Credibilidade no trabalho: como ganhar em 8 passos

como ganhar credibilidade no trabalho

Ao saber como ganhar credibilidade no trabalho, o profissional dá um passo importante para o seu crescimento profissional.

Afinal de contas, a confiança é uma espécie de motor para inspirar outras pessoas, desenvolver as suas habilidades e, ainda, ter o respeito de todos dentro da empresa.

Para tanto, esse trabalho deve ser exercitado todos os dias — tanto em suas ações quanto em seus pensamentos. E é para isso que desenvolvemos esse post.

Nos tópicos abaixo, vamos explicar não apenas como ganhar credibilidade e confiança no trabalho, mas também como tornar-se uma pessoa mais íntegra no dia a dia corporativo.

Veja os principais tópicos que abordaremos:

  • Por que a credibilidade no trabalho é tão importante?
  • Como ganhar credibilidade no trabalho?
  • Quando começar?

Boa leitura!

Por que a credibilidade no trabalho é tão importante?

Você deve conhecer aquelas palavras de sabedoria que dizem:

Confiança é algo que se conquista. 

Em partes isso é verdade, uma vez que a credibilidade se constrói à medida que damos a nossa palavra a alguém, essa pessoa aceita e a promessa é cumprida.

Do contrário, uma barreira começa a se formar, pois ninguém confia em quem não cumpre com sua palavra.

Desenvolver sua credibilidade no trabalho, portanto, é um meio seguro e sólido de expor um certificado invisível, mas que espalha-se para a maneira como as pessoas olham para você, confiam em suas capacidades, habilidades e também na sua palavra. E, acima de tudo, enriquece as suas relações.

Como ganhar credibilidade no trabalho?

Como vimos, a credibilidade é algo elementar para que as pessoas tenham mais confiança em você e acreditem cada vez mais nas suas capacidades.

Vale a pena entender como essa relação passa a ser construída no dia a dia para que você entenda definitivamente como ganhar credibilidade no trabalho!

1. Tenha uma postura e comportamentos mais receptivos

Uma escuta ativa e empática, um comportamento receptivo às novas situações, diálogos e projetos ajudam a construir a sua credibilidade. Especialmente, se você cumpre o proposto.

Credibilidade e confiança no trabalho caminham lado a lado como destacamos no tópico anterior. Para tanto, é importante que você demonstre ter receptividade às pessoas que vêm até você — e vice-versa.

É importante que elas entendam, desde o princípio, que você é alguém cuja confiança pode ser depositada

Vale, inclusive, atentar-se à maneira como você se relaciona com as pessoas. Não se preocupe apenas em falar.

Ouça mais, preocupe-se mais e aproxime-se com atenção das preocupações, aflições e desejos das pessoas. São pontos fundamentais para construir e estabelecer a sua credibilidade no trabalho e também fora dele.

Leia também >>> Como ser confiante: 7 dicas para crescer no trabalho.

2. Lembre-se de ter uma atitude condizente com as suas palavras

Mentiras não se sustentam em lugar algum. E são verdadeiras bolas de demolição para a credibilidade que você vinha construindo ou já tinha entre os seus colegas.

Portanto, cuide para que as suas palavras sejam alinhadas ao seu comportamento e vice-versa. E se você não acha isso tão relevante, basta imaginar qual seria a sua reação se um colega prometesse cumprir algo e não chegasse perto disso posteriormente. Agora imagine isso acontecendo constantemente.

Você acha que isso é algo positivo para quem deseja saber como aumentar a credibilidade no trabalho ou cria justamente o efeito oposto?

3. Trabalhe a sinceridade e a honestidade

Essas são duas qualidades que têm tudo a ver com a sua credibilidade no trabalho. Pessoas honestas demonstram mesmo sem palavras que são confiáveis. O mesmo vale para a sinceridade evidenciada em atitudes, comportamentos e também em conversações.

E isso vai além da questão da mentira que citamos logo acima. Honestidade agrega valores éticos, morais e também da verdade, acima de tudo. Sem falar que essas qualidades contribuem para uma rotina focada no benefícios e desenvolvimento coletivo e não apenas no individual.

Portanto, lembre-se de que é possível ganhar credibilidade no trabalho de um jeito muito simples: apegando-se à verdade e a qualidades que proporcionem um ambiente de trabalho positivo.

