Saber como liderar é a arte de comandar pessoas, atrair e influenciá-las positivamente. Liderar é criar um laço de confiança com a equipe. E, para isso, não há a necessidade de usar seu cargo para intimidar e mandar.
O principal caminho dos grandes líderes é o da comunicação. Eles possuem uma capacidade de perceber as necessidades dos seus liderados. E no mercado atual o grande desafio dos gestores é o de conseguir desenvolver essa capacidade de liderança.
“Há uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança.” (Klaus Balkenhol)
Líder não é chefe. Se por um lado o chefe manda e só confia nos próprios ideais e no poder do seu cargo para tomar decisões, o líder ouve toda a equipe e acredita que as melhores decisões são compostas por várias opiniões distintas da equipe.
A eficácia do líder está na capacidade de atrair talentos para o seu lado. Assim ele consegue inspirar todos para lutar pelos mesmos objetivos.
Se o chefe impõe caminhos, o líder propõe. Mas desenvolver a liderança não é tarefa fácil, por isso elencamos 7 passos essenciais sobre como liderar pessoas. Confira!
Os principais passos para desenvolver uma boa liderança
Para desenvolver uma boa liderança é necessário se desafiar diariamente diante das diferenças da equipe e, principalmente, criar um laço de confiança sobre os comandados.
Porém, é necessário estar atento a estratégias que podem ser adotadas para formar uma boa liderança. Confira cada uma delas e, logo em seguida, entenda detalhadamente o que deve ser feito!
- Seja exemplo;
- Ofereça feedbacks constantes;
- Conheça a sua equipe;
- Valorize seus profissionais;
- Ouça mais;
- Proporcione um senso de lealdade;
- Desenvolva uma boa comunicação.
1. Seja exemplo
O exemplo é um dos primeiros passos para quem busca conhecer o segredo de como liderar pessoas. Ser referência com atitudes, posicionamentos e decisões oferece maior confiança para que seu time siga o que você está falando.
Ser exemplo também significa ser justo em suas ações e respeitoso com seu time.
Quem trabalha com transparência, reconhecendo a dedicação da sua equipe e valorizando todo o esforço dos colaboradores, cria uma imagem de justiça. E dessa forma, passa a ser exemplo para quem segue, retendo os principais talentos.
Após finalizar a leitura, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você entenderá dicas essenciais para reter os melhores talentos! Responda o formulário e receba agora mesmo:
2. Ofereça feedbacks constantes
Nunca exponha os pontos fracos dos seus colaboradores em público. Esse tipo de atitude pode não só desmotivar quem está recebendo o feedback, mas também toda a equipe, gerando uma tensão sobre os profissionais em relação ao que poderão ouvir futuramente.
Além disso, expor o colaborador, além de causar grande constrangimento para ele, pode render processos trabalhistas em função de assédio moral.
Feedback é fundamental dentro da empresa e contribui com a conquista da habilidade de como liderar pessoas corretamente. Já que uma cobrança individualizada pode recolocar o profissional no caminho certo e contribuir com sua evolução.
Tenha conversas periódicas com a sua equipe e crie o verdadeiro laço de confiança com seus colaboradores.
3. Conheça a sua equipe
Como liderar pessoas se você não as conhece? Desenvolver liderança significa principalmente que você precisa conhecer seus colaboradores e suas particularidades.
Cada profissional possui as próprias habilidades, personalidade e opiniões. Portanto, entendê-las dará ao líder uma visão mais completa sobre cada profissional e sobre como se deve administrar as individualidades.
O caminho ideal é conseguir reunir todos no mesmo barco. Independente das diferenças, um bom líder consegue agrupar a equipe, independente de divergências profissionais.
4. Valorize seus profissionais
Valorize o que a sua equipe tem de melhor. Identificar e julgar apenas pelos pontos fracos não é o verdadeiro papel de um líder sobre como liderar pessoas.
