Como fazer um planejamento de carreira em 10 passos

como-fazer-um-planejamento-de-carreira

Após um ano de tantas incertezas como foi 2020, em que muitos profissionais perderam seus empregos, é fundamental aproveitar o começo deste ano colocar em prática como fazer um planejamento de carreira.

Para conquistar novas oportunidades em um mercado tão competitivo como o atual, contar apenas com a sorte não basta.

Além de ter as qualificações técnicas para uma vaga, é necessário ter um plano bem definido. Isso irá evitar que você inicie um trabalho mal remunerado e sem futuro.

Por isso, preparamos este guia com dicas importantes de como fazer um planejamento de carreira para você estruturar sua trajetória profissional. Neste artigo, você irá encontrar:

  • O que é planejamento de carreira?;
  • Qual a importância desse planejamento?;
  • Como fazer um planejamento de carreira com 10 dicas úteis.

Reavaliar as estratégias utilizadas até agora e montar um plano para sua vida profissional servirá de guia para que você consiga alcançar todos os seus objetivos de forma rápida e assertiva. Portanto confira todas as nossas dicas, vamos lá?

O que é planejamento de carreira?

Um planejamento de carreira consiste na criação de um plano estratégico com metas e caminhos para que seja possível atingir o sucesso profissional.

O planejamento é uma espécie de guia que a pessoa deverá seguir para conquistar seus objetivos no trabalho, tais como: promoções no trabalho, aumento de salário, mudança de departamento, etc.

Geralmente, as empresas oferecem um plano de carreira para seus colaboradores. Inclusive, ele é considerado um benefício muito atrativo para atrair e reter talentos. No entanto, ele pode (e deve!) ser projetado por você.  

Afinal, o êxito de sua carreira dependerá do caminho que você seguir. Por isso, o plano de carreira e sucesso profissional estão intimamente ligados.

Qual a importância do planejamento de carreira?

Ter sucesso na carreira é um grande objetivo para qualquer pessoa. Por isso, fazer um planejamento de carreira efetivo pode aumentar as chances de se conquistar a tão sonhada realização profissional e de que isso aconteça mais rapidamente.

Ao planejar cuidadosamente seus próximos passos, um plano de carreira pode lhe ajudar a:

  • descobrir suas competências;
  • determinar o prazo de suas metas;
  • revelar as habilidades que precisam ser desenvolvidas;
  • economizar tempo em ideias que não terão futuro;
  • realizar seus sonhos profissionais.

Desse modo, graças ao planejamento de carreira, você saberá quais os próximos passos deverá dar em sua trajetória profissional. Isso lhe proporcionará um maior controle sobre o seu futuro para que todas as suas metas profissionais sejam atingidas.

Ao aprender como fazer um planejamento de carreira, você terá maior clareza de onde está agora, aonde quer chegar, quando conseguirá e, o melhor, o que fazer para chegar até lá.

Se no seu caso, a ideia é mudar o rumo da sua carreira, trocando o setor de atuação ou sua função, sugerimos a leitura complementar do ‘Os dilemas da mudança de carreira na pandemia. Uma transição de carreira também exige planejamento.

Como fazer um planejamento de carreira eficiente?

planejamento-carreira-sucesso-profissional

Agora que você já entendeu qual a importância do planejamento de carreira, chegou a hora de saber como fazer um planejamento de carreira na prática.  

Pensando nisso, preparamos este guia com 10 dicas importantes para você aprender como fazer um planejamento de carreira. Confira:

1. Realizar uma avaliação pessoal

O primeiro passo, com certeza, será realizar uma avaliação pessoal para determinar quais são os seus desejos profissionais. Você sabe aonde quer chegar? O que significa para você ter uma carreira bem-sucedida?

Estas respostas são extremamente pessoais e irão variar de um profissional para o outro. De acordo com um estudo recente da Universidade da Califórnia, de forma geral, as pessoas estabelecem objetivos compatíveis aos seus traços de personalidade. Por isso, é preciso refletir com cuidado para não se frustrar no futuro. 

Tire um tempo para avaliar sua situação atual, determinar seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado, assim como seus talentos e valores. Todos eles são fundamentais para que o planejamento saia do papel.

2. Desenvolver suas habilidades

Agora que você já sabe quais são seus pontos fortes e fracos e também aonde quer chegar, é o momento de desenvolver suas capacidades.

Pessoas qualificadas com habilidades essenciais possuem mais chances de atingirem seus objetivos e a sobreviverem diante das adversidades do mercado de trabalho.

O mais importante é não tratar os seus pontos fracos como empecilhos em sua trajetória. Você poderá desenvolvê-los ao longo do tempo para aprimorá-los. Portanto é fundamental determinar quais habilidades devem ser trabalhadas.

3. Definir objetivos

Outro ponto importante para se ter um planejamento de carreira e sucesso profissional, é a definição de objetivos pessoais e profissionais. Nesse ponto, você deverá determinar também quais suas necessidades reais e como pode realizá-las.

