Talentos são aqueles que se alinham à cultura de onde trabalham. Eles também se diferenciam pelo senso de responsabilidade e por meio de competências e desempenho. Daí, a importância em saber como identificar talentos na empresa e desenvolvê-los.

 

Uma das grandes responsabilidades do setor de RH é a manutenção dos seus ativos mais valiosos, promovendo o bem-estar, a motivação e a produtividade coletiva.

Nesse sentido, cabe a esses profissionais uma importante tarefa: a de saber como identificar talentos na empresa.

Afinal, são esses indivíduos que ajudam a inspirar as equipes, promovem inovações, têm o senso de dono profundamente alinhado às suas características e ajudam na busca por resultados.

Para tanto, a liderança e o RH devem saber como identificar talentos na empresa. E é algo que veremos ao longo de todo este artigo.

Continue conosco, e entenda a importância em saber como identificar talentos na empresa e quais medidas podem ser planejadas e executadas para retê-los!

 

O que é um talento?

Talentos são aqueles profissionais que já estão — ou se alinham facilmente — à cultura organizacional de onde trabalham.

Mas, mais que isso, eles se diferenciam com o seu senso de responsabilidade e também por meio de suas competências e desempenho.

Como resultado, eles podem inspirar os outros colaboradores, ascender em suas carreiras e garantir à empresa um progresso contínuo em que todos se beneficiam.

Daí, a importância em aprender como identificar talentos na empresa!

Ao desenvolver essas pessoas continuamente, a reputação da marca é qualificada exponencialmente. Além disso, fortalece o poder interno de retenção de talentos.

 

O que é retenção de talentos?

Toda empresa necessita de uma ação conjunta, entre a liderança e o RH, para reter os talentos. Ou seja: motivá-los para que permaneçam na empresa e desejem construir as suas carreiras ali.

Para tanto, esse processo consiste em uma série de práticas, técnicas e políticas que, ao adotadas, estimulem esse desejo em continuar na empresa.

E sabe quais são os benefícios disso?

 

Construção de um clima organizacional harmonioso

Ao aprender como identificar talentos na empresa, o RH pode promover experiências em que todos aprendam, compartilhem algo e se desenvolvam, como um todo.

Assim, cria-se um ambiente e cultura de aprendizado, valorizando todos os recursos humanos da empresa.

 

Engajamento e produtividade

Os talentos tendem a estimular o trabalho colaborativo e em equipe. Assim, o desempenho deles e essa capacidade de integração valorizam a produtividade.

Não apenas isso: quando o RH e a liderança atuam juntos nesse sentido, os profissionais engajam mais, vestem a camisa e buscam o aprimoramento de suas habilidades.

 

Mais autonomia aos colaboradores

Por meio da retenção de talentos, é possível conceder mais autonomia e poder ao quadro de funcionários.

Afinal, eles estão crescendo junto com a empresa e sabem tomar decisões assertivas.

Com isso, o grupo se torna mais unido, alinhado aos objetivos, valores e resultados, e ainda promovem uma dinâmica mais eficiente e imune a falhas e imprevistos.

 

Economia para a empresa

Por fim, vale destacar que, ao entender como identificar talentos na empresa e saber como retê-los, a organização economiza em múltiplas frentes. Por exemplo:

Sem falar que isso também minimiza o êxodo de talentos, o que mantém o nível da propriedade intelectual da empresa em alta estima.

E vale destacar o quanto isso é fundamental para a construção e manutenção da reputação de uma empresa no seu ramo de atuação.

 

Como identificar talentos na empresa?

Agora que já entendemos o conceito teórico por trás dessa prática imprescindível, que tal entendermos, na prática, como identificar talentos na empresa?

Abaixo, nós reunimos algumas das ações mais eficientes, nesse sentido, visando não só que a sua empresa consolide estratégias sobre como identificar talentos, mas que retenha-os ao longo desse processo:

 

Qualifique o processo de seleção e recrutamento

Por meio da identificação do perfil que você deseja, internamente, você já inicia o processo de identificação de talentos ao longo das seleções e dos recrutamentos realizados.

Assim, evita-se as contratações equivocadas, com profissionais desalinhados com a cultura organizacional da empresa e os seus pilares institucionais.

 

Analise o perfil comportamental dos colaboradores

Em seguida, o RH pode aplicar esse mesmo procedimento em todo o seu quadro de colaboradores. Algo que permite aprofundar-se em como identificar talentos na empresa.

Isso facilita, inclusive, não apenas a visualização dos talentos, mas na demarcação de quais comportamentos, atitudes e competências são essenciais  para o crescimento da empresa.

 

Estimule e desafie os profissionais

Além de ávidos por conhecimento, muitos profissionais têm seguido a tendência liderada pela geração millennial de buscar, constantemente, novos desafios.

Isso escancara um perfil preocupado com o desenvolvimento próprio, mas também estabelece um novo patamar de qualidade que o RH pode nutrir gradualmente.

Com desafios, competições internas e estímulos (devidamente recompensados, claro), os colaboradores vão engajar mais e evidenciar quais são as suas qualidades.

 

Monitore e promova avaliações de desempenho

As avaliações conferem mais precisão aos diagnósticos que o RH e a liderança devem fazer. Além disso, conferem aos colaboradores um raio-x do que eles devem fazer para impressionar os seus superiores e, assim, serem identificados como ativos em potencial.

Portanto, tenha estabelecida uma boa rotina de avaliações de desempenho, bem como a concessão de feedbacks construtivos.

Como resultado disso, fica mais fácil aprender como identificar talentos na empresa e, consequentemente, como desenvolvê-los.

 

Crie um plano de carreira para todos

Individual e coletivamente, o plano de carreira estimula que os colaboradores apareçam e tentem se destacar.

Uma ação que, naturalmente, já ajuda a identificar talentos na empresa. Lembrando, apenas, que esse plano deve ser montado de acordo com o perfil dos colaboradores.

Ou seja: dentro de sua organização já deve existir uma série de talentos (evidentes e ainda em hibernação) que pode ser descoberto.

Cabe ao RH e à liderança um esforço alinhado e coletivo para que eles sejam “descobertos”, desenvolvidos e mantidos na empresa, promovendo-a de diversas formas.

 

Quer uma dica para iniciar isso com muito sucesso? Compartilhe este post nas suas redes sociais e marque as lideranças. Assim, todos já vão se mobilizar em aprender como identificar talentos na empresa e já valorizar uma primeira reunião produtiva!