A liderança é capaz de potencializar os pontos fortes e identificar as fraquezas como possibilidades de aprimoramento.
Demonstrar confiança e valorizar seus colaboradores é uma boa chance para motivá-los e engajá-los diante das tarefas a serem executadas. Podendo assim, aumentar a produtividade e rendimento dos colaboradores.
5. Ouça mais
A habilidade de ouvir é um grande trunfo de como liderar pessoas. O bom líder sabe dar espaço para todos.
Ele não se preocupa com sua autoridade ou com as opiniões contrárias a dele. Muito pelo contrário, ele está sempre aberto ao debate para encontrar o melhor caminho para a equipe e para os resultados.
O bom líder é flexível para aceitar mudanças. A partir daí ele busca aumentar seu conhecimento e gerar um bom relacionamento com seus comandados.
6. Proporcione um senso de lealdade
Quando um profissional consegue desenvolver uma boa liderança e a coloca em prática, consegue muitas vezes gerar lealdade por parte dos seus subordinados.
Líderes que se preocupam com a equipe e que estão a todo momento contribuindo com o crescimento dela, criam um senso de agradecimento e retribuição.
Se por um lado o chefe coloca a autoridade e o medo como formas de governar, o líder prefere o lado da mentoria que pode criar gratidão.
O profissional que desenvolve o sentido de liderança, inclusive, não tem medo de formar novos líderes – na verdade, esse é um dos seus objetivos. Ele está o tempo todo desejando que novos e bons profissionais sejam criados sobre sua tutela.
7. Desenvolva uma boa comunicação
O maior problema das empresas para alcançar bons resultados é o caminho da comunicação entre os profissionais. Muitos chefes não repassam claramente como tudo deve ser feito e no final, quando tudo acaba dando errado, eles procuram culpados.
Na verdade o verdadeiro culpado da falta de resultados, nesse caso, é o próprio chefe. Ele não deixou claro os objetivos, não criou caminhos para atingir as metas e ficou longe de acompanhar a execução das tarefas de perto.
Liderança nada tem a ver com isso, e se tem uma habilidade sobre como liderar pessoas é a de estar sempre perto da equipe. Esse profissional mantém uma grande constância de revisão e reajustes das tarefas, para que tudo beire a perfeição no final.
Isso porque ele busca repassar metas claras e objetivas para seus comandados, buscando uma comunicação com a maior transparência possível. Dessa maneira, todos sabem exatamente o que precisam fazer e como alcançar.
Quando os objetivos são claros a equipe tende a se engajar e a se dedicar mais para alcançá-los. E esse é o papel do líder, criar uma comunicação onde todos caminham para o mesmo lado para conquistarem os objetivos planejados.
O líder vê além dos problemas
“Líder é aquele que vê mais que os outros, além dos outros e antes que os outros.” (Leroy Eims)
A liderança é uma habilidade que não se nasce sabendo. É preciso muito trabalho para quem deseja desenvolver a liderança e quer conhecer a arte de como liderar pessoas.
Alguns passos, como os que citamos anteriormente, são essenciais para que você consiga inspirar outras pessoas a te seguirem.
Em um mercado tão competitivo, não se tolera mais uma chefia em que impõe medo aos colaboradores por meio da sua autoridade.
Empresas que insistem nesse modelo, com um chefe à frente do negócio, está fadada a uma alta taxa de turnover. Transparência, respeito, e carisma são algumas das características que um bom líder deve ter para construir uma boa liderança e alcançar resultados.
Esse profissional consegue ver além, não para nas limitações da sua equipe e valoriza os pontos fortes para se sobrepor sobre os pontos fracos. E é através dessa visão futura que ele consegue gerar um laço de confiança com sua equipe.
Liderar é ajudar, é estar no mesmo barco e caminhar com a equipe até o fim, independente dos desafios que aparecerão ao longo do processo.
Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn! Fique por dentro dos melhores conteúdos de RH e gestão do mercado.