como ganhar credibilidade no trabalho

Como ganhar credibilidade no trabalho? Veja 8 dicas infalíveis

Ao saber como ganhar credibilidade no trabalho, o profissional dá um passo importante para o seu crescimento profissional. Afinal de contas, a confiança é uma espécie de motor para inspirar outras pessoas, desenvolver as suas habilidades e, ainda, ter o respeito de todos dentro da empresa.

Para tanto, esse trabalho deve ser exercitado todos os dias — tanto em suas ações quanto em seus pensamentos. E é para isso que desenvolvemos este post.

Nos tópicos abaixo, vamos explicar não apenas como ganhar credibilidade no trabalho, mas também como tornar-se uma pessoa mais íntegra no dia a dia corporativo.

Veja os principais tópicos que abordaremos:

  • Por que a credibilidade no trabalho é tão importante?
  • Como ganhar credibilidade no trabalho?
  • Quando começar?

Boa leitura!

Por que a credibilidade no trabalho é tão importante?

Você deve conhecer aquelas palavras de sabedoria, que dizem: confiança é algo que se conquista. 

Em partes isso é verdade, uma vez que a credibilidade se constrói à medida que damos a nossa palavra a alguém, essa pessoa aceita e a promessa é cumprida.

Do contrário, uma barreira começa a se formar, pois ninguém confia em quem não cumpre com sua palavra.

Aprender como ganhar credibilidade no trabalho, portanto, é um meio seguro e sólido de expor um certificado invisível, mas que espalha-se na maneira com a qual as pessoas olham para você, confiam em suas capacidades, habilidades e também na sua palavra. E, acima de tudo, enriquece as suas relações.

Como ganhar credibilidade no trabalho?

Como vimos, a credibilidade é algo elementar para que as pessoas tenham mais confiança em você e acreditem cada vez mais nas suas capacidades.

Vale a pena entender como essa relação passa a ser construída, no dia a dia, para que você entenda definitivamente como ganhar credibilidade no trabalho!

1. Tenha uma postura e comportamentos mais receptivos

Uma escuta ativa e empática, um comportamento receptivo às novas situações, diálogos e projetos ajudam a construir a sua credibilidade. Especialmente, se você cumpre o proposto.

Confiança e credibilidade caminham lado a lado, como destacamos no tópico anterior. Para tanto, é importante que você demonstre ter receptividade às pessoas que vêm até você — e vice-versa.

É importante que elas entendam, desde o princípio, que você é alguém cuja confiança pode ser depositada

Vale, inclusive, atentar-se à maneira com a qual você se relaciona com as pessoas. Não se preocupe apenas em falar. Ouça mais, preocupe-se mais e aproxime-se com atenção das preocupações, aflições e desejos das pessoas. São pontos fundamentais para construir e estabelecer a sua credibilidade no ambiente de trabalho e também fora dele.

2. Lembre-se de ter uma atitude condizente com as suas palavras

Mentiras não se sustentam. Em lugar algum. E são verdadeiras bolas de demolição para a credibilidade que você vinha construindo ou já tinha entre os seus colegas.

Portanto, cuide para que as suas palavras sejam alinhadas ao seu comportamento e vice-versa. E se você não acha isso tão relevante, basta imaginar qual seria a sua reação se um colega prometesse cumprir algo e não chegasse perto disso, posteriormente. Agora, imagine isso acontecendo constantemente.

Você acha que isso é algo positivo para quem deseja saber como ganhar credibilidade no trabalho, ou cria justamente o efeito oposto?

3. Trabalhe a sinceridade e a honestidade

Essas são duas qualidades que têm tudo a ver com a sua credibilidade. Pessoas honestas demonstram, mesmo sem palavras, que são confiáveis. O mesmo vale para a sinceridade evidenciada em atitudes, comportamentos e também em conversações.

E isso vai além da questão da mentira que citamos logo acima. Honestidade agrega valores éticos, morais e também da verdade, acima de tudo. Sem falar que essas qualidades contribuem para uma rotina focada no benefícios e desenvolvimento coletivo, e não individual, apenas.