4. Foque em soluções no dia a dia corporativo

Evite trazer problemas, não crie intrigas e tampouco desenvolva ou fomente conflitos.

Por outro lado, credibilidade no trabalho significa estar do outro lado dessa equação: seja a solução do problema.

Inclusive, vale a pena ser uma pessoa mais inclusiva e agregar as situações para que todos caminhem na mesma direção, evitando pensamentos e comportamentos dissonantes.

Por exemplo: para resolver uma crise qualquer no dia a dia de sua empresa, é importante ser a pessoa que tem a agregar e a unir os participantes, e não ignorar ou dar voz a quem não esteja sendo imparcial.

Vale destacar ainda que essa questão pode ser ainda mais enriquecida dentro da cultura da empresa com o auxílio do próprio setor de RH.

Se quiser saber mais a respeito, aproveite para deixar a leitura de outro posto nosso salva para depois: ‘RH inovador: como trazer a inovação para a gestão de pessoas’.

5. Atualize seus conhecimentos

Sua credibilidade no trabalho passa também pelas suas habilidades, capacidades e competências técnicas. Por exemplo: o que entendíamos por informática há dez anos, transformou-se inúmeras vezes ao longo desse período.

Dessa maneira, é importante que você entenda como ganhar credibilidade no trabalho também por conta dos seus conhecimentos. E isso significa atualizar-se de maneira constante para que você permaneça como uma das referências naquilo que faz em sua empresa.

Do contrário, suas opiniões, pensamentos e soluções podem estar defasados. E nada do que você possa sugerir desponta como a resposta imediatamente correta para as situações atuais.

Então lembre-se de reciclar os seus conhecimentos para isso:

  • visite eventos do seu setor de atuação;
  • participe de workshops, cursos e treinamentos;
  • nutra continuamente sua rede de relacionamentos;
  • cerque-se de pessoas que tenham a agregar aos seus conhecimentos;
  • realize constantemente a troca de experiências para aprender (e compartilhar) novas ideias.

Por isso, não se deixe estagnar, mas procure aprender sempre algo novo e diferente todos os dias. Com isso, sua credibilidade também é enriquecida e valorizada — dentro ou fora da empresa.

6. Seja o epicentro de um ambiente seguro e acolhedor

Essa dica vale tanto para gestores quanto para os seus subordinados: ajude a transformar o ambiente de trabalho em um lugar acolhedor, onde todos podem expor as suas ideias e temores, de maneira que o desenvolvimento seja coletivo acima de tudo.

Com o tempo você pode perceber que as pessoas vão se tornar naturalmente mais engajadas e motivadas com o trabalho. Algo de grande relevância para obter um ambiente mais produtivo, harmônico e colaborativo.

7. Abra também as portas para confiar nos outros

Não peça para que confiem em você, mas confie nos outros. A credibilidade no trabalho é uma via dupla e quanto mais você demonstrar receptividade com as pessoas, mais elas vão se abrir para você também.

8. Tenha respeito, acima de tudo

Entenda e respeite as limitações e perfis de cada pessoa. Não exija algo que vá deixá-las desconfortáveis. Por outro lado, incentive, estimule e estenda a mão para ajudar com qualquer situação que as pessoas estejam passando.

Aqueles que têm credibilidade no trabalho fazem exatamente isso, mostrando ser um pilar do qual as pessoas podem se apoiar quando sentirem necessidade. Portanto, esse pode ser um pavimento valioso para construir uma relação de profundo bem-estar no trabalho.

Gostou das dicas de credibilidade e confiança no trabalho?

Viu como não é difícil ter credibilidade no trabalho com essas dicas anteriores? Pode-se perceber que são atitudes e pensamentos que influenciam a sua vida de diferentes maneiras — e todas elas de um jeito positivo. Então, que tal colocar tudo que aprendeu em prática a partir de agora?

Você também pode aproveitar sua credibilidade e confiança no trabalho para propor novos benefícios que vão ajudar a melhorar a produtividade, além de evitar o estresse financeiro. 

Conheça a proposta da Xerpay, a ferramenta que está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais e marque os colegas de trabalho para que todos possam desenvolver essas características de maneira coletiva e cada vez mais enriquecedora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar