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Como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários: 5 etapas para aplicação e medição
Cultura da Empresa

Como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários: 5 etapas para aplicação e medição

Manter a equipe motivada e comprometida é um dos maiores desafios do setor de RH. A aprender como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários é o caminho miais eficiente para resolver essa questão. 

Para cumprir o objetivo de motivação no trabalho é preciso atender a diversas necessidades dos colaboradores, que vão desde um salário justo a um bom ambiente de trabalho.

Mas, como saber se o time está feliz com o que a empresa oferece? A maneira mais efetiva é aprender como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários.

Escolher bem as perguntas para pesquisa de satisfação de funcionários é de extrema importância para identificar os principais erros e acertos no planejamento estratégico de gestão de pessoas, a fim de fazer ajustes e obter melhores resultados.

Pensando nisso, explicamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários. Quer saber mais? Continue conosco!

O que é a pesquisa de satisfação de funcionários?

Pesquisa de satisfação de funcionários é um questionário que avalia como os colaboradores se sentem em relação ao ambiente de trabalho. São abordados temas como:

  • oportunidades de crescimento;
  • valores da empresa;
  • atuação dos líderes e outros assuntos que impactam a motivação dos profissionais.

O principal objetivo é colher dados para medir a qualidade do clima organizacional e identificar problemas na rotina da empresa.

A partir dos resultados, é possível realizar a gestão de conflitos e implementar medidas para melhorar processos e relacionamentos.

A importância da pesquisa de satisfação dos funcionários está relacionada a garantir essa satisfação dos colaboradores, afinal isso trás diversos benefícios para o negócio.

Colaboradores felizes trabalham com mais foco, o que gera ótimos ganhos em termos de produtividade e inovação.

Outra vantagem é a queda da rotatividade, já que funcionários engajados tendem a permanecer na empresa por muito mais tempo.

Quando aplicar uma pesquisa da satisfação de funcionários?

Aprender como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários, vem atrelado a entender quando realizá-la. 

A pesquisa de satisfação deve fazer parte do planejamento estratégico de qualquer empresa, sendo aplicada ao menos uma vez por ano.

Porém, se forem identificados conflitos ou problemas mais graves, é preciso ficar alerta e rever a periodicidade.

Em certas situações, é primordial aplicar uma pesquisa de satisfação de funcionários imediata.

Alguns problemas são altamente nocivos para o negócio, por isso não podem esperar muito tempo para serem solucionados. Veja a seguir alguns desses cenários.

Aumento de faltas, atrasos e afastamentos

O aumento no número de faltas e atrasos entre os funcionários indica que algo não vai bem no clima organizacional.

O mesmo vale para afastamentos. Quando o colaborador está desmotivado, qualquer desculpa vira motivo para ficar em casa ou deixar de cumprir horários.

Retrabalho e falhas constantes

Funcionários insatisfeitos se tornam mais desatentos na execução de suas tarefas. Isso contribui para o aumento de erros e necessidade de retrabalho, o que causa enormes prejuízos para o negócio.

Aumento das reclamações dos clientes

Manter colaboradores desmotivados na linha de frente é muito perigoso.

Eles podem descontar suas frustrações nos clientes, que sofrem com sua falta de paciência e comprometimento.

Além de minar os resultados, esse problema também prejudica o atendimento ao cliente e a reputação da organização a longo prazo.

Aumento dos pedidos de demissão

Ter um grande número de funcionários pedindo demissão nunca é um bom sinal. É preciso identificar com urgência as razões dessas saídas.

Mau relacionamento com chefes e colegas, carga de trabalho excessiva e salários abaixo do mercado estão entre os motivos mais comuns para desligamentos voluntários.

Clima pesado no dia a dia

Fofocas de corredor e conflitos em excesso indicam que o clima interno não é dos melhores. Quando os relacionamentos na equipe não vão bem, é preciso tomar atitudes para melhorar o ambiente.

Aprender como fazer uma pesquisa de satisfação interna vai ajudar a encontrar a origem da insatisfação dos colaboradores em todas essas situações, além de mensurar o problema de forma mais concreta.

Isso é essencial para exterminar todas as questões negativas de maneira definitiva.

Por exemplo: se muitos membros de uma equipe saíram da empresa por causa do relacionamento com o gestor, é necessário melhorar o comportamento desse líder.

Um treinamento ou mesmo uma conversa séria podem ajudar. Em último caso, talvez seja necessário substituir o profissional para que ele não prejudique ainda mais a organização.

Construa um ótimo clima organizacional! Confira este e-Book:


Como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários adequada?

Para que a pesquisa de satisfação de funcionários tenha sucesso, é importante seguir alguns passos básicos. Confira abaixo as melhores práticas para montar um questionário efetivo.

1. Comunique os funcionários

Transparência no processo é fundamental. Faça uma reunião produtiva com os colaboradores para comunicá-los sobre a pesquisa e seus objetivos.

Exponha as datas de início e fim da aplicação do questionário com as perguntas para pesquisa de satisfação de funcionários , além de dar detalhes sobre:

  • método de avaliação;
  • divulgação dos resultados.

Essa é uma excelente chance para explicar à equipe a importância da participação de todos, já que as melhorias futuras dependem da qualidade das respostas.

2. Garanta a privacidade dos participantes

Garantir a confidencialidade das respostas é essencial para o sucesso da pesquisa de satisfação de funcionários.

Todos os membros da equipe precisam se sentir seguros para dar suas verdadeiras opiniões, sem medo de eventuais retaliações. Do contrário, a iniciativa não surtirá efeito algum.

3. Escolha o método adequado

Um dos passos mais importantes na definição de como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários, são:

  • a escolha do método de avaliação das respostas;
  • do tratamento estatístico.
  • os instrumentos de avaliação.

Nesse tipo de questionário, o caminho mais indicado é elaborar perguntas para pesquisa de satisfação de funcionários, que sejam claras e objetivas, que permitam poucas possibilidades de respostas (sim, não e talvez, por exemplo).

Para que a pesquisa cumpra seu propósito, deve buscar dados que sirvam como base para a aplicação de melhorias no futuro.

4. Elabore questões úteis

Tão importante quanto o método de como fazer uma pesquisa de satisfação dos funcionários é a qualidade das perguntas feitas no questionário.

Antes de tudo, defina o foco da pesquisa: se houver problemas específicos no ambiente de trabalho, aborde-os de maneira mais intensa.

Tenha o cuidado de elaborar perguntas alinhadas às necessidades do negócio.

Em geral, as questões devem abordar:

Alguns exemplos de perguntas para pesquisa de satisfação de funcionários são:

  • Você se identifica com os objetivos da empresa?
  • Enxerga oportunidade de crescimento profissional?
  • As orientações sobre suas tarefas são claras?
  • Você está satisfeito com sua remuneração?

Além das perguntas objetivas, uma boa dica é deixar um espaço no final da pesquisa de satisfação para que os colaboradores façam comentários e sugestões para melhorar o dia a dia da empresa.

Dessa forma, é possível obter informações relevantes fora da estrutura padrão.

Aqui na Xerpa, já utilizamos esse template para entender a satisfação dos colaboradores em relação aos benefícios. Para baixá-lo basta clicar aqui!

5. Divulgue os resultados e implemente mudanças

Ao divulgar os resultados da pesquisa de satisfação de funcionários, apresente aos colaboradores um plano para solucionar os problemas identificados.

Assim, todos os que responderam o questionário saberão que suas opiniões realmente foram levadas em conta.

Para transformar as sugestões em realidade, faça um levantamento das principais medidas necessárias para transformar o ambiente e estabeleça prioridades, sempre respeitando a realidade financeira do negócio.

Os resultados certamente farão o investimento valer a pena.

Agora que você já sabe como fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários, ficou mais fácil implementar a prática na sua empresa!

O capital humano é o principal ativo de qualquer organização, por isso é essencial se preocupar com a qualidade de vida dos profissionais.

Dessa forma, é possível garantir um alto nível de produtividade e retenção de talentos.

participação do RH como líder da implantação dessa cultura que busca a satisfação dos colaboradores nas empresas é estratégica para o sucesso de empreitada.

Para que o departamento possa se dedicar à estratégia, o ideal é que ele possa contar com o apoio de uma plataforma de gestão, como a da Xerpa, que reduzirá o tempo das atividades e trará eficiência à sua execução.

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