Portanto, lembre-se de que é possível aprender como ganhar credibilidade no trabalho de um jeito muito simples: apegando-se à verdade e a qualidades que proporcionem um ambiente de trabalho mais harmônico.

4. Foque em soluções no dia a dia corporativo

Evite trazer problemas, não crie intrigas e, tampouco, desenvolva ou fomente conflitos.

Por outro lado, aprender como ganhar credibilidade no trabalho significa estar do outro lado dessa equação: seja a solução do problema.

Inclusive, vale a pena ser uma pessoa mais inclusiva e agregar as situações para que todos caminhem na mesma direção, evitando pensamentos e comportamentos dissonantes.

Por exemplo: para resolver uma crise qualquer, no dia a dia de sua empresa, é importante ser a pessoa que tem a agregar e a unir os participantes, e não ignorar ou dar voz a quem não esteja sendo imparcial.

Vale destacar, ainda, que essa questão pode ser ainda mais enriquecida dentro da cultura da empresa com o auxílio do próprio setor de RH.

Se quiser saber mais a respeito, aproveite para deixar a leitura de outro posto nosso para depois, mas que fala especificamente sobre as maneiras de trazer a inovação para a gestão de pessoas com um RH inovador!

5. Atualize seus conhecimentos

Sua credibilidade no trabalho passa, também, pelas suas habilidades, capacidades e competências técnicas. Por exemplo: o que entendíamos por informática, há dez anos, transformou-se inúmeras vezes ao longo desse período.

Dessa maneira, é importante que você entenda como ganhar credibilidade no trabalho também por conta dos seus conhecimentos. E isso significa atualizar-se de maneira constante para que você permaneça como uma das referências naquilo que faz em sua empresa.

Do contrário, suas opiniões, pensamentos e soluções podem estar defasados. E nada do que você possa sugerir desponta como a resposta imediatamente correta para as situações atuais.

Então, lembre-se de reciclar os seus conhecimentos para isso:

  • visite eventos do seu setor de atuação;
  • participe de workshops, cursos e treinamentos;
  • nutra continuamente sua rede de relacionamentos;
  • cerque-se de pessoas que tenham a agregar aos seus conhecimentos;
  • realize constantemente a troca de experiências para aprender (e compartilhar) novas ideias.

Por isso, não se deixe estagnar, mas procure aprender sempre algo novo e diferente todos os dias. Com isso, sua credibilidade também é enriquecida e valoriza — dentro ou fora da empresa.

6. Seja o epicentro de um ambiente seguro e acolhedor

Essa dica vale tanto para gestores quanto para os seus subordinados: ajude a transformar o ambiente de trabalho em um lugar acolhedor, onde todos podem expor as suas ideias e temores, de maneira que o desenvolvimento seja coletivo, acima de tudo.

Com o tempo você pode perceber que as pessoas vão se tornar, naturalmente, mais engajadas e motivadas com o trabalho. Algo de grande relevância para obter um ambiente mais produtivo, harmônico e colaborativo.

7. Abra também as portas para confiar nos outros

Não peça para que confiem em você, apenas, mas confie nos outros. A credibilidade é uma via dupla, e quanto mais você demonstrar receptividade com as pessoas, mais elas vão se abrir para você também.

8. Tenha respeito, acima de tudo

Entenda, e respeite, as limitações e perfis de cada pessoa. Não exija algo que vá deixá-las desconfortáveis. Por outro lado, incentive, estimule e estenda a mão para ajudar com qualquer situação que as pessoas estejam passando.

Aqueles que sabem como ganhar credibilidade no trabalho fazem exatamente isso, mostrando ser um pilar do qual as pessoas podem se apoiar quando sentirem necessidade. Portanto, esse pode ser um pavimento valioso para construir uma relação de profundo bem-estar no trabalho.

Quando começar?

Viu como não é difícil a consideração para ganhar credibilidade no trabalho a partir das dicas anteriores? Pode-se perceber que são atitudes e pensamentos que influenciam a sua vida de diferentes maneiras — e, todas elas, de um jeito positivo.

Então, que tal colocar tudo que aprendeu em prática a partir de agora?

 

Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais e marque os colegas de trabalho para que todos possam desenvolver essas características de maneira coletiva e cada vez mais enriquecedora!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.