Está é uma pergunta que todo dono de empresa faz: como identificar um bom líder?

Mais do que simplesmente delegar tarefas, um verdadeiro líder é aquele que sabe como incentivar e integrar sua equipe para que todas as metas e objetivos da empresa sejam alcançados.

Ele conhece seu time e sabe os pontos positivos, valores e forças de cada um. Assim, consegue utilizá-los para potencializar ao máximo a capacidade do grupo para vencer desafios e conquistar melhores resultados.

No ambiente corporativo, para ser um bom líder é preciso que os funcionários se sintam motivados e inspirados ao realizarem suas tarefas.

A liderança deve ser ocupada por um gestor eficiente, capaz de ensinar, corrigir, comunicar, supervisionar, enfim, conduzir sua equipe.

O líder é responsável por manter um ambiente positivo, incentivando e motivando os colaboradores a desenvolverem suas habilidades constantemente.

Do contrário, a falta de um exemplo concreto, capaz de inspirar e gerenciar a equipe, pode comprometer os resultados da empresa.

Dessa forma, os níveis de insatisfação, improdutividade e turnover de funcionários acabam aumentando. Além dos números de talentos presentes no time diminuírem.

Para que isso não aconteça, o RH da organização deve ser capaz de identificar e indicar bons líderes para a empresa. Esse departamento é responsável por prepará-los para o cargo e auxiliá-los em seu dia a dia com as equipes.

E como anda a liderança de sua empresa? Você conta com profissionais capacitados para guiar seu time? E mais, você sabe mesmo como identificar um líder?

Pensando nessas questões, preparamos esse conteúdo para que você consiga encontrar os melhores profissionais para ocupar esse cargo tão importante para os negócios. Acompanhe:

O que é ser um bom líder?

Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, exige muito conhecimento e capacidade do profissional. O líder é responsável por analisar o capital humano de sua equipe para encontrar talentos. Por meio disso, ele incentiva o trabalho em grupo a fim de conectar todos aos propósitos da empresa.

Um bom líder consegue atrair seguidores, tornando-se um influenciador de mentalidades e comportamentos. Ele deve estar preparado para fazer escolhas difíceis e tomar decisões para o futuro da empresa.

Para ser um bom líder é preciso, o profissional deve ter um bom preparo técnico, emocional e comportamental.

Afinal, ele deve atuar não só com sua equipe, mas com outros líderes e diretores da empresa. Portanto, deve ter uma boa habilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.

Desafios da liderança de equipes

Como ser um bom líder de equipe, é preciso conseguir influenciar as pessoas em sua volta. É preciso ser um guia e dar o exemplo para sua equipe.

No entanto, há diversos desafios enfrentados no dia a dia pelos profissionais que ocupam esse cargo.

Saiba quais são os principais e como lidar com eles:

1. Manter a equipe unida

Ser capaz de manter diversas pessoas coesas e motivadas é um grande desafio para o líder. Portanto, o modo como o profissional conduz sua equipe é um aspecto fundamental para o sucesso da tarefa.

O líder deve investir em um bom diálogo com todos, dar feedbacks periódicos, promover confraternizações, entre outras práticas que motivem a equipe a sempre melhorar.

2. Ser capaz de conciliar demandas

O líder é o intermediário entre seu time e os seus superiores. Portanto, ao mesmo tempo em que cobra sua equipe, recebe novas metas e desafios de seus gestores.

Dessa forma, para ser um bom líder, é necessário saber lidar com as novas demandas que surgem a todo momento e ser capaz de se comunicar com os dois lado.

Ele deve conseguir expor o que pode ou não ser feito a seus superiores, ao mesmo tempo que incentiva sua equipe a dar seu máximo para cumprir o que foi pedido.

3. Prever problemas e encontrar soluções rápidas

Situações adversas podem acontecer a todo momento, prejudicando o desempenho dos funcionários. O bom líder deve conhecer bem o negócio e sua equipe para lidar com situações prejudiciais.

Desse modo, ele consegue identificar possíveis problemas, antes mesmo que eles aconteçam. Ele deve saber agir da melhor forma para combater ameaças, orientando seu time para solucioná-las de forma rápida e eficaz

4. Assumir a responsabilidade dos erros

Ainda que seja um bom líder e conte com uma equipe eficiente, problemas podem acontecer. Nesse momento, o profissional na liderança deve ser capaz de assumir a responsabilidade perante seus superiores para que sua equipe não se sinta culpada e desmotivada.

É o líder que deve tomar a frente do problema e buscar o feedback necessário para levar a sua equipe. Dessa forma, ele deve orientar o time sobre as medidas a serem tomadas para que o erro não volte a acontecer.

5. Dar notícias ruins

Estar preparado para dar notícias ruins também é fundamental para que um profissional seja capaz de assumir a liderança.

É preciso ser profissional e dar notícias ruins de forma clara e objetiva. Assim como saber lidar com o grupo diante dessas informações para que a motivação de todos não diminua.

