Como melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários

Como melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários?

Aprender como melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários, torna a rotina corporativa mais produtiva, e os seus profissionais mais motivados.

Afinal de contas, o estresse financeiro pode impactar profundamente a vida deles em todos os sentidos. O débito acumulado torna a pessoa mais irritada, ansiosa, preocupada e menos atenta com o que acontece ao redor.

Para a empresa, isso se reflete em baixa produtividade, absenteísmo acima do esperado e até mesmo em demissões. Por isso, sua organização pode se ocupar de algumas estratégias, como:

  • orientação financeira;
  • compartilhe informação; 
  • dê dicas de educação financeira;
  • use benefícios corporativos que foquem no bem-estar financeiro.

Portanto, saber como melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários deveria estar entre as prioridades para mudar a vida de muitas pessoas. Confira, a seguir, como isso pode ser feito!

A importância da saúde financeira

Antes de entender como melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários, é importância saber o que a falta da saúde financeira pode causar. Uma série de fatores podem ser considerados sintomas do estresse financeiro, como:

  • baixa motivação;
  • falta de engajamento;
  • performance aquém do esperado;
  • conflitos e dificuldades de relacionamento interpessoal.

Se em geral, os seus colaboradores têm problemas com endividamento — e a chance é grande, considerando que o país soma 40,4% da população adulta com o nome sujo —, é capaz que as baixas performances tenham relação com o estresse financeiro.

E, como se sabe, isso se traduz em resultados negativos para a organização e, até mesmo, na alta em demissões impulsionadas por isso. 

Ou seja: você pode transformar os custos e prejuízos disso em valores positivos — afinal, aprender como melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários se converte em investimentos para melhorar uma situação prejudicial em algo significativo.

E então, o que pode ser feito para melhorar a questão financeira dos seus profissionais? É o que veremos, logo a seguir!

Como melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários?

Abaixo, resgatamos as principais estratégias que as grandes marcas têm investido para solucionar — direta ou indiretamente — a saúde financeira do seu quadro de funcionários!

Orientação financeira

Por meio de materiais educativos — como newsletters, workshops e palestras —, é possível diagnosticar os principais problemas financeiros que acometem seus colaboradores.

No entanto, digamos que a maioria esteja preocupada em poupar para uma aposentadoria tranquila, que tem negligenciado os riscos das pequenas dívidas que se acumulam agora, em curto prazo.

Com essas orientações, a empresa pode servir de ponto de equilíbrio para apontar as melhores dicas de educação financeira. Exemplo: poupar é importante, mas sem planejamentos e objetivos, você pode estar colocando em risco a sua vida agora mesmo.

Compartilhe informação

Os seus colaboradores podem ter muito interesse no assunto. Por isso, que tal reunir as melhores informações periodicamente? Você pode compartilhar:

  • podcasts;
  • notícias;
  • artigos;
  • dicas de economia e investimento.

Entre outros materiais que despertem o interesse do pessoal, e que além disso tenham a ver com o interesse médio deles — algo que pode ser levantado por meio de uma simples pesquisa com os colaboradores.

Para o trabalho do seu RH, é possível aprender como melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários também com o levantamento de informações. Uma espécie de clipping — a reunião e o resumo das informações mais importantes — para facilitar o acesso dos seus colaboradores.

Uma dica: que tal compartilhar artigos que entendam as dificuldades que eles estão passando, e apontem dicas de resolução focando no bem-estar financeiro deles? Aqui, em nosso blog, você encontra muitos posts para serem compartilhados com os seus funcionários 🙂

Dê dicas de educação financeira

Crie situações que vão facilitar a identificação e familiarização dos seus profissionais, representando o que eles estão passando. Para isso, explore exemplos que mostrem a relevância de ter um orçamento planejado para o mês, o controle de gastos e, inclusive, o planejamento de metas em curto, médio e longo prazo.

Para tanto, é importante que você faça um programa de bem-estar financeiro contemplando as dificuldades que as pessoas mais têm para lidar com as suas economias.

Um suporte personalizado e próximo — quem sabe, com a consultoria de empresas personalizadas — pode mostrar aos seus profissionais para onde estão indo os seus recursos, e como traçar metas que melhorem seu dia a dia.

Use benefícios corporativos que foquem no bem-estar financeiro

Uma solução que está cada vez mais em alta é o uso de benefícios corporativos que foquem, especificamente, no bem-estar financeiro dos seus profissionais.

Um dos benefícios mais relevantes, inclusive, é conhecido como salário sob demanda. Por meio dele, o colaborador tem acesso à sua remuneração a qualquer momento

E como isso tem impacto positivo?

Caso ele tenha alguma conta para vencer ou tenha a necessidade de fazer uma compra de emergência, em vez de optar pelo cheque especial ou parcelar as compras no cartão de crédito, ele pode solicitar o valor desejado — de dias já trabalhados —, o profissional pode solicitá-lo para a própria empresa.

Na Xerpa, nós desenvolvemos o Xerpay para os nossos clientes. Trata-se de um aplicativo que os seus funcionários tem acesso e podem solicitar a quantia desejada a qualquer hora. O dinheiro cai na sua conta em poucas horas.

Para a empresa, a rotina financeira permanece a mesma. Isso porque, a Xerpa cuida de todo o fluxo de caixa enquanto os pagamentos ocorrem normalmente nas datas programadas pelo seu setor financeiro.

 

O Xerpay é uma ferramenta que agrega flexibilidade e conveniência para os funcionários, além de ser um poderoso aliado para as empresas que tem a intenção de melhorar o bem-estar financeiro dos funcionários!

Quer saber mais a respeito desse assunto, em particular? Então, aproveite para conferir outro artigo nosso, que foca em explorar os benefícios de investir em um programa de bem-estar financeiro na empresa!

Comentários Facebook

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.