Como fazer texto de Trabalhe conosco

Guia para aprender como fazer texto de trabalhe conosco

Saber como fazer texto de trabalhe conosco significa que o seu RH preocupa-se em traduzir a identidade da empresa para a sua página de carreiras. Com isso, obtém-se um poder maior de atração de talentos, evidenciando todos os diferenciais da organização de maneira clara, criativa e objetiva.

Sem falar que esse trabalho, realizado estrategicamente, também se reflete na reputação da empresa. Não à toa, ao visitar uma página dessas já tende a ser suficiente para convencer alguém de que aquele local de trabalho é diferenciado — e também serve como um filtro para alinhar os perfis dos profissionais com a organização.

Vamos ver, então, como fazer um texto de trabalhe conosco para o seu site?

Como fazer texto de trabalhe conosco no site da empresa?

Por meio desta página estrategicamente posicionada no site da sua empresa, é possível garantir uma série de benefícios para a sua empresa, sabia? Alguns pontos positivos disso:

  • aproximação com os perfis profissionais desejados para a sua organização;
  • melhor retenção de talentos por meio de uma identificação com o DNA da empresa;
  • maior capacidade de atração de talentos;
  • possibilidade maior de compor um valioso banco de talentos.

Para tanto, é fundamental que o setor de RH se atente às principais características, ao fazer o texto de trabalhe conosco. Afinal de contas, é por meio desse trabalho que as pessoas vão se identificar, interessar-se e buscar conhecer mais a respeito da sua empresa.

É aí que entram as nossas valiosas dicas — e que você pode conferir logo abaixo!

Apresente a cultura da empresa

Independentemente da sua cultura organizacional, exponha ao aprender como fazer um texto de trabalhe conosco. 

Pois, como havíamos falado, esse é o primeiro contato que muitos candidatos em potencial vão ter com a empresa. E, com isso, eles podem gerar uma familiaridade imediata com o que está proposto ao longo da página, ou mesmo perceber que a organização não tem a ver com o seu perfil e objetivos profissionais.

Só vale a pena considerar a apresentação de uma maneira única. Que seja criativa, objetiva e transparente. É um desafio, sim, mas com resultados promissores. Afinal, quando a ação é bem-sucedida, a sua empresa obtém um aliado valioso para qualificar, continuamente, o seu processo de recrutamento e seleção.

Conte com a ajuda dos profissionais mais engajados

Sabe aquele restaurante ou loja que você visitou após a indicação de um amigo ou parente? Pois então, esse tipo de marketing é, ainda, uma das mais importantes para qualquer empresa.

Inclusive, no que diz respeito a saber como fazer um texto de trabalhe conosco.

E sabe por quê? Porque os funcionários mais satisfeitos e engajados podem ter opiniões gratificantes a respeito do dia a dia na sua organização. E isso vale mais do que qualquer adjetivo escolhido para compor o texto de trabalhe conosco.

Se uma pessoa visita a sua página de carreiras e se depara com depoimentos reais, entusiasmados e inspiradores, ela vai entender que todo o pilar institucional da empresa, realmente, é verdadeiro.

Como resultado, aumentam as candidaturas — especialmente, se o seu setor de RH tem uma descrição totalmente alinhada ao DNA da empresa e consegue filtrar os perfis profissionais para cada cargo.

Até para complementar o assunto, não deixe de conferir o nosso artigo sobre como organizar o recrutamento e seleção do seu RH. Mas só leia-o após terminar este post, combinado?

Explique como é a rotina da empresa

Ao fazer o texto de trabalhe conosco da sua página de carreiras, aproveite para falar a respeito dos diferenciais da organização.

Por exemplo: os happy hours e outros eventos de integração são constantes? Há um processo de onboarding que vale a pena ser mencionado? A empresa apoia e está à frente de causas sociais? Quais?

Isso tudo pode — e deve — fazer parte do descritivo da página. Pois é algo que pode influenciar a decisão dos candidatos em potencial de aplicarem-se às oportunidades em aberto.

Use diferentes mídias ao longo da página

Não peque pelo excesso e, tampouco, opte pelo minimalismo sem planejamento. Sua página de carreiras tem que ser atraente do início ao fim, e com uma excelente disposição de informações.

E isso vale para todas as mídias e formatos de conteúdo.

Por exemplo: ao usar imagens, foque naquelas que tenham sido pensadas para impactar a sua audiência. Mais ou menos, com o mesmo cuidado que as pessoas tomam para postar as suas fotos favoritas nas redes sociais.

O texto de trabalhe conosco, como já mencionado, tem que influenciar, ser cativante e apresentar a empresa de maneira única — mas totalmente alinhada ao sei próprio perfil, para que não soe artificial.

Mas, caso esteja em busca de algo que complemente isso tudo, a nossa dica é simples: faça vídeos.

Seja para os depoimentos, apresentar a rotina da empresa ou expor todos os diferenciais que os colaboradores e a concorrência já conhecem, mas que podem soar como novidade para muitos profissionais do mercado.

O audiovisual é um elemento em alta, na internet, e está entre os formatos de conteúdo mais consumidor no mundo inteiro. Apostar nele, para enriquecer toda a ideia por trás do seu texto de trabalhe conosco, pode ser uma grande ideia.

Foque em descritivos de cargos padronizados

Por fim, vale a pena entender que, ao fazer o texto de trabalhe conosco, um dos textos mais visualizados e lidos vai ser a descrição de cada cargo aberto na organização.

E, aqui, vale a pena condensar tudo o que foi dito anteriormente. Pois não adianta ter toda uma página pensada, estrategicamente, em influenciar e cativar o usuário, se o descritivo não segue o mesmo tom.

Dá a impressão de que a empresa não “fala a mesma língua” e que o tom criativo adotado foi pensado de maneira artificial — apenas para chamar a atenção. 

Por isso, padronize a mensagem, dedique um limite mínimo e máximo para o descritivo, e atente-se para que todas as mensagens contenham as principais informações, como:

  • habilidades/conhecimentos desejados;
  • perfis comportamentais para cada cargo;
  • atividades e responsabilidades;
  • qualidades pessoais;
  • questões pertinentes à oportunidade (como horário de trabalho, salário, benefícios etc.);
  • informações adicionais, como algo em particular que pode servir para filtrar melhor o perfil dos candidatos.

Uma boa maneira de fazer isso, sem imprevistos, é ter um plano de carreira na organização. Por meio dele, o RH fica por dentro de tudo o que é exigido e desejado para o preenchimento de cada posição.

E, com isso, fica muito mais fácil aprender como fazer um texto de trabalhe conosco que reflita, de verdade, as grandes qualidades da sua organização.

Mas, caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar as suas experiências sobre o assunto, o canal está aberto para você! Basta deixar um comentário, no campo abaixo, para expandirmos esta discussão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.