Traçar uma linha do tempo, especificando como você planeja estar nos próximos 5, 10 e até 20 anos é uma boa opção. Isso irá guiá-lo no momento de decidir quais caminhos deverá percorrer.

Por exemplo, se você sabe que daqui a 5 anos gostaria de uma promoção ou um novo cargo, poderá definir agora se até lá precisa realizar algum curso, especialização, etc.

4. Ter compromisso

Antes de partir para a elaboração das estratégias do plano, outra questão fundamental de como fazer um planejamento de carreira é o comprometimento.

Assim, como em qualquer aspecto de nossas vidas, se não tivermos dedicação, de nada adiantará definirmos metas e prazos para cumpri-los. 

Portanto, o compromisso com seus objetivos não deve ser subestimado. Para isso, é necessário ser realista e determinar qual o empenho que será colocado em seu planejamento. Apenas assim será possível cumprir todos os objetivos.

5. Determine prazos

Para fazer um planejamento de carreira, é preciso determinar prazos para todas as metas possíveis traçadas. O mais indicado é que você separe seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Assim terá metas mais rápidas de serem concluídas e aquelas mais longas que apenas serão encerradas depois de anos. Todas elas serão fundamentais para sua trajetória profissional ter sucesso.  

6. Elaborar as estratégias

Após determinar os seus objetivos, prazos e grau de compromisso com eles, chegou o momento de definir as estratégias que serão colocadas em prática. Elas são a peça-chave para que os objetivos sejam alcançados no tempo certo.

Nesse momento, você responderá perguntas como: “O que posso fazer hoje para me aproximar de meus objetivos a longo prazo?”, “O que falta para concluir uma meta que estipulei para os próximos meses?”

A definição de todas essas estratégias é indispensável para fazer um planejamento de carreira.  Para atingir o sucesso na carreira, as técnicas não podem ser deixadas em segundo plano.

Portanto, invista em habilidades e cursos complementares de sua área, como fazer novos cursos, especializações, estudar uma nova língua, enfim, pontos importantes para ampliar seus conhecimentos. 

É importante que você busque se destacar dos outros profissionais de sua área. Vá atrás de novidades e inovações do seu setor. Isso irá ajudá-lo a sair na frente no momento de conquistar promoções e novos cargos.

7. Ter inspirações de sucesso

Ter profissionais que te inspiram como um exemplo a ser seguido, irá te ajudar a manter o foco no seu planejamento de carreira e sucesso profissional.

Fique informado sobre suas trajetórias e sobre os sucesso e fracassos que essas pessoas tiveram no caminho.

Isso irá te estimular a correr atrás de seus objetivos e também a não desanimar quando alguma meta não for cumprida ou algo saia do planejado. 

Bons exemplos também poderão te inspirar a superar os momentos difíceis em sua trajetória e podem até te dar ideias de como dar a volta por cima.

8. Avaliar e fazer mudanças quando necessário

Quando você faz um planejamento de carreira, normalmente, determina algumas metas de longo prazo, que podem levar até 10 ou 20 anos para serem realizadas. 

No entanto, um plano de carreira não é algo fixo, ele não determina o que irá acontecer no seu futuro. 

Sua carreira, assim como a de todas as pessoas, sofrerá desvios ao longo dos anos. Inclusive, o que você desejou para os próximos 15 anos agora, pode não ser o que almeja daqui há 3 anos. 

Logo, é necessário fazer reavaliações para determinar se seus objetivos continuam condizentes com sua realidade e desejos. É impossível prever o que acontecerá com a sua jornada profissional. Justamente por isso, o seu plano de carreira não pode ser algo fixo.

9. Fazer autoavaliações

Não basta entender como fazer um planejamento de carreira, é necessário saber como avaliá-lo para determinar se tudo está dando certo. Para isso, você deverá fazer autoavaliações sobre seus objetivos e realizações.

Saber se autoavaliar é uma etapa indispensável para o plano de carreira. Conseguir olhar para si com clareza irá contribuir para que você trilhe o caminho correto para atingir seus objetivos.

10. Tire o plano do papel

Após listar todos os pontos acima, chegou o momento de você colocar em prática todas as ações. Dê início às especializações e outras atividades que irão aprimorar suas capacidades técnicas para atingir seus propósitos.

Você pode criar um cronograma de realização para fazer o acompanhamento de todas as tarefas e prazos. Assim, poderá ter total controle dos objetivos que estão sendo cumpridos.    

Comece seu planejamento de carreira

Saber como fazer um planejamento de carreira é um passo fundamental para se realizar profissionalmente. Por meio dele, você saberá exatamente como agir, quais metas precisa atingir e quais habilidades deve desenvolver para isso.

Desse modo, será mais fácil se destacar no mercado e conquistar aquela posição tão almejada na área profissional. 

Inove para não perder talentos

Auxiliar os profissionais a criar um planejamento de carreira e sucesso profissional é uma parte da jornada do colaborador na empresa. Adicione benefício financeiros e mantenha seu time de talentos fiel à empresa!

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Você gostou dessas dicas para fazer um planejamento de carreira? Então compartilhe este guia com seus colegas nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar