Seja por conta do acúmulo de dívidas (e juros) ou por falta de disciplina para conter os gastos, muitas pessoas não saber como fazer um baixo salário render o mês inteiro. Só que, por meio de algumas liçõezinhas básicas — e persistência —, é possível almejar objetivos financeiros cada vez maiores. Entre as principais atividades para isso, podemos destacar:

  • compile a sua renda e custos em uma planilha;
  • aprenda a pesquisar e pechinchar;
  • equilibre sempre o seu orçamento;
  • valorize as suas compras para render mais dinheiro;
  • crie uma reserva de emergência;
  • permita-se pequenos luxos.

 

Não é só habilidade e educação financeira: aprender como fazer um baixo salário render é tarefa que demanda disciplina e objetivos bem definidos na cabeça.

Tudo porque esse tipo de atividade é incessante, necessitando de muito foco e atenção para não cair nas mesmas tentações de sempre e, com isso, prejudicar a sua renda.

Para ajudar você a saber, definitivamente, como fazer um baixo salário render até o fim do mês — e, quem sabe, por mais tempo — reunimos algumas dicas interessantíssimas ao longo deste post!

Continue com esta leitura, e confira conosco como é possível valorizar os seus rendimentos e fugir do estresse financeiro e das taxas e juros acumulados!

Compile a sua renda e custos em uma planilha

Para aprender como fazer um salário baixo render, a ideia inicial consiste em sentar-se com a calculadora ao alcance e colocar todas as contas sob o seu monitoramento.

Para isso, comece por discriminar toda a sua renda mensal. Separe-a e, em seguida, avalie todos os seus custos dos últimos meses. Lembre-se de acrescentar:

  • custos fixos, que são as despesas de todos os meses (como o aluguel/prestação, as contas de luz, água etc., e eventuais mensalidades);
  • custos variáveis, que são os gastos com jantares fora, viagens, cursos extracurriculares, roupas etc..

Você deve estar se perguntando qual é a importância disso, não é mesmo? Bom, para aprender como fazer um baixo salário render o mês inteiro, é fundamental que você equilibre a sua renda e os respectivos custos.

Dessa maneira, é possível estabelecer o máximo que você pode consumir sem a necessidade de cair em diferentes modalidades de empréstimos — como o cheque especial

Uma opção inovadora para não cair nos juros altíssimos do cheque especial, o Xerpay oferece o benefícios para as empresas de salário sob demanda, que evita o estresse financeiro e aumenta a produtividade e clima organizacional

Sem falar na importância em saber quanto você pode poupar mensalmente, a fim de conquistar algum tipo de objetivo financeiro. Você pode, por exemplo, calcular a média salarial que você vai poupar para comprar um automóvel, por exemplo.

Sabendo o valor médio desse bem, e a quantia economizada todos os meses, você estabelece um prazo. E, a partir daí, vai entender como fazer um baixo salário render para alcançar as suas metas constantemente.

Aprenda a pesquisar e pechinchar

É inegável que, em determinados meses, os seus custos variáveis vão oscilar. Afinal de contas, algumas compras não podem ser evitadas.

Só que você pode jogar essas necessidades em seu benefício também. Crie o hábito de pesquisar pelo mesmo produto ou serviço em diferentes lugares. Assim, você adquire boas oportunidades de negócio.

Especialmente, quando você já tem uma lista de produtos e serviços sob monitoramento. Quando essas ofertas entram em promoção, por exemplo, você se antecipa e gasta menos do que poderia ter gasto.

Além disso, as pechinchas podem ser feitas. Muitas varejistas tendem a ceder pelo menor preço, com relação aos competidores. E, assim, você ganha a vantagem de escolher a empresa que oferece melhores condições de pagamento, por exemplo.

Vale até a pena considerar algumas compras com o parcelamento do cartão de crédito. Se você tem uma meta estipulada de gastos com esse meio de pagamento, é possível fracionar as compras para que você aprenda como fazer um baixo salário render sem extrapolar o limite da sua renda mensal.

Equilibre sempre o seu orçamento

Além da dica acima, sobre ter um teto de gasto com o cartão de crédito bem definido, você deve fazer o mesmo com o seu orçamento geral.

Entenda quanto você pode arcar de despesas com as suas contas, com gastos variáveis e até mesmo o já citado cartão, para que você saiba como fazer um baixo salário render.

Ou seja: se você tem R$ 300 por mês para economizar, evite fazer uso dessa quantia se você já exauriu todos os seus recursos para as contas variáveis (digamos, por exemplo, que você chegou à metade do mês e não tem mais verba para um jantarzinho fora).

Vale a pena ter disciplina para manter o orçamento equilibrado. Entretanto, se você fez uma boa pesquisa dos seus últimos meses de gastos, você vai identificar um padrão.

E, assim, você aprende a organizar o seu calendário para agir em harmonia com a sua remuneração média, não ultrapassando-a, e sem abrir mão de um ou outro capricho.

Valorize as suas compras para render mais dinheiro

O Brasil tem um perfil empreendedor. Pesquisa recente mostrou que entre 4 entre 10 brasileiros empreendem no país. Por que não fazer o mesmo e aumentar a sua renda média? Assim, você começa a se afastar constantemente dessa meta de aprender como fazer um baixo salário render o mês inteiro.

Uma boa dica, para isso, consiste em fazer compras pensando no futuro e, assim, gerar mais renda. Há quem procure por imóveis em áreas rurais para vender frutas orgânicas, por exemplo. Ou ainda, na reforma do próprio imóvel para transformá-lo em espaços de trabalho coletivo (coworking) ou mesmo para receber turistas — existem aplicativos que facilitam essa conexão com pessoas interessadas.

São ideias em longo prazo, pensando em uma aposentadoria mais tranquila, por exemplo. Para isso, basta identificar a oportunidade ideal para as suas habilidades e interesses, e os seus custos vão se converter, gradualmente, em investimentos.

Crie uma reserva de emergência

Lembre-se que você está sujeito a imprevistos, assim como todas as pessoas. E não adianta esperar que eles não aconteçam: se você cria uma boa reserva financeira, há como fazer um baixo salário render sem ser impactado negativamente por esses problemas que nos pegam de surpresa.

É difícil pensar nisso, se o salário já não ajuda a equilibrar as próprias contas. Mas pense na seguinte proposta: um pouco do dinheiro que você poupa pode ficar investido em modalidades de fácil retorno e saque. Assim, o dinheiro rende algo, por menor que seja a quantia, e você estabelece um teto.

Assim que a quantia atingir determinado valor, você movimenta a reserva de emergência e volta a economizar mensalmente a partir do piso (que deve ser uma quantia média para garantir segurança contra eventuais imprevistos).

Como fazer um salário baixo render

Por fim, não viva como se você estivesse em uma prisão erguida com os limites das suas reservas financeiras. O importante, aqui, é ter um planejamento financeiro completo.

Por isso, como já havíamos mencionado, ajuda a saber o quanto você pode gastar e, inclusive, permitir-se alguns caprichos. Afinal, tudo começa com você sabendo como fazer um baixo salário render até o fim do mês. E isso inclui, é claro, ter esses pequenos momentos de prazer.

 

Se você estiver em busca de mais dicas sobre como fazer a sua renda ser valorizada constantemente, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e a seguir-nos no Instagram e LinkedIn! Lá, você vai encontrar todas as nossas novidades em primeira mão!