadas para os mais simples comunicados, avisos e solicitações;
  • a motivação é garantida, também, tendo em vista que os colaboradores vão saber, exatamente, o que é esperado deles;
  • como um todo, o ambiente de trabalho é fortalecido. Não há fofocas no ambiente corporativo, as inimizades são reduzidas e o foco se concentra na realização de um bom trabalho;
  • o desenvolvimento dos colaboradores é potencializado, também, já que a gestão e seus subordinados vão aprender, juntos, com base em uma comunicação objetiva e desimpedida;
  • mais talentos internos são retidos, aumentando o nível de excelência na empresa;
  • novos talentos são atraídos, também, com base na reputação positiva da sua organização;
  • objetivos são facilmente alinhados, valorizando o tempo produtivo de todos.

Deu para enxergar, agora, como a comunicação é um ativo valioso para o crescimento da empresa?

O valor do diálogo entre funcionários e chefes

Uma vez que já entendemos a importância em ter um padrão na comunicação empresarial e os benefícios em investir nesse trabalho, é chegada a hora de avaliar os melhores caminhos sobre como melhorar o diálogo entre funcionários e chefe.

Isso porque os obstáculos na relação também interferem na qualidade da mensagem enviada — e, também, na maneira como ela é recebida.

Para tanto, destacamos algumas das medidas mais produtivas, nesse sentido, para você que está em busca de resoluções sobre como melhorar o diálogo entre funcionários e chefes na sua empresa!

Foque na padronização de canais de comunicação

Uma boa maneira de aprender como melhorar o diálogo entre funcionários e chefes é por meio da identificação dos melhores canais de comunicação para aproximar a relação.

Abaixo, alguns meios que tendem a ser eficientes e podem ser melhor associados às características de cada equipe, como:

Opções que, aqui e ali, se encaixam melhor de acordo com os seus objetivos e expectativas. Convém, portanto, ter algumas opções à sua disposição!

Faça avaliações periódicas

Fundamental para que o colaborador entenda onde — e como — pode melhorar, e o que a gestão espera dele, a avaliação aumenta a qualidade de vida no trabalho.

Não à toa, o processo ajuda na construção e na manutenção de um ambiente com qualidade de vida elevada, focado no desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores.

Para a gestão, isso se traduz em mais comprometimento e na melhora contínua por resultados. Para os colaboradores, é a oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente.

Crie um ambiente seguro para as opiniões alheias

Além da avaliação citada anteriormente, a gestão deve estar disponível para ouvir também. Isso gera mais confiança para o colaborador se expressar, opinar e desabafar, se necessário.

Com isso, os líderes podem expor as suas perspectivas, mas também consideram a opinião dos colaboradores. Algo que valoriza-os e ajuda a agregar um engajamento positivo entre todos.

Evite o excesso de formalidades

Formalidades engessam os processos. Se você deseja saber como o diálogo entre funcionários e chefes, comece por aí.

Especialmente, quando vemos que muitas ações focadas em qualidade de vida aproximam as relações, tornam o ambiente mais leve e informal e buscam aprimorar o bem-estar coletivo.

Se os colaboradores não se sentem à vontade com os padrões estáticos, uma boa solução é flexibilizar isso, aproximando-se mais e mais de cada um deles.

Estabeleça uma relação amigável e de confiança na equipe

Aí está um bom motivo para remover as estruturas rígidas: ao criar eventos de integração informais, como um happy hour, você agrega mais confiança e empatia dentro da equipe.

É bom ter uma separação mínima, mas um bom diálogo flui quando os colaboradores confiam mais nos líderes. Trata-se de uma medida em que todos saem ganhando, e que já tem sido aplicado por grandes marcas do mercado para atrair novos talentos, motivar e gerar mais engajamento.

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