como-implantar-programa-estagio

Como implantar um programa de estágio na sua empresa em 5 passos

Um programa de estágio é uma excelente oportunidade para empresas que desejam contribuir com o desenvolvimento de jovens talentos. Mas como implantar um programa de estágio?

Geralmente, esses estudantes estão vivenciando suas primeiras experiências no mercado de trabalho, o que permite que eles possam ser moldados a cultura organizacional da empresa. Além de  trazer ideias inovadoras e muita energia para propor melhorias na empresa, processos e nos produtos/serviços.

Para aproveitar todo o potencial desses estudantes é importante iniciar um programa de estágio bem estruturado. Entenda agora o passo a passo de como implantar um programa de estágio e garantir o sucesso dos futuros talentos na sua empresa.

Mas afinal, o que é um programa de estágio?

Um programa de estágio é um conjunto de processos criado pela empresa para nortear a contratação de estudantes, oferecendo capacitação, desafios e oportunidades que garantam seu desenvolvimento dentro da empresa, para que todo seu conhecimento teórico seja transformado em prática.

Para isso, é necessário planejar todas as etapas do processo, desde a contratação até o acompanhamento e desenvolvimento dessas pessoas ao longo de todo o estágio.

Como funciona a Lei do Estágio?

Existe uma regulamentação nacional específica para contratação de estagiários: a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Essa lei discrimina todos critérios para a contratação de estudantes, tais como:  

De acordo com a lei, as empresas que optarem pela contratação de estagiários não criam vínculo empregatício, portanto não está obrigada a custear todos os benefícios que teria com um funcionário CLT.

A lei também prevê que seja criado um termo de compromisso entre o estudante, a instituição de ensino e a empresa, contemplando diversas obrigações entre as partes.

É importante ressaltar que o tempo máximo permitido por lei de um contrato de estágio na mesma empresa é de dois anos. Após os primeiros doze meses, o estagiário tem direito a férias.

Como implantar um programa de estágio

Agora que já entendemos o que é e como funciona um programa de estágio, vamos ensinar o passo a passo de como implantar um programa de estágio em uma empresa. Continue a leitura!

1. Definição dos responsáveis pelo projeto

O primeiro passo de como implantar um programa de estágio de sucesso é a definição dos responsáveis por cada etapa do processo.

Os papéis e atribuições de cada um deverão estar bem definidos. A escolha de um “mentor” também é um ponto importante para que o estagiário saiba a quem recorrer quando necessitar de orientações.

Um dos maiores erros das empresas é desperdiçar o potencial desses jovens por não direcioná-los corretamente, muitas vezes deixando-os de lado ou demandando tarefas que não condizem com sua área de atuação.

Esse mentor precisa ter um bom conhecimento sobre os processos da empresa, conhecimento técnico sobre a área que o estudante irá atuar e, principalmente, gostar e ter paciência para ensinar.

2. Definição do perfil da vaga

Para garantir a assertividade na hora de traçar o perfil da vaga é necessário que haja um alinhamento entre o RH e o gestor da área.

Em conjunto, estes deverão definir quais as principais competências exigidas para a vaga, estabelecendo os pré-requisitos, como:

Esse alinhamento é muito importante ao estruturar um programa de estágio para evitar problemas futuros. Com essas informações traçadas ficará mais fácil evitar contratações erradas e perda de tempo para todos os envolvidos.

3. Definição do processo de recrutamento

Após traçar o perfil da vaga é importante definir todo passo a passo para contratar estagiário que envolvem o processo de recrutamento e seleção, como por exemplo a triagem de currículos.

A etapa de triagem de currículos costuma ser bem demorada, principalmente pelo grande volume de estudantes buscando por uma vaga de estágio.

Para otimizar esse processo, é importante ter bem definido o perfil do candidato desejado (passo anterior), assim será possível eliminar com mais facilidade os candidatos não se enquadram na vaga.

O uso de softwares de recrutamento e seleção são excelentes para otimizar essa etapa, automatizando boa parte do processo.

4. Testes e dinâmicas de grupo

Os testes de conhecimento técnico, comportamentais e as dinâmicas de grupo são essenciais para garantir a assertividade nas contratações.

Através deles, é possível identificar como cada indivíduo se comporta trabalhando em equipe, qual seu perfil comportamental, perfil de liderança, entre outros.

Ao implantar um programa de estágio é importante estabelecer quais os testes e dinâmicas serão aplicados, padronizando essa etapa para todos os candidatos.

5. Entrevistas

A entrevista individual é uma das etapas mais importantes do processo seletivo, pois possibilita identificar pontos decisivos na escolha do candidato ideal.

Por esse motivo, é essencial que o recrutador crie um roteiro com perguntas que ajudarão na tomada de decisão.

Lembrando que, como se trata de um programa de estágio, é muito comum que os candidatos não tenham experiências anteriores, portanto, o entrevistador deverá criar um roteiro com foco em conhecimento técnico e comportamental.

6. Processo de onboarding para estagiários

O processo de onboarding ou integração de funcionários é um ritual extremamente importante, independente do cargo que esteja sendo ocupado.

No caso da contratação de estagiários, o processo de onboarding deve ser o mesmo adotado para os demais colaboradores, dessa forma todos se sentirão bem recepcionados e ainda mais engajados com a empresa.

Para isso será necessário designar um representante do RH que já esteja habituado a fazer o procedimento com os demais colaboradores.

É importante também que o estagiário conheça um pouco da cultura da empresa e sua história, pois quanto mais alinhado ele estiver com os valores da empresa e dos funcionários, mais ele se sentirá motivado e engajado.

7. Monitore o desempenho do programa

Planejar todas as etapas de como implantar um programa de estágio é muito importante, mas não se esqueça de monitorar os resultados para corrigir falhas no processo e melhorar continuamente.

Dar feedbacks aos estagiários  será fundamental para que ao final do programa eles estejam ainda mais motivados e capacitados para construir uma carreira sólida e duradoura dentro da corporação.

Agora que você já sabe todas as dicas como implantar um programa de estágio de sucesso é só colocar a mão na massa e atrair grandes talentos para sua Empresa!

Este conteúdo foi produzido pelo Compleo, fornecedor de um software de recrutamento e seleção que ajuda a gerenciar as etapas dos processos seletivos, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Para ler mais conteúdos com dicas de gestão de pessoas, acesse o nosso blog!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.