Atrair e reter bons talentos estão entre as medidas mais importantes para tornar uma empresa mais competitiva. Mas como fazer isso? O primeiro passo é oferecer uma boa remuneração aos funcionários. E não estamos falando apenas de salário. Também é preciso saber como implantar benefícios na empresa.

Montar um pacote de benefícios parece ser fácil, mas na verdade não é tão simples. É necessário estudar o mercado, as necessidades da equipe e usar a criatividade para se destacar.

Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como implantar benefícios na empresa. Quer saber mais? Confira a seguir!

 

O que são benefícios?

Benefícios são vantagens que as empresas oferecem como complemento ao salário dos funcionários. Fazem parte da chamada remuneração indireta, que também conta com bônus, premiações e participação nos lucros.

Legalmente, não é possível converter os benefícios em dinheiro, pois sua tributação é diferente da do salário. Se isso for feito, a empresa estará infringindo a lei e poderá sofrer punições.

No Brasil, a CLT define alguns benefícios obrigatórios, como vale-transporte, 13º salário e férias. Há outros que não são exigidos por lei, mas são comuns em quase todas as organizações, como vale-refeição e plano de saúde.

No entanto, para se destacar, a empresa deve ir muito além do básico.

É preciso ser criativo e oferecer vantagens que contribuam para a qualidade de vida. A cada dia, surgem novas opções de benefícios para encantar e motivar os funcionários, como:

  • lanches gratuitos durante o expediente;
  • convênios com academias;
  • vale-cultura;
  • parcerias com instituições de ensino;
  • premiações diferenciadas, como viagens e jantares;
  • sala de jogos;
  • folga no dia do aniversário;
  • permissão para levar animal de estimação (pet day).

 

Como implementar implementar benefícios na empresa?

Dentro de uma empresa, qualquer mudança ou novidade deve ser inserida com cuidado, para aumentar a aceitação dos colaboradores.

Portanto, se você quiser implementar um novo pacote de benefícios na sua organização, precisará de muito estudo e planejamento.

Afinal, oferecer benefícios apenas para cumprir tabela não é a atitude mais indicada. Os funcionários vão perceber a falta de cuidado e o investimento será em vão, pois não terá relevância.

Por isso, preparamos o passo a passo ideal para você aprender como implantar benefícios na empresa da forma mais eficiente possível. Veja abaixo!

 

1. Analise as necessidades dos funcionários

A melhor forma de descobrir o que os funcionários desejam é perguntando a eles. Faça uma pesquisa com os colaboradores para descobrir seus principais interesses e o que eles esperam da empresa.

As respostas podem variar de acordo com o perfil, momento de vida e faixa salarial de cada um. Essa pode ser uma ótima oportunidade para criar pacotes de benefícios personalizados para cada grupo de funcionários, aumentando a aceitação das vantagens oferecidas.

Dentre uma lista de benefícios, peça que as pessoas respondam quais gostariam de receber e por quê. Assim, o RH terá dados concretos para tomar decisões com precisão.

 

2. Faça uma pesquisa de mercado

Além de analisar o cenário interno, também é fundamental observar o que está acontecendo fora da empresa. Faça uma pesquisa de mercado para descobrir quais vantagens seus principais concorrentes estão oferecendo aos funcionários.

Essa é uma ótima tática para enxergar lacunas nos pacotes de benefícios das outras empresas, e se diferenciar com estratégias que elas não usam.

O oposto também é válido: se existe algo que só o seu concorrente oferece, é válido pensar em maneiras de melhorar a ideia para utilizá-la na sua empresa.

Certifique-se de que os benefícios que você proporciona não estejam abaixo da média do mercado. Esse é um fator competitivo importante, já que está diretamente relacionado à atração e retenção de talentos.

 

3. Planejamento de custos

Com todas as informações em mãos, é hora de efetivamente começar a montar o pacote de benefícios.

Considere as opções preferidas dos funcionários, os benefícios mais desejados do mercado e comece a negociar com parceiros e fornecedores.

Nesta etapa, o planejamento de custos é muito importante. Ofereça aos colaboradores apenas benefícios que caibam no orçamento da empresa.

Antes de implementar qualquer medida para aumentar a satisfação do time, é primordial ajustar o caixa para não comprometer a saúde financeira da companhia.

Por mais que você queira implantar pacotes específicos para cada grupo de funcionários, lembre-se de manter o nível de custo equilibrado. Assim, você não levanta suspeitas de favorecimento, o que pode gerar uma grave crise na gestão de pessoas da organização.

 

4. Negocie permutas

Uma boa maneira de incrementar o pacote de benefícios sem extrapolar o orçamento é buscar permutas com outras empresas.

Trocando serviços com parceiros, é possível conseguir descontos ou gratuidades para a sua equipe a um custo muito baixo..

Por exemplo: se você tem uma empresa de marketing, pode oferecer um dos seus serviços de forma gratuita a uma rede de academias.

Em troca, recebe vouchers de desconto para distribuir aos seus colaboradores. É um acordo justo para todos os envolvidos, no qual todas as partes saem ganhando.

Pesquise bem e entre contato com esses possíveis parceiros. Depois, negocie os detalhes dos contratos, resolva a parte burocrática e deixe tudo pronto. Se esses benefícios forem úteis para o dia a dia, certamente farão muito sucesso entre os seus funcionários.

 

5. Comunique as mudanças aos colaboradores

Com tudo resolvido, informe as mudanças com clareza e explique aos colaboradores o funcionamento dos novos benefícios.

Para isso, utilize os canais de comunicação da organização, como e-mail, intranet e outras ferramentas. Outra boa dica é convocar todos para uma reunião geral, com o intuito de esclarecer as novidades.

Assim, tudo acontece com transparência, sem surpresas. Além disso, dar boas notícias é sempre uma boa maneira de trazer os funcionários para perto, melhorando a confiança do time na empresa e o clima organizacional.

 

Agora que você já sabe como implantar benefícios na empresa, que tal colocar o que aprendeu em prática? Como vimos ao longo do post, o segredo está no planejamento.

Faça uma análise do cenário, considere o equilíbrio financeiro e escolha as vantagens mais relevantes para a sua equipe. Dessa forma, as novidades certamente farão muito sucesso entre os colaboradores!

 

Gostou do artigo? Não se esqueça de deixar um comentário com suas dúvidas e opiniões. Faremos o possível para ajudar você a montar o melhor pacote de benefícios na sua empresa!