Já ouviu falar em adiantamento salarial? Provavelmente sim, mas você sabe como funciona o adiantamento salarial?
O adiantamento salarial nada mais é do que uma liberação antecipada, que a empresa faz de parte do salário do colaborador.
A principal função do que é adiantamento salarial é ajudar nos maiores problemas financeiros de seus funcionários e impactar positivamente na qualidade de vida dos colaboradores.
Essa solução diminui o estresse dos funcionários em relação à falta de dinheiro ao longo do mês e consequentemente influenciando no seu bem-estar e produtividade.
Mas como funciona o adiantamento salarial na prática? É sobre esse assunto que vamos falar no artigo de hoje. Boa leitura!
Como funciona o adiantamento salarial?
O adiantamento salarial é um benefício corporativo não obrigatório perante a legislação, concedido estrategicamente por determinadas empresas.
É o pagamento antecipado de uma parcela do salário dos empregados antes da data usual.
Não existem leis que estabeleçam regras sobre como deve funcionar o adiantamento salarial.
Até por isso, o tema é objeto de dúvida dentro de muitas organizações que não sabem como proceder diante do assunto.
Por esse motivo, o adiantamento salarial respeita convenções sindicais e acordos de classe.
Quem tem direito ao adiantamento salarial?
Já que sabemos como funciona o adiantamento salarial, uma dúvida recorrente é sobre quem tem direito a ele.
Na verdade, não existem regras legais para esse tipo de concessão, o recomendável é que a empresa crie uma política de benefícios interna referente a ele.
Entretanto, não é correto disponibilizá-lo apenas para um pequeno número de pessoas. Todos os empregados tenham o direito de recebê-lo, salvo alguma restrição feita em negociação com o sindicato.
Portanto, é importante delimitar normas a serem seguidas e que tenham validade para as equipes de uma forma geral, independentemente dos cargos e funções.
Como são feitos os descontos do adiantamento salarial?
É comum que o adiantamento salarial varie de 20 a 40% do salário do colaborador e seja feito entre os dias 15 e 20 de cada mês.
Essa variação existe, pois, como dissemos anteriormente, não existe nenhuma lei específica sobre como funciona o adiantamento salarial.
Sendo assim, a flexibilidade no trabalho deve envolver as negociações sobre o percentual, que deve ser definido de comum acordo entre empregado, empregador e sindicato.
Ressaltamos que o colaborador tem direito de suspender o adiantamento, caso prefira receber o salário integral ao fim do mês.
As diferentes formas para realizar o adiantamento salarial
Agora que você sabe o que é adiantamento salarial e como funciona, é comum que surjam questões a respeito de como ele pode ser disponibilizado.
Por isso, preparamos uma lista com as diferentes maneiras para oferecer o adiantamento salarial. Confira!
1. Vale
Sem dúvida o chamado “vale” é um dos métodos mais utilizados em relação ao adiantamento salarial.
Por meio dele, a empresa define uma data específica no mês e faz o pagamento via depósito ou em espécie, conforme a política de pagamento da organização.
A porcentagem desse adiantamento salarial é previamente definida e esse vale é depositado apenas aos colaboradores que optarem por ele.
Esses adiantamentos, nos chamados vales, não só exige do setor responsável saber como funciona o adiantamento salarial, mas também um controle minucioso de todos os pagamentos.
Isso porque será necessária uma gestão financeira diferenciada sobre as variações de salário e porcentagens.
Esse trabalho, principalmente se for feito manualmente, pode estar fadado a erros de pagamento e futuros processos trabalhistas.
O ideal nesse caso é automatizar os processos por meio de softwares de gestão de pagamento.
2. Cartão multibenefícios
Muitas empresas optam por não realizar o adiantamento em dinheiro em espécie e optam por fornecer o adiantamento salarial, pela chamada ferramenta convênio, que nada mais é do que um cartão multibenefícios.
O valor depositado no cartão pode ser utilizado para despesas domésticas e compra de medicamentos.
Segundo dados de uma pesquisa da Alelo, em relação às despesas domésticas, cerca de 40 a 50% dos gastos, vêm de farmácia, alimentação e cultura.
Muito se fala que o cartão multibenefícios pode ser também um apoio para quem deseja ter um controle financeiro maior e precisa gastar o salário com maior responsabilidade.
Portanto, além de ter o exato conhecimento de como funciona o adiantamento salarial, a empresa nesse caso, está ajudando o colaborador a manter o bem-estar no trabalho em dia.
Ajudando-lhe inclusive a ter uma certa educação financeira no uso do seu salário.
3. Salário sob demanda
Quem nunca terminou o mês sem dinheiro?
Ou até mesmo teve que recorrer a empréstimos ou a poupança para pagar alguma dívida inesperada?
Pensando nesse estresse financeiro que muitos funcionários passam, uma modalidade de adiantamento salarial ganha força no mercado, o chamado salário sob demanda.
Com ele, a empresa oferece autonomia e flexibilidade para que o colaborador tenha acesso a parte do seu pagamento no momento que quiser.
Isto quer dizer que o empregado pode solicitar, na hora que quiser e precisar, o valor dos dias trabalhados. Essa facilidade pode:
- atrair e reter talentos na organização;
- gera bem-estar financeiro;
- aumenta a produtividade;
- diminui o estresse financeiro e etc.
O Xerpay é o novo produto da Xerpa que faz a gestão dos salários on demand de maneira simples e eficaz.
Como criar uma política de adiantamento salarial
Mesmo não fazendo parte de uma legislação específica, é imprescindível que a empresa não só saiba como funciona o adiantamento salarial, mas crie uma política interna em relação a esse benefício.
Neste sentido, a cessão do adiantamento salarial passa a ser mais transparente e organizada, evitando possíveis dúvidas sobre:
- a data do pagamento;
- descontos;
- modelo adotado.
Além disso, é importante que a empresa seja clara e objetiva com os empregados em relação à política de pagamentos e adiantamentos, desde o início deles na empresa.
Adiantamento salarial e seu diferencial competitivo
Em um mercado em que as empresas precisam encontrar alternativas para diminuir a rotatividade e reter talentos saber como funciona o adiantamento salarial pode ajudar.
Isso porque investir nessa estratégia pode ser um grande diferencial competitivo.
Além de aumentar a flexibilidade e participação dos colaboradores no gerenciamento do próprio dinheiro, o adiantamento salarial pode aprimorar e estreitar os laços entre empregador e empregado.
Quando não há uma pressão financeira, por falta de dinheiro, o colaborador tende a se preocupar menos com coisas pessoais e sua produtividade aumenta.
E esse é exatamente o papel do adiantamento salarial, proporcionar um equilíbrio financeiro maior aos colaboradores.
Quer saber mais sobre as facilidades do adiantamento salarial? Leia o artigo “O que é Xerpay: saiba como funciona o app de pagamento sob demanda”, da Xerpa sobre o Xerpay – inovador software de gestão que facilita o pagamento sob demanda.
O Xerpay é o novo produto da Xerpa que empresas de todos os setores podem oferecer como benefícios aos funcionários e crescer em lealdade e produtividade.
A integração é rápida e simples. Assim que seus funcionários se cadastrarem, eles podem fazer saques imediatamente.
Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais detalhes sobre o serviço.
Compartilhe as suas ideias conosco, no campo de comentários deste post!