6. Lidar com pressão

Ao assumir um cargo de liderança, o profissional deve saber que a pressão será cada vez maior. Ele passa a ser responsável não apenas por suas tarefas, mas também deve garantir que seu time cumpra todas as suas.

Por isso, saber lidar com altas cargas de pressão sem se sobrecarregar é necessário para ser um bom líder.

Como identificar um líder?

Os gestores de RH têm a função de recrutar, treinar e desenvolver talentos dentro da empresa. Portanto, devem ser responsáveis por identificar o potencial daqueles colaboradores que podem se tornar ótimos líderes.

Para que um profissional da empresa se encaixe no cargo de líder, ele precisa se desenvolver e se destacar em seu trabalho. Ele deve ter algumas características que o fazem se destacar dos demais. Confira quais são elas e como o RH pode identificá-las:

1. Ser proativo

Para identificar um bom líder, o RH deve ficar de olho naqueles profissionais que são engajados com seu trabalho e com o propósito da empresa.

Ele está sempre disposto a ajudar a solucionar problemas, mesmo que não seja sua de sua função e buscando por novos conhecimentos para aprimorar suas habilidades.

Os funcionários proativos são costumam ter uma visão geral de toda a empresa e agir primeiro que os outros para evitar que problemas aconteçam.

Essa característica costuma ser notada pelo RH que deve desenvolver o comportamento desse profissional para torná-lo um bom líder.

2. Ter responsabilidade

Outra característica muito importante para identificar um líder é a responsabilidade. Os profissionais responsáveis seguem prazos com facilidade, cumprindo todas as suas tarefas e obrigações de forma eficiente.

Essa qualidade é indispensável para quem quer ocupar um cargo de liderança, pois faz com que o profissional se torne um bom exemplo para os demais.

3. Delegar tarefas

Além de realizar sua função com eficácia, o bom líder sabe como distribuir tarefas corretamente. Ele é apto para identificar qual funcionário da equipe irá conseguir realizar melhor cada trabalho e, assim, garantir que os projetos sejam realizados com agilidade e eficiência.

Dessa forma, garante que os melhores profissionais realizem as tarefas, estimulando o aprendizado e a performance da equipe.

É preciso que o RH identifique essa característica nos novos líderes, pois, dessa forma, o trabalho não fica centralizado no líder que acaba sobrecarregado. Ao saber delegar, o líder incentiva o crescimento de  toda a equipe.

4. Ser ágil para tomar decisões

Um verdadeiro líder deve estar pronto para lidar com as mais diversas situações. A forma como um profissional lida com suas tomadas de decisões irá dizer se ele pode ocupar um cargo de liderança.

É necessário saber escolher a melhor opção dentre várias alternativas, fazer suposições que possam chegar aos melhores resultados. Ele deve manter a mente aberta e ser flexível para conseguir tomar as melhores decisões para os negócios.

5. Lidar com problemas complexos

Comandar uma equipe exige que o profissional seja capaz de lidar com problemas de forma rápida e eficaz. Isso é essencial para manter a equipe produtiva e sem preocupação.

Portanto, para identificar um líder é preciso procurar por colaboradores que tenham atitude positiva para encarar os contratempos, além de ter habilidades e recursos para contornar a situação e amenizar o problema.

6. Ser um ótimo comunicador

Um bom líder sabe se comunicar! Sabe aquele funcionário que tem um talento nato para ser ouvido e entendido pelas pessoas a sua volta? Ele pode ser uma excelente opção para liderar em sua empresa.

Um líder que consegue passar sua mensagem claramente, tanto para seu time, quanto para os clientes e diretores irá ajudar a construir um bom relacionamento na empresa.

Isso é necessário para que todas as tarefas sejam cumpridas e objetivos corporativos sejam alcançados.

7. Dar feedbacks positivos e negativos

Uma tarefa super importante da liderança, é saber passar um feedback completo para sua equipe. Muitas vezes, os liderados não sabem em que estão errando, o que devem fazer para melhorar e nem quando.

Isso costuma ser uma falha do líder, que não conseguiu passar com clareza o que deve ser realizado.

Portanto, outra maneira de como identificar um líder é pela capacidade de dar feedbacks, de forma objetiva para seu time, mesmo que sejam negativos.

O líder deve conseguir apontar abordar assuntos delicados, como os pontos fracos do funcionário de forma a ajudá-lo a encontrar formas para melhorar o desempenho dele.

Há diferentes questões a serem consideradas para se identificar um líder.

Ao identificar as características citadas acima em determinados funcionários, o RH deve acompanhá-los de perto, treinando-os e preparando-os para cargos de liderança.

Dessa forma, podem desenvolver melhor sua aptidão e se tornarem líderes eficientes e comprometidas com o sucesso da organização.

Fique por dentro de outros assuntos como este, seguindo a Xerpa no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Conheça a Xerpa, uma plataforma de Recursos Humanos eficiente que pode ajudar muito a gestão de pessoas e de desempenho da sua empresa.

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

